Juízo final

72 4 0
                                    

Cena 1
A Cartomante embaralha as suas cartas muito atenta, e logo pede para Rita retirar três do monte :
CARTOMANTE- Escolha três cartas.
De imediato, Rita escolhe as três cartas e a Cartomante as vira.
RITA(ansiosa)- E então, o que a senhora está vendo?
CARTOMANTE- Um futuro incerto! (pausa) Tenha muito cuidado naquelas pessoas que se dizem seus amigos.
RITA(nervosa)- Como assim? A senhora pode ser mais clara?
CARTOMANTE- Infelizmente não da pra mudar o que já foi escrito. Eu apenas vejo através das cartas o que vai acontecer, mas não cabe a mim o papel de reescrever o destino de ninguém. (pausa) Tudo já tá escrito. O único conselho que posso te dar eu já te dei. Presta atenção em quem realmente são teus amigos de verdade.
RITA(levanta-se furiosa)- A senhora não sabe de nada! É uma pilantra safada que vem com esse papinho idiota para arrancar dinheiro das pessoas...
CARTOMANTE- Não me ofenda! Eu tenho compromisso com as cartas...
RITA- A senhora é uma louca! Eu não sei aonde estava com a cabeça quando resolvi vim até aqui.
Rita vai se retirando, porém a Cartomante retruca:
CARTOMANTE- Você ainda não me pagou!
RITA(furiosa)- E nem vou pagar. Eu já falei o que acho da senhora. Se depender de mim, esse seu joguinho sujo de arrancar dinheiro das pessoas chegou ao fim.
Rita se retira e a Cartomante solta uma breve risada.
Cena 2
Amanhece o dia.
Em sua humilde casa, Camilo está em sua escrivaninha pensando no possível adultério que seu amigo Vilela está cometendo.
Após alguns segundos, ele pega o celular e liga para Rita.
CAMILO- Rita. Será que você pode vir aqui em casa agora?
Cena 3
Minutos depois, Camilo já se encontra abrindo a porta para Rita, que chegara preocupada.
RITA- Eu vim o mais rápido que pude! O que está acontecendo Camilo?
CAMILO(após fechar a porta)- Eu tenho muita coisa pra te falar, Rita.
RITA- Você tá me deixando preocupada Camilo!
(A música " Together The XX " começa tocar ao fundo )
CAMILO- Rita, desde que a minha mãe faleceu eu me aproximei muito de você e do Vilela. Vocês acabaram se tornando a minha família. (pausa) O Vilela é como se fora um irmão, mas por você eu sinto algo diferente...
RITA(interrompe-o)- Eu não tô intendo Camilo!
CAMILO- Eu te amo Rita. Eu te amo em segredo esse tempo todo.
RITA- Que?
CAMILO- Eu não paro um só minuto de pensar em você. Eu carrego comigo o teu cheiro impregnado em mim...
RITA(confusa)- Camilo, isso é...
Sem conseguir se conter, Camilo a beija e Rita acaba correspondendo - lhe por alguns instantes, até que se afasta nervosa.
RITA- Eu sou casada Camilo! Eu sou casada com o seu melhor amigo. Isso não pode acontecer...
CAMILO - O Vilela não merece o seu amor. Ele não te merece Rita...
RITA(nervosa)- Para! Para de falar isso Camilo...
CAMILO- Eu queria ter uma forma menos dolorida de te falar isso, mas eu não tenho, ou pelo menos não consigui encontrar. (pausa) O Vilela está te traindo, Rita.
RITA- Você está maluco? Da onde você tirou isso Camilo? Pelo amor de Deus, você ouviu o que acabou de falar? Você tá tentando acabar o meu casamento com o seu melhor amigo...
CAMILO- Eu nunca que iria mentir pra você, Rita. Eu não seria capaz. O Vilela é um adúltero!
RITA(dá-lhe um tapa na cara)- Cala essa boca!
CAMILO(agarra em seus braços e a encara)- Você pode me bater, mas eu não vou me calar. Eu segui o Vilela ontem à noite, e ele foi até um hotel na saída da cidade. Lá ele ficou por algum tempo, e depois saiu. Eu notei o endereço.
RITA- Me solta Camilo!
CAMILO- Me desculpa, mas eu não estava aguentando mais manter tudo isso trancado aqui dentro de mim. Eu precisava te falar.
Camilo a solta.
RITA- Você tá louco!
