Cinco Anos Antes
Nova York, 2005_Está vendo? É simples - começou Alvin. - Primeiro você conhece uma garota bacana e namoram por algum tempo, até terem certeza de que partilham os mesmos valores. Observam se são compatíveis nos pontos essenciais e nas decisões do dia a dia , e depois verificam se compartilham o pensamento do tipo " esta é a nossa vida e estamos juntos nela". Quero dizer, vocês devem conversar sobre qual das famílias irão visitar nos feriados, se querem morar em casa ou em apartamento, se terão um cachorro ou um gato, quem será o primeiro tomar banho de manhã. Então, se ambos ainda estiverem de acordo, aí, sim, se casam. Está acompanhando meu raciocínio?
- Estou - Respondeu Jeremy.
Jeremy Marsh e Alvim Bernstein estavam no apartamento de Jeremy, no Upper West Side, numa fria tarde de sábado, em fevereiro. Fazia horas que empacotavam coisas e tinham sido empilhadas perto da porta, já prontas, à espera do caminhão de mudança. Outras estavam em diferentes estágios de conclusão. De modo geral, parecia que um demônio-da-tasmânia tinha entrado alí feita a festa e saído depois de não encontrar mais nada que pudesse destruir. Jeremy não podia acreditar na quantidade de inutilidades que tinha acumulado com o passar dos anos, fato que sua noiva, Lexie Darnell, passara a amanhã inteira comentando. Vinte minutos antes, demonstrando, estar completamente frustada, ele saíra para almoçar com a mãe de Jeremy, deixando dois homens a sós pela primeira vez.
_ Então, se está acompanhando meu raciocínio, o que você pensa que está fazendo, - provocou Alvin.
_ Exatamente o que você disse.
_ Não, de jeito nenhum. Você está mudando a ordem dos acontecimentos. Vai dar o grande passo e dizer o " sim" antes mesmo de saber se vocês são os parceiros certos um para o outro. Você mal conhece a Lexie.
Jeremy despejou o conteúdo de mais uma gaveta de roupas em uma caixa, desejando que Alvin mudasse de assunto.
_ Eu conheço a Lexie.
Alvin começou a recolher e a amontoar algum papéis que havia sobre a escrivania e os colocou na mesma caixa que Jeremy estava enchendo. Como melhor amigo do noivo, ele se sentia à vontade para dizer o que pensava.
_ Só quero ser honesto, e você deveria saber que estou falando o que todos da sua família têm pensado nessas últimas semanas. O fato é que você não a conhece o suficiente que justifique se mudar pra lá, muito menos se casar com ela. Vocês só passara uma semana juntos. Não é como a sua história com Maria - acrescentou, referindo-se à ex- mulher de Jeremy. - E lembre-se de que eu também conheci Maria. Se compararmos, eu a conhecia bem melhor do que você conhece e Lexie, mas, ainda assim, nunca me senti íntimo nem próximo dela o bastante para que assumíssem um compromisso de casamento.
Jeremy pegou as folhas de papel que Alvin colocara na caixa e a pôs de volta sobre a mesa, recordando que de fato o amigo conhecera Maria antes dele e que continuava a manter com ela uma relação de amizade.
_ E daí?
_ Como assim, e daí? E se fosse eu que estivesse fazendo uma coisa dessas? E se eu chegasse, do nada, e lhe dissesse que tinha conhecido uma mulher fantástica e que, por isso, estava abrindo mão de minha carreira, abandonando meus amigos e minha família e me mudando para o Sul, só para me casar com ela? Se fosse uma garota como aquela que eu conheci...
qual era mesmo o nome dela... Rachel?
Rachel trabalhava no restaurante da avó de Lexie, e Alvin se impressionara com ela durante uma visita breve que fizera a Boone Creek. Ele até mesmo a tinha convidado para ir a Nova York.