Capítulo 1 - O Início

152 28 9
                                    

Oops! This image does not follow our content guidelines. To continue publishing, please remove it or upload a different image.


Você já sabe o que é a Escrita Criativa....E agora?

É chegada a hora de começar. E neste post iremos focar em ficção, mais especificamente: conto e romance

Muitos acreditam que ser um leitor assíduo seja lição suficiente para se tornar um bom escritor. No entanto, para escrever um romance, por exemplo, é preciso muito mais do que uma estante repleta de livros. Veja o que diz Nigel Watts , autor de Teach Yourself Writing a Novel, a respeito:

Existe uma crença comum de que, como a maioria de nós é alfabetizada e fluente, não há necessidade de se servir de um aprendizado se quisermos nos tornar bem-sucedidos. ... Foi o que pensei até tentar escrever meu primeiro romance. Logo aprendi que um romance, como uma peça de mobiliário, tem seu próprio conjunto de requisitos, leis da construção que precisam ser aprendidas. Apenas porque eu tinha lido muitos romances, não significava que eu poderia escrever um, assim como eu não poderia fazer uma cadeira porque eu já havia sentado em um número suficiente delas.

Apesar disso, se você quiser arriscar uma primeira tentativa e saltar o conselho de Watts, vá em frente. Mas não desanime se os primeiros esforços não se mostrarem tão bons quanto esperava.  

Ainda recomendamos aos aspirantes escritores que comecem por algo pequeno, sem cair de cabeça em uma trilogia de fantasia ou uma saga que abrange cinco gerações. Experimente um conto ou poema

E se você se ver mastigando a caneta, olhando para uma folha de papel em branco, ou encarando uma tela vazia por horas, tente iniciar sua escrita com um breve exercício. Não pare para pensar muito sobre isso e apenas continue, sem se preocupar com a qualidade do trabalho que você produz.

 Não pare para pensar muito sobre isso e apenas continue, sem se preocupar com a qualidade do trabalho que você produz

Oops! This image does not follow our content guidelines. To continue publishing, please remove it or upload a different image.

DICAS E TRUQUES PARA INICIANTES

Faça alguns breves exercícios para alongar os músculos da escrita - muitos escritores criativos descobrem que lavar a louça ou remover ervas daninhas do jardim de repente parece atraente, comparado ao esforço de sentar e colocar palavras na página. Force-se a superar essas dúvidas iniciais, e isso realmente ficará mais fácil. Tente adquirir o hábito de escrever todos os dias, mesmo que seja apenas por dez minutos.


Para exercitar o seu lado criativo, separamos alguns prompts, que não passam de ideias de enredos para estimular a escrita. Você escolhe um daqueles elencados abaixo e desenvolve a história, desafiando o bloqueio e aperfeiçoando o seu lado escritor.

1. Após retornar de um acampamento solitário, uma jovem revela as fotos que tirou na viagem e descobre que várias dessas imagens era dela própria dormindo.

2. Um homem espirra dolorosamente. Ele olha dentro do lenço e encontra algo que parece com um microchip.

3. Na caixa de correio Anna encontra uma carta escrita por sua mãe, quem morreu no dia em que ela nasceu. 


Se você precisa de ideias, leve sempre um caderno com você e anote suas observações - você terá ótimas linhas de diálogo mantendo os ouvidos abertos no ônibus ou nos cafés, e uma frase incomum pode surgir por algo que você vê ou sente.

Exercite na hora do dia em que você é mais criativo - para muitos escritores, isso é a primeira coisa a se fazer pela manhã - antes que todas as demandas do dia disputem atenção. Outros escrevem bem tarde da noite, depois que o resto da família foi para a cama. Não tenha medo de experimentar!

Não se preocupe em acertar - todos os escritores precisam revisar e editar seu trabalho - é raro que uma história, cena ou até mesmo uma frase saia perfeitamente da primeira vez. Depois de concluir o rascunho inicial, deixe-o por alguns dias e volte com a mente fresca e uma caneta vermelha na mão. Se você sabe que há problemas com a sua história, mas não consegue identificá-los, peça a um colega escritor para ler e dar um feedback.

DIVIRTA-SE! Às vezes, nós, escritores, podemos acabar sentindo que nossa escrita é uma tarefa árdua, algo que "deve" ser feito ou algo para procrastinar pelo maior tempo possível. Se o seu enredo parece absurdo, seus personagens o levam às lágrimas e você está convencido de que uma criança de cinco anos com giz de cera poderia escrever algo melhor ... faça uma pausa. Inicie um projeto completamente novo, algo que é puramente por diversão. Escreva um poema ou uma "mini saga" de 60 palavras. A conclusão de uma pequena história pode ajudar se você estiver atolado em uma obra mais longa.

 A conclusão de uma pequena história pode ajudar se você estiver atolado em uma obra mais longa

Oops! This image does not follow our content guidelines. To continue publishing, please remove it or upload a different image.

ERROS COMUNS QUE AUTORES INICIANTES COMETEM

Embora a coisa mais importante quando você começa a treinar seus músculos criativos seja a de simplesmente se divertir, se você deseja publicar (ou se deseja participar de competições), é uma boa ideia evitar alguns erros comuns de escrita criativa.

Três erros muito comuns que geralmente surgem no trabalho de iniciantes incluem:

Muitos detalhes descritivos. Isso é complicado, porque a descrição é uma coisa boa - e alguns escritores conhecidos são particularmente amados pelos mundos fictícios vívidos e bem-realizados que eles criam. Mas quando você é iniciante em escrita, é fácil exagerar na tentativa de descrever tudo com muito empenho - quando os leitores estão mais interessados na história real : a ação em andamento e o diálogo entre seus personagens.

Repetição não intencional. Isso pode surgir de várias maneiras diferentes - mas qualquer repetição de uma palavra que se destaque para o leitor, sem que o autor pretenda que se destaque, é uma coisa ruim. Isso pode significar simplesmente usar a mesma palavra em várias frases em execução (por exemplo, "Pedro entrou no quarto dela no momento em que ela se afastou do quarto. No entanto, sabendo das consequências, Pedro arriscou...") Também poderia significar iniciar uma sequência de frases ou parágrafos da mesma maneira - por exemplo sempre começando com "Ele" ou "Ela" mais um verbo.

Alternando entre pontos de vista diferentes. Embora seja bom saltar entre os pontos de vista de um conto ou romance, você precisa fazê-lo deliberadamente. Mesmo quando você está escrevendo na primeira pessoa ("ele" ou "ela" em vez de "eu"), a maioria dos leitores espera que você se mantenha aos sentimentos e pensamentos de um só personagem - por isso, não dê acesso a cabeça de outros personagens de repente.



Atenção: todo o conteúdo disponibilizado no Caractere é uma opção, um meio de atingir o melhor resultado da Escrita Criativa. Mas não tomem as dicas como regras absolutas. Cada escritor segue a metodologia na qual se sente mais confortável e criativo. 

Nos vemos no próximo post!

Até breve,

 Nos vemos no próximo post!Até breve,

Oops! This image does not follow our content guidelines. To continue publishing, please remove it or upload a different image.
You've reached the end of published parts.

⏰ Last updated: Jan 16, 2020 ⏰

Add this story to your Library to get notified about new parts!

Escrita CriativaWhere stories live. Discover now