CAMILO- Vai dizer que você não desconfia das escapadas do Vilela? O cara chega em casa fora de hora, não quer ter um filho com você...
RITA(grita nervosa)- Chega! Você está me deixando maluca. (pausa) Se isso for verdade, me dar o endereço desse hotel.
CAMILO- Não. Eu não vou deixar você ir até lá sozinha.
RITA- Me dar logo esse endereço Camilo!
CAMILO- Eu já falei que eu não vou deixar você ir até lá sozinha. Vamos fazer assim : hoje no cair da noite eu te levo lá. Supostamente o Vilela há de se encontrar com a amante.
Cena 4
Anoitece.
Já no estacionamento do hotel, Camilo e Rita estão dentro do carro a espreita de Vilela.
RITA(impaciente)- Você se confundiu Camilo! O cara que você viu não era o Vilela...
CAMILO- Eu não ia confundir o meu melhor amigo com ninguém Rita.
RITA- Eu tenho certeza que você se enganou...
Nesse momento, Camilo vê o carro de Vilela adentrar no estacionamento.
CAMILO(tenso)- É ele! É o carro do Vilela.
Rita volta seu olhar para o carro do seu marido, que imediatamente desce do mesmo e segue para o apartamento da sua amante.
RITA(enxuga as lágrimas)- Eu não acredito!
CAMILO- Eu falei...
RITA(abre a porta do carro)- Eu vou até lá...
CAMILO(segura em seu braço)- De forma alguma. Eu não posso permitir...
RITA- Você não pode me empatar Camilo. Eu tenho o direito de saber.
CAMILO- Eu vou com você...
RITA- Não. Eu vou sozinha.
CAMILO(insiste)- Rita...
RITA- O que você tinha de fazer já fez Camilo.
Rita desce do carro, e vai até a recepção tentando manter a calma.
RITA(para a recepcionista)- Boa noite! Você poderia me informar para qual apartamento o rapaz que acabara de entrar aqui seguiu?
RECEPCIONISTA- Sinto muito senhora, mas isso vai contra as normas do hotel...
Imediatamente Rita retira um maço de dinheiro da bolsa, e entrega-lhe.
RITA- Eu pago bem.
A recepcionista volta seu olhar imediatamente para o maço de dinheiro.
Cena 5
(A música " Con toda palabra " começa tocar ao fundo )
Já no apartamento de sua amante, Vilela está na cama com ela aos beijos iniciando uma sequência de cenas de amor.
ILDA(retirando sua camisa)- Gostoso.
VILELA(rasga sua blusa)- Esse teu fogo me deixa louco!
Finalmente Rita chega de elevador no último andar, e imediatamente se dirigi ao apartamento de número 323.
Buscando coragem onde ela mesma desconhecia existir, ela abre a porta e segue lentamente para o quarto, porém no meio do caminho acaba ouvindo uma gargalhada de Ilda. De imediato, ela para e fica pensando.
(A música para de tocar)
RITA- Essa risada? ...
Nesse momento, ela faz um flashback e relembra quando a Cartomante mandou ela ter cuidado naqueles que se diziam serem seus amigos.
RITA(continua abalada)- Ilda!
De imediato, Rita parte para o quarto e flagra os dois fazendo amor.
RITA- Então é aqui que você vem atender o seu cliente, ou melhor dizendo, a sua cliente, Vilela?
De imediato, Vilela se afasta de Ilda e os três ficam se encarando por alguns segundos.
VILELA- Rita! O que você tá fazendo aqui?
RITA(em planto)- Cala a boca! Não fala comigo. (pausa) Você Ilda? Você, a minha melhor amiga. A pessoa que eu tinha como uma irmã.
(A música " Together The XX " começa tocar ao fundo)
ILDA- Eu não tenho culpa de ter me apaixonado, Rita.
VILELA(levanta-se)- Eu posso explicar, Rita.
RITA(arrasta o revólver de dentro da bolsa e saca em sua direção)- Você não vai explicar nada.
Ao vê Rita pegar o revólver, Ilda levanta-se imediatamente assustada e procura se proteger por trás de Vilela, que também está muito assustado.
ILDA- Larga essa arma Rita!
RITA- Tá com medo vagabunda? Tá com medo sua vadia?
VILELA(aflito)- Para com isso Rita! Larga essa arma. Ela pode disparar...
RITA(dar uma risada fora de si)- Mas ela vai disparar. Ela vai disparar.
VILELA- Pelo o amor de Deus Rita