(Nota da tradutora do rúnico arcaico: Os documentos apresentados a seguir e nas próximas seções são relatos recuperados através de expedições arqueológicas ocorridas ao longo desta década, a constar do ano 230RD à 240RD (Refundação de Doradem). São escritos provavelmente datados do final do período arcaico onde Therimah era denominada pelo nome Etern, aparentemente uma época onde a busca por resgatar dados de períodos ainda anteriores estava em voga, devido ao detalhamento ímpar de tais relatos.
Também gostaria de acrescentar uma nota histórica desta tradução sobre a estranheza e divergência imensa entre Mundo Antigo e a Therimah contemporânea. Sem grande alarde, irei apontar algumas das incongruências de tais textos através de notas.)
.Cronologia de Etern detalhada
Era dos Hérois
O Senado Universal
Após a batalha contra Beidbed houve um período de transição, onde todos os povos de Etern tiveram que se adaptar às novas condições que se apresentavam. Os povos de Nayo passaram a compor os círculos políticos, sendo integrados desde o início real do Senado Universal.
Os daasts, diferente do que ocorrera nos períodos antigos, não foram dados como extintos. Os daasts restantes da guerra retornaram para o vale onde residiam e tiveram que aprender por si mesmos os que fariam agora que o único guia do seu povo, o demônio Beidbed, não existia mais.
Ainda neste período pós-guerra o grande plano do Clã Sagrado enfim foi concluído: o Senado Universal. Uma corte de políticos representando todas nações de Etern que teriam o senado como veículo facilitador de todas as discussões, além de um canal direto com a realeza de Doradem, que teria o papel de controle final sobre as decisões tomadas pelo conjunto dos senadores. Foi o início dessa política sofisticada de global que foi o marco do início verdadeiro da era seguinte ao período de batalhas dos deuses. Essa era recebeu o nome de Era dos Heróis.
O primeiro reinado do Clã Sagrado na Era dos Heróis foi o de Éluri Etern. Durante seu governo, também impulsionado pelo desenvolvimento do Senado, Doradem atingiu o que foi considerado seu apogeu. A grande metrópole era centro de toda a atividade comercial, política e cultural de Etern. O corpo dos Magos Marciais, exército do Clã Sagrado, se recuperou nas décadas seguintes à Guerra Sombria, o que também possibilitou como nunca antes que Doradem intervisse diretamente sobre todas as questões militares necessárias, com missões dos marciais.
.
O Estado Daast
Ainda durante o governo de Éluri Etern uma decisão da rainha causou enorme polêmica à sociedade e desentendimentos dentro do Senado Universal. Isso foi devido ao encontro inédito entre o líder do povo Daasts daquele tempo com a rainha, dentro do próprio plenário do Senado. Esse encontro resultou no reconhecimento do povo daast como um povo legítimo habitando Etern. Mesmo que em termos práticos isso não alterasse nada, a revolta contra essa decisão da rainha foi enorme, causando uma tensão política e social enorme dentro de Doradem durante algumas estações.
Porém, no reinado seguinte, de Edward Reeves Etern, a princesa Melany Reeves Etern foi responsável por uma decisão ainda mais controversa: estabelecer oficialmente o território e a constituição do estado daast. Essa ação da princesa foi reflexo da guerra entre o povo sombrio e os simes pelas posses de uma parte do território da província central do estado Simes. A batalha já se estendia por décadas e o povo sime já não possuía mais recursos nem para manter o conflito nem para sustentar sua população, mas mesmo assim não se rendia à tomada do território, numa atitude muito mais de orgulho do que de preocupação com o povo.