A Ecologia é a ciência que estuda a interação com os seres vivos e o ambiente em que vivem.
A palavra Ecologia onde ECO significa "casa" e LOGIA significa "estudo". Significando estudo da casa, ou seja, do ambiente e das inter-relações dos organismos no meio físico.
É considera uma das ciências mais complexas e amplas, pois para compreender o funcionamento da natureza, ela envolve o estudo de diferentes campos de estudo, como evolução, genética, citologia, anatomia e fisiologia.Níveis de organização
Ao estudar Ecologia é importante saber que ela se divide em níveis de organizações que se dividem em:
》População
》Comunidade
》Ecossistema
》BiosferaPopulação
Representa o conjunto de organismos da mesma espécie que vivem juntos e apresentam maiores chances de reprodução entre si. Essa organização era utilizada apenas para grupos humanos, depois foi ampliada para qualquer grupo de organismos. As espécies, são os organismos com características genéticas semelhantes. Com isso, o cruzamento de indivíduos da mesma espécie gera descendentes férteis. Exemplo: caranguejos, ursos, pau-brasil, etc.
Comunidade
Representa o conjunto das populações que vivem numa mesma região, no qual vivem em determinado local, com condições ambientais específicas e interagindo entre si. Também chamado de comunidade biológica, biocenose ou biótipo. Exemplos: aves, insetos e plantas de uma região.
Conceito básico da Ecologia
Para melhor compreensão do mundo vivo, além dos níveis de organização, a ecologia moderna abrange diversos conceitos que são fundamentais.
》Habitat
》Nicho ecológico
》Fatores bióticos e abióticos
》Relações ecológicas
》Cadeia alimentar
》Ciclos biogeoquimicosRamos de estudo da Ecologia
Dividida em Ecologia animal e Ecologia vegetal.
As mais conhecidas temos:
• Autoecologia: analisa de forma experimental as relações de um organismo com deu ambiente.
• Sinecologia: estudo das comunidades. Dividia entre terrestre e aquáticos, que pode ser subdivididas. Exemplo: a Ecologia aquática abrange a limnologia (ecologia dos cursos d'agua) e a ecologia marinha (estudo de estuários e mar aberto)
• Demoecologia: estuda a dinâmica das populações, ou seja, analisa a riqueza das espécies e por que isso acontece.
• Ecologia Humana: estuda as relações entre indivíduos e diferentes grupos humanos. Analisa situações como doenças, epidemias, problemas de saúde pública e de qualidade ambiental.