Pois misericórdia quero, e não sacrifício, e o conhecimento de Deus, mais do que holocaustos. Os. 6:6
Uma coisa que talvez não prestamos atenção na narrativa de Caim e Abel é a intencionalidade do coração de Abel ao oferecer o sacrifício a Deus. Em Hebreus, no capítulo 11 versículo 4 diz que: "pela fé, Abel ofereceu a Deus mais excelente sacrifício do que Caim; pelo qual obteve testemunho de ser justo, tendo a aprovação de Deus quanto às suas ofertas. por meio dela, também mesmo depois de morto, ainda fala". Naquela época Deus não havia dado nenhum indicativo dos elementos importantes para o sacrifício. Ainda que Abel sendo pastor de ovelhas e Caim lavrador, o que Deus queria, acima de tudo, era uma prova de fidelidade e o propósito de adoração sincera ao trato que o Eterno teve com a raça caída. E segundo Ellen G. White, em seu livro Patriarcas e Profetas, era justamente isso que Abel via em Deus.
Outro ponto importantíssimo que a narrativa aponta é que Deus nunca pede aquilo que nós não podemos dar. Exemplo: se Caim era lavrador, o que Deus queria era justamente o "excelente sacrifício" daquilo que ele tinha lavrado. Logo, somos levados ao ponto de que Deus pede nosso "excelente sacrifício" com aquilo que podemos dar pra Ele, por mais simples que seja. Embora sejamos pecadores e nossa vida seja uma ruína, aquilo que temos de dom devemos entregar ao Senhor com a intencionalidade de adorá-lo por tudo aquilo que Ele fez por nós.
Jesus afirma que: "Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade." (Jo 4:24, 25). Acima de tudo adoração é uma atitude de mente e coração com o propósito/intencionalidade de trazer à tona o sacrifício cujo Ele fez por nós. Dentro deste contexto, a mulher samaritana pergunta qual é o lugar correto de adoração. Assim como Deus fez com Abel, Jesus trabalha a idéia de que o mais importante é adorar em espírito e em verdade do que ter uma forma correta.
Em suma, Deus pede para que adoração faça sentido em nossa vida primeiro. Ainda mais que ter excelência - embora a busca por excelência seja válida -, é necessário que o seu coração esteja em estado de verdadeira adoração. Até mesmo Abel quando ofereceu o seu sacrifício, fez sentido nele primeiro (segundo Ellen G. White). Que nossa vida busque a verdadeira adoração.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Relevância do texto
EspiritualPois misericórdia quero, e não sacrifício, e o conhecimento de Deus, mais do que holocaustos. Oséias 6:6