Cena 1
Na praia, Rita, seu esposo Vilela, Camilo, amigo íntimo do casal e Ilda, amiga de Rita comemoram a chegada de 2020.
Os fogos claream o céu, e todos se abraçam em estado de comemoração.
VILELA(abraça sua amada)- Feliz 2020!
RITA(retruca)- Um ano repleto de muita paz...
Camilo se aproxima.
CAMILO(para Vilela)- Que a nossa amizade se torne cada vez mais verdadeira.
Vilela o abraça emocionado, e Rita abraça Ilda.
ILDA- Feliz 2020 amiga!
VILELA- Você sabe que te tenho como um irmão, num sabe Camilo?
Nesse momento, sentada a sua mesa rodeada de cartas do seu baralho, a Cartomante faz uma profecia:
CARTOMANTE- Juras de amor eterno. Uma amizade que parece tão verdadeira. (pausa) Tudo tem o seu fim. O amor acaba, a amizade acaba. Os sonhos são outros.
Cena 2
Amanhece o dia.
Já em frente ao espelho da sua penteadeira, Rita está retirando os seus brincos e posteriormente a sua maquiagem.
RITA(passando a mão sobre a barriga)- Eu sinto que esse ano será muito diferente. Eu vou conseguir realizar o meu sonho de ser mãe.
Nesse momento, Vilela entra no quarto já retirando a roupa.
VILELA(surpreso)- Pensei que já estivesse dormindo!
RITA- Eu estou aqui pensando em nosso filho...
VILELA(tenso)- De novo com esse assunto?
RITA(levanta-se)- Por que te incomoda tanto esse assunto Vilela? Você não quer ter um filho comigo, é isso? Você não quer construir uma família comigo?
VILELA- É claro que eu quero, só que ainda é muito cedo. Acabamos de casar. Eu terminei a faculdade agora. Eu quero montar o meu escritório de advocacia. Eu quero crescer Rita, e um filho nesse momento só iria interromper os meus planos...
RITA(nervosa)- Seus planos? E aonde ficam os meus planos?
VILELA(aproxima-se e encara-a)- Eu te amo Rita! Eu te amo mais que tudo nessa vida, mas se for pra escolher entre você e os meus encejos, eu não vou escolher você. (pausa) Eu sonho alto. Eu quero ser alguém importante algum dia...
RITA(enxuga as lágrimas)- Como eu pude me iludir tanto com você? Como eu não fui capaz de enxergar, que por trás dessa carinha bonita existe um homem egoísta, que só quer brincar com os meus sentimentos. Esses seus malditos sonhos não vão te levar a lugar algum. Não pense que eu vou passar a minha vida inteira presa a um nada. Se você tem os seus sonhos, eu tenho os meus.
Rita se retira para o escritório muito nervosa, deixando Vilela no quarto muito abalado.
Nesse momento, seu celular vibra e ele vê uma mensagem que o deixa mais calmo.
De imediato, ele troca de roupa e se retira.
Cena 3
(A música " Con toda palabra" começa tocar ao fundo)
Carioca Palace
Vilela estaciona o carro no estacionamento do hotel, posteriormente pega o elevador e sobe para o último andar. Quando chega, ele entra no apartamento de número 323, e segue direto para o quarto, onde depara-se com Ilda deitada a cama com trajes íntimos.
ILDA(sorrir seduzindo - lhe)- Que saudade do meu homem.
Seduzido pelos seus lábios carnudos, seu corpo provocante de menina mulher, Vilela parte para a cama e os dois protagonizam uma cena de amor.
Cena 4
Cai à tarde.
Em casa, Rita está sentada na varanda tomando uma taça de vinho com Camilo.
CAMILO(questiona-lhe preocupado)- Está tudo bem?
RITA(tensa)- O meu casamento com o Vilela tá passando por uma crise.
CAMILO- Como assim? Vocês estavam tão felizes ontem à noite. Curtimos juntos a virada do ano...
RITA- Quem vê de fora, pensa que vivemos em um mar de rosas, mas a realidade é bem diferente, Camilo.
CAMILO- Não é porque é meu amigo, mas o Vilela é um cara muito bom. Ele te ama.
RITA- Ele ama os sonhos dele. Ele ama a vida profissional dele, mas a mim... Hum, a mim ele nunca amou.
CAMILO- Vocês brigaram, estão de cabeça quente. Relaxa, e depois procura conversar. Eu tenho certeza que vão se intender.
RITA(emocionada)- Eu quero ser mãe Camilo. Eu quero ser mãe, mas para o Vilela ainda não é tempo. Os sonhos dele estão a cima do meu desejo...
CAMILO(pega sua mão delicadamente)- Tudo tem o seu tempo. Você vai ser mãe. Você vai realizar o seu sonho, mas no devido tempo. (pausa) Vocês são jovens com uma vida inteira pela frente, talvez precisem amadurecer mais. Ter um filho requer muita responsabilidade. (pausa) Não fica assim. Não fica triste. Seja mais flexível. Vai vê que com o tempo tudo vai se encaixar.
Cena 5
Anoitece.
Em frente a sua penteadeira, Rita está penteando seus lindos cabelos negros. Posteriormente, ela passa seu batom vermelho, e segue para o escritório, onde encontra Vilela analisando alguns documentos.
RITA(bate na porta)- Será que podemos conversar?
Vilela volta seu olhar imediatamente para ela.
VILELA(retruca após alguns segundos)- Claro. Entra!
Rita adentra timidamente.
RITA- Eu vim aqui me desculpar por tudo que falei hoje mais cedo. (pausa) Desculpa! Eu sei que eu fui muito imatura.
Vilela levanta-se e se aproxima.
VILELA- Eu não queria ter te magoado. (pausa) Eu sei o quanto ter um filho irá representar pra você, mas eu acho que ainda não estamos prontos para assumir tal responsabilidade. Temos sonhos, ambições...
RITA- Eu sei. Me desculpa! Eu vou tentar ser menos arrogante. Eu te amo Vilela. Eu te amo demais. Eu só quero ter uma família com você. Eu sempre sonhei com isso...
VILELA(pega a sua mão delicadamente)- E a gente vai ter a nossa família, mas no momento certo. Vamos viver esse momento. Vamos curtir um ao outro. Aproveitar esse momento que é só nosso...
RITA- Te amo!
Vilela a beija.
Cena 6
Amanhece o dia.
No shopping, Rita e Ilda estão fazendo compras.
RITA(para Ilda que está experimentando um vestido)- Ficou lindo Ilda!
ILDA(tímida)- Mas é muito caro Rita!
RITA- Não importa. Eu faço questão de te dar de presente.
ILDA(intimidada)- Rita...
RITA- Já está decidido.
Cena 7
Já no restaurante do Shopping, Rita e Ilda estão tomando um suco de melancia.
RITA- Eu me acertei com o Vilela. A gente conversou, e acabamos nos intendendo.
ILDA- Sério? Finalmente ele concordou em ter um filho com você?
RITA- Digamos que sim, mas não agora. Eu resolvi dar o tempo que ele tá precisando...
ILDA(tensa)- Aí amiga, você sabe que eu sou muito sincera. Você está sacrificando um sonho seu por causa dos sonhos do Vilela. Você acha que está sendo justa consigo mesma? Se o Vilela é incapaz de sacrificar os sonhos dele por sua causa, você também não deve sacrificar o seu.
RITA(tensa)- A gente já conversou...
ILDA- Eu acho que você deve repensar. Nem um amor vale tamanho sacrifício.
Cena 8
Em seu escritório, Vilela está analisando um processo, quando de repente é surpreendido por Camilo, que entra sério após dar duas batidas na porta.
VILELA(ergue a vista surpreso)- Camilo! Que surpresa. Senta aí.
CAMILO(tenso)- Eu só quero que você me responda essa pergunta : você está traindo a Rita, Vilela?
De imediato, a feição de Vilela é tomada por um ar de nervosismo.