Ficção histórica ou drama histórico é um gênero que retrata muitas vezes figuras ou eventos históricos, mas ao mesmo tempo fictícios, e que faz uma honesta tentativa de capturar o espírito e as condições sociais da pessoa ou da época, que apresentam atenção ao pormenor e fidelidade.
Tecnicamente, a ficção histórica é qualquer história criada no passado, que incorpora características verdadeiras do período, incluindo personagens ou eventos ficcionais. Existem inúmeros exemplos de tais obras ao longo dos séculos e entre culturas. A Ilíada e a Odisseia tentam recontar a história dos antigos gregos (embora também contenham elementos fantásticos).
A verdadeira ficção histórica depende do realismo ao longo de seus elementos de trama. Os escritores de ficção histórica devem ter o cuidado de construir um mundo histórico acreditável no qual a configuração, os personagens e os objetos interagem como seria esperado em sua era. Os personagens devem falar com diálogo de período credível e viajar com os meios de transporte apropriados. Você não deve encontrar um personagem em 1600, por exemplo, dizendo "Vc gostou desse meme?" ou andando de bicicleta pela rua. Na ficção histórica, todos os conflitos, eventos de trama e temas devem ser historicamente possíveis no mundo que o autor selecionou.
A ficção histórica às vezes pode ser usada para influenciar a sociedade e a política contemporâneas. Os escritores podem se concentrar em um evento histórico específico por causa da conexão que eles vêem entre ele e seu próprio tempo. A peça de Arthur Miller, The Crucible , por exemplo, explora a histeria dos 'Ensaios das Bruxas de Salem' em resposta aos ensaios de 'Red Scare' e 'McCarthist' de 1950.
Outros escritores podem escolher um pano de fundo histórico para fornecer material para drama ou aventura. Ainda outros podem ver um tema ou lição relevante em uma tragédia passada. O tempo de guerra, em particular, é um assunto popular para escritores de ficção histórica. Os leitores não precisam olhar longe para encontrar a ficção em qualquer guerra que eles possam pensar: os clássicos O Conto de Duas Cidades e Um Caminho na Noite estão configurados durante a Revolução Francesa, II Guerra Mundial.
Na Língua Portuguesa, podemos citar Os Lusíadas, de Luís de Camões, passando por O Tempo e o Vento, de Érico Veríssimo, chegando até ao mais recente A Casa das Sete Mulheres, da autora Letícia Wierzchowski.
Embora ficcionados, livros de ficção histórica podem ser excelentes fontes de informação. Com cada livro de ficção histórica, os leitores aprendem um pouco mais sobre o passado e ampliam sua compreensão da história, da política, da cultura e da experiência humana. A ficção histórica apresenta, muitas vezes, eventos reais do ponto de vista das pessoas que vivem nesse período.
Como se trata de ficção, a licença artística é permitida no que diz respeito à apresentação, desde que ela não se desvie significativamente da História. Se os eventos estão destinados a se desviar significativamente da realidade histórica, a história pode então cair dentro do género da , que é conhecida por especular sobre o que poderia ter acontecido se um significativo acontecimento histórico tivesse sido diferente. Numa nota similar, os eventos ocorridos na ficção histórica devem estar de acordo com as leis da Física. Histórias que se entendem como mágicas ou fantásticas são muitas vezes consideradas .
YOU ARE READING
Guia Ficção Histórica LP
Não FicçãoConheça mais o perfil Ficção Histórica de Língua Portuguesa: Dicas, lista de leituras, o gênero e todas as novidades que vão rolar no perfil você encontra nesse Guia. Deixe também suas dúvidas e sugestões nos comentários :)