Porque a Vida Eterna é Dependente da Fé
Por
Silvio Dutra
Out/2019
A474
Alves, Silvio Dutra
Porque a vida eterna é dependente da fé
Silvio Dutra Alves – Rio de Janeiro, 2019.
49p.; 14,8 x21cm
1. Teologia. 2. Vida Cristã. 3. Fé 4.Graça.
I. Título.
CDD 252
"Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: do pecado, porque não creem em mim;" (João 16.8,9)
Se o homem foi criado à imagem e semelhança de Deus, e para tanto, importava que fosse habitado e dirigido pelo Espírito Santo, recebendo a graça de Jesus para poder ser e agir conforme o próprio Deus é e age, não é difícil de se entender que o estado em que o homem se achará se estiver destituído da graça e da vida de Deus, (condição esta, que a propósito é a de todo homem natural) será a do que se costuma chamar de pecado.
Em vista disso, o pecado original é chamado de velho homem (Rm 6: 6), carne (João 3: 6), pecado (Rm 7:23), lei do pecado (Rm 7:23), cobiça (Rm 7: 7), luxúria (Gl 5:17), impureza (Col 3: 5), imundícia (Tiago 1:21; 2 Cor 7: 1).
Todas estas definições nos falam de uma condição e não propriamente de ações, as quais são consequentes da condição, a saber, o estado pecaminoso da alma que se encontra desligada de Deus.
É isto que deve ser considerado principalmente, quando se pensa em agradar a vontade de Deus, uma vez que ainda que estejamos muito empenhados em não praticar atos pecaminosos, e se não estivermos voltados para a fonte geradora de todos eles, que é a nossa falta de comunhão com Deus, de santificação pelo Espírito Santo, por andar nEle tendo em nós mesmos a operação da graça de Jesus, nossos melhores esforços darão em nada quanto ao nosso objetivo de agradar a Deus.
Por isso Jesus nos chama a permanecer nele para que ele possa permanecer em nós. Sem esta unidade espiritual não podemos produzir o fruto esperado por Deus.
Quão inócuos se tornam à vista disso os argumentos que muitos costumam apresentar para justificar os seus erros, com ditos como os seguintes, por exemplo:
"Errar é humano".
"Afinal quem não erra?"
"Deus é bom e não há de considerar a nossa fraqueza!"
"Quando qualquer pessoa morre ela vai para o céu."
E muitas outras coisas são ditas para minimizar a gravidade do estado pecaminoso do homem, e não são poucos os que costumam se abençoar no seu íntimo considerando-se justos diante de Deus, a par do estado natural em que vivem, sem terem nascido de novo do Espírito Santo.
YOU ARE READING
Porque a Vida Eterna é Dependente da Fé
روحانياتExposição do tema a partir do seguinte texto bíblico: "Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: do pecado, porque não creem em mim;" (João 16.8,9)