Amor proibido

42 2 0
                                    

Cena 1
Nervoso com tal questionamento, Vilela se levanta.
VILELA- Que pergunta é essa Camilo?
CAMILO(encara-o)- Eu só quero que você me responda! (pausa) Você traí a Rita?
VILELA(desvia seu olhar)- É claro que não...
CAMILO- Fala isso olhando nos meus olhos!
VILELA- Que ridículo isso Camilo! Você enlouqueceu, foi isso? De onde tirou essa idéia maluca?
CAMILO(tenso)- Eu acho bom que você nunca machuque a Rita. Ela não merece. Eu espero que você saiba respeitar os votos que fez naquele altar diante de todos ali presentes.
Camilo se retira nervoso, deixando Vilela apreensivo.
VILELA(resmunga)- Será que ele desconfia de alguma coisa?
Cena 2
(A música " Con toda palabra" começa tocar ao fundo)
Já em um bar, Camilo está bebendo confuso com os seus sentimentos.
Não demora muito, ele deixa um dinheiro na mesa e sai caminhando a principio sem destino, mas logo chega a casa de uma Cartomante que sempre ouvira falar.
(A música para de tocar)
Inseguro, ele fica parado na porta pensando por alguns segundos, mas logo resolve entrar, e depara-se com a Cartomante sentada à mesa fazendo carinho em seu gato negro.
CARTOMANTE(questiona-lhe curiosa)- Em que posso ajudá-lo?
CAMILO(nervoso)- Eu quero fazer uma consulta.
CARTOMANTE(olha nos seus olhos)- Isso vai lhe custar um dinheiro...
Camilo retira do bolso quatro cédulas de cem e atira sobre à mesa.
CARTOMANTE(pega as cédulas e guarda-as)- Vejo que tem algo de muito sério pra saber das cartas, num é?
Camilo fica em silêncio.
CARTOMANTE(continua)- Pode sentar.
Camilo senta-se,  e a Cartomante começa embaralhar suas cartas olhando para ele.
CARTOMANTE(após embaralhar)- Retire três cartas.
Assim, Camilo faz.
CAMILO(inseguro)- Eu não sei se...
CARTOMANTE(interrompe-o)- Calma rapaz. (vira as três cartas que ele escolheu) Eu vejo aqui um amor. Um amor proibido. Você ama essa mulher, mas ela pertence a outro. É uma mulher inacessível para você...
CAMILO(segura suas mãos nervoso)- O que eu devo fazer pra tirá-la da cabeça? Ir embora...
CARTOMANTE- Ninguém muda o destino rapaz. O que tá escrito, não pode ser reescrito. Muitas coisas irão acontecer. Muitas vezes a vida nos surpreende,  sabia? (pausa) Vá pra casa. Vá tranquilo. Tudo já tá escrito,  você não pode mudar nada.
Cena 3
Anoitece.
Usando o vestido que Rita a deu, Ilda está preparando a janta para Vilela, que está sentado à mesa preocupado.
ILDA(se aproxima e abraça o rodapé do seu pescoço)- Tá tudo bem? Você tá tão tenso!
VILELA- O Camilo me veio com uma pergunta hoje que me deixou muito preocupado.
ILDA- O que foi que ele perguntou?
VILELA- Ele desconfia de mim. Ele veio me perguntar se eu estou traindo a Rita.
ILDA(solta uma breve risada)- Fica tranquilo! O Camilo é uma anta. Ele nunca vai desconfiar da gente.
VILELA(inseguro)- Eu acho melhor dar um tempo. Eu amo a Rita. Eu não quero perdê - la.
ILDA(tensa)- Como assim dar um tempo? E a gente?
VILELA- Não existe a gente Ilda. Isso aqui é apenas uma diversão. Eu sou casado.
ILDA(se afasta nervosa)- Você estava brincando comigo esse tempo todo?
VILELA- Eu sempre fiz questão de deixar bem claro que tudo isso aqui não passava de uma diversão. Não venha se fazer de ofendida, porque você sempre soube disso. Eu sou casado com a Rita, e a amo.
Cena 4
Alguns minutos depois, Vilela vem chegando em sua casa que encontra-se com as luzes todas apagadas, mas quando ascende a luz da sala acaba deparando - se com Rita sentada ao sofá muito tensa.
VILELA(assusta-se)- Rita! Que susto!
RITA(levanta-se nervosa)- Eu posso saber aonde você estava até a essa hora da noite?
VILELA(procurando desculpas)- Eu estava com um cliente...
RITA- Até a essa hora da noite?
VILELA- É assim mesmo. Eu tive uma longa conversa com esse cliente... O caso dele é um processo extenso. (pausa) Fica tranquila. Vamos dormir.
Cena 5
Amanhece o dia.
Ilda está saindo da academia se dirigindo em direção ao estacionamento, onde Rita espera por ela em seu carro.
ILDA(cumprimenta-a ao entrar no carro)- Oi querida.
RITA- Rendeu hoje, em?
ILDA(solta uma risada)- Confesso que me empolguei um pouco.
RITA- Vamos tomar uma água de coco?
ILDA- Claro.
Cena 6
Já em um quiosque, Ilda e Rita estão tomando uma água de coco.
ILDA(questiona-lhe)- Aconteceu alguma coisa amiga?
RITA(tentando disfarçar)- Não. Aconteceu nada não...
ILDA- Eu conheço você Rita.
RITA- Eu não quero te preocupar com tolices minhas...
ILDA- Para. Somos amigas. Amigas irmãs. Sabe que pode contar comigo para o que precisar.
RITA(após alguns segundos)- O Vilela chegou tarde da noite ontem de novo.
De imediato, Ilda faz um flashback e relembra tudo que Vilela lhe falou na noite passada.
ILDA(tensa)- Rita, você já parou pra pensar na possibilidade do Vilela está te traindo?
RITA(tensa)- Você acha que ele seria capaz?
ILDA- Homem muitas vezes é covarde, Rita. Não pode ver um corpo bonito que esquece tudo, até que é casado. Abre o olho. O Vilela pode está te traindo. Por que você acha que ele não quer ter um filho com você?
RITA(nervosa)- Não. Ele não seria capaz. O Vilela não seria capaz de fazer isso comigo.
ILDA- Assim eu também espero. Eu acho que tô falando besteira demais...
RITA(nervosa)- Eu vou indo Ilda. Eu não tô bem. Depois a gente se fala.
Rita se levanta as pressas, e segue até o seu carro que está estacionado mais a frente.
Ainda sentada à mesa, Ilda solta uma risada obscura.
Já no carro, a bela Rita sai dirigindo sem direção, até que lembra da Cartomante que ouvira outrora Camilo falar. Sem conseguir conter a aflição, ela segue em direção a casa da mesma. Alguns minutos depois, ela chega em seu destino, e imediatamente segue em direção da casa da Cartomante, que está na varanda varrendo - a.
RITA- Boa tarde!
CARTOMANTE- Boa tarde! Em que posso ajudar?
RITA- Eu quero fazer uma consulta.
Cena 7
Anoitece.
Aproveitando - se da ausência de Rita, Vilela está saindo de carro de sua casa disposto a se encontrar com sua amante, todavia, ignora ele a presença de seu amigo Camilo, que está em outro carro mais afastado a lhe observar.
CAMILO(consigo mesmo)- É hoje que eu descubro toda a verdade.
Camilo segue Vilela até o hotel, que deixa o carro no estacionamento e segue para o apartamento de sua amante.
CAMILO(resmunga sem acreditar)- Não é possível!

A CartomanteOnde histórias criam vida. Descubra agora