século XV 1884

32 0 0
                                    

Eu sempre corria com minhas obrigações para poder sobrar um tempo assim eu podia ir vê-la as vezes eu a via passar ela ficava colhendo flores no Jardim mais sempre sorria pra mim e disfarçando ia até nosso esconderijo secreto como ela mesmo dizia.
E eu acelerava meu trabalho para acabar e ir brincar com a minha amiga , claro as vezes o Dionesio não me deixava sair pelo mato , ele era muito malvado mais a patroa o proibiu de me surrar mais ele descontava nos meus pais , principalmente na minha mãe.
Eu nasci livre , graças a lei do ventre livre mais isso não me dava regalias , eu trabalhava de sol a sol fazendo de tudo que me mandasse, desde cortar lenha , limpar os chiqueiros os curral mais não ia para o troco , e não era castigado pelo feitor , mais essa lei não proibia o reitor de me bater, ou fazer alguma maldade essa ordem vinha da patroa que não admitia mais bater em nenhuma criança da Fazenda mais a maldade sem tamanho daquele homem o fazia descontar na minha mãe, por isso eu tentava no máximo não irrita-lo.
Estava absorto pensando na vida quando o cheiro de rosas misturado com limpeza passou em minhas narinas , rápido olhei para o lado, e la estava ela em seu vestido rodado engomado rosa cheio de laços parecia mais uma princesa igual as que minha mãe me contava que minha avó era , lá no nosso país na África.
Ela sorriu :
- Vamos brincar Quim ?
- Agora não posso, vai indo daqui a pouco eu chego lá!
- Tá! Mais não demora .
Olhei para o lado assustado com medo do feitor ver a nossa conversa e falei :
- Tá! Você vai me ensinar as letras hoje?
- Vou Quim, e vou te mostrar meu livro , meu pai me trouxe da capital .
Meus olhos brilharam de curiosidade , nossa eu já tinha visto livros que a Nora mesmo havia me mostrado , com um monte de figura, e eu achava maravilhoso, quero crescer e poder ter um livro pra mim .
Voltei ao trabalho olhando minha melhor amiga se distanciar correndo , e meu coração se encheu de amor , ela era a menina mais linda e cheirosa que eu conhecia, também eu não conhecia muitas meninas brancas , só ela , tinha minhas primas minhas irmãs minhas amigas que moravam na senzala comigo, mais nenhuma tinha aquele cheiro gostoso de rosas .

.Nora

Eu e o Quim éramos amigos a bastante tempo , ele sempre fugia para me encontrar e passávamos sempre um tempo juntos , brincávamos de tudo , ele me ajudava a subir em árvore, a andar de cavalo, comia frutas no mato , coisas que minha mãe jamais permitiria, eu sabia da vida difícil do Quim dos pais dele ser escravos do meu pai , e sonhava em um dia crescer e acabar com a escravidão, meu pai me falava que os escravos eram um mal necessário, é muitas vezes tentava me agradar falando que em nossa Fazenda os negros eram bem tratados , mais eu sabia que não era bem assim, o nosso feitor era um homem muito mal com eles , que fazia maldade com os escravos por puro prazer , muitas vezes meu pai nem ficava sabendo , mais ele castigava os negros mesmo não tendo feito nada que justificasse os castigos.
Eu e o Quim nos encontrávamos em uma cabana afastada dentro da Fazenda mesmo , onde nunca aparecia nenhuma pessoa , era um lugar muito bonito mais todos falavam ser mal assombrado mais eu e o Quim achávamos uma besteira e tínhamos ali um lugar do nosso onde ficávamos tranquilos sem medo, o Quim deu uma limpada na casa, porque ele não queria que eu me sujasse ele adorava cuidar de mim , brincávamos que eu e ele éramos casados e aquela era nossa casa , ele colhia frutas e levava para mim , dizendo ser o jantar , e passávamos bastante tempo por ali
- Ei no que estava pensando?
Me virei sorrindo para ele , que acabava de chegar com as mãos cheias de manga madura.
- Trouxe para você!
- Obrigado Quim , não sabia que estávamos brincando de casinha de novo !
- Uai não estamos , mais eu gosto de te agradar ! E eu sei que você gosta de frutas, se eu pudesse eu te daria o mundo todo , e até as estrelas , só para ver você sorrir.
- Obrigado Quim , eu ia adorar ganhar uma estrela.
- Quem sabe um dia depois que eu morrer eu volte com a pele branca e possa me casar com você Nora .
- Ah Quim não precisa ter a pele branca
- Qual outro jeito eu poderia me casar com você Nora ?
- Um dia não vai existir mais a diferença da cor da pele , e você vai poder pedir aimja mão em casamento para o meu pai.
- Nora você é tão linda , mais está enganada, nunca poderei me casar com você, olha pra mim ! Olha para você agora! É a menina mais linda desse mundo inteiro e eu sou só um escravo.
- você não é um escravo Quim !
- Você acha que não? Só porque nasci após a lei do ventre livre ? Continuo negro Nora , continuo filho de escravos , vai chegar um dia que você vai ser obrigado a se casar com um sinhozinho branco , vai embora daqui é vai me esquecer .
- Não Quim ! Nunca vou te esquecer vamos nos casar ! Ter filhos e morar aqui nessa casa .
- Seria meu sonho! Mais sei que nunca vai acontecer. Mais vamos esquecer isso e vamos brincar .
- Senta aqui do meu lado, vem ver o meu livro.

Eu ficava olhando meu amigo e primeiro amor com os olhos arregalados olhando as figuras do meu livro sem entender ao certo o que era aquilo , e meu coração enchia de amor , eu com a minha cabecinha de criança não queria acreditar que ele tinha razão, que jamais poderíamos nos casar e ficarmos juntos mais tentava acreditar que era possível

Cheiro De Mulher  Onde histórias criam vida. Descubra agora