SENTINDO QUE PETER ESTAVA VOLTANDO, a Terra do Nunca ganhou vida mais uma vez. Eu devia usar o mais-que-perfeito e dizer ganhara, mas ganhou é melhor e é o que Peter sempre usa.
Na ausência dele, a ilha em geral fica tranquila. As fadas dormem uma hora a mais de manhã, as feras cuidam de seus filhotes, os peles-vermelhas fazem um banquete que dura seis dias e seis noites e, quando os piratas e os meninos perdidos se encontram, eles apenas trocam gestos ofensivos. Mas, com a vinda de Peter, que detesta a preguiça, eles todos se animam de novo: se você encostar o ouvido no chão agora, vai escutar a ilha inteira fervilhando de vida.
Nessa noite, as forças principais da ilha estavam organizadas da seguinte maneira: os meninos perdidos estavam procurando por Peter, os piratas estavam procurando pelos meninos perdidos, os peles-vermelhas estavam procurando pelos piratas, e as feras estavam procurando pelos peles-vermelhas. Eles estavam andando em círculos na ilha, mas não se esbarravam, pois caminhavam todos na mesma velocidade.
Todos queriam sangue, com exceção dos meninos perdidos, que normalmente gostavam de sangue, mas nessa noite queriam apenas cumprimentar seu capitão. O número de meninos da ilha varia, é claro, conforme eles vão morrendo e coisa e tal; além disso, quando eles parecem estar começando a crescer, o que é contra o regulamento, Peter faz uma seleção. Nessa época havia seis deles, com os Gêmeos valendo por dois. Vamos fingir que estamos deitados no meio desse canavial e vamos observá-los se esgueirando em fila indiana, cada um com a mão sobre sua adaga.
Peter proíbe os meninos perdidos de se parecerem com ele, ainda que seja só um pouquinho, e eles se vestem com as peles dos lobos que matam, ficando tão roliços e felpudos que, quando caem, saem rolando. Por isso, todos aprenderam a não cair muito.
O primeiro a passar é Firula, que não é o menos corajoso, mas o mais azarado de todo esse valente bando. Ele havia tido menos aventuras do que todos os outros, pois coisas importantes sempre aconteciam quando ia ali na esquina um instantinho; tudo estava tranquilo, Firula aproveitava a oportunidade para ir pegar alguns galhos para fazer uma fogueira e, quando voltava, os outros estavam limpando o sangue do chão. Essa falta de sorte lhe dera uma expressão de gentil melancolia, mas, em vez de deixá-lo amargo, havia deixado-o mais doce, e por isso ele era o mais modesto dos meninos. Pobre e bondoso Firula, há perigo no ar para você esta noite. Tome cuidado, ou o destino vai acabar lhe oferecendo uma aventura que, se você aceitar, vai mergulhá-lo na mais profunda tristeza. Firula, a fada Sininho quer porque quer fazer uma maldade esta noite. Ela está procurando alguém que sirva aos seus propósitos e acha que, de todos os meninos, você é o mais fácil de enganar. Cuidado com ela!
Que bom seria se Firula pudesse nos ouvir, mas nós na verdade não estamos na ilha, e ele passa, mordendo os nós dos dedos.
Depois vem Bico, alegre e afável, seguido por Magrelo, que corta talos ocos das árvores para fazer flautas e dança freneticamente ao ritmo da própria música. Magrelo é o mais convencido dos meninos. Ele pensa que se lembra da época antes de ser perdido, com seus hábitos e costumes, e isso faz com que ande sempre com o nariz empinado, zombeteiro. O quarto da fila é Caracol; que está sempre se metendo em confusão, e já teve que se entregar tantas vezes quando Peter diz em tom severo "Quero que aquele que fez isso dê um passo à frente", que agora, quando ouve a ordem, dá um passo à frente automaticamente, quer tenha sido o culpado ou não. Por último, vêm os Gêmeos, que eu não sei descrever, porque com certeza ia acabar descrevendo o Gêmeo errado. Peter nunca entendeu bem o que eram gêmeos, e seu bando não podia saber nada que ele não sabia. Por isso, esses dois eram sempre vagos ao falar de si mesmos, e faziam de tudo para não incomodar ninguém, ficando sempre bem juntinhos com cara de quem está pedindo desculpas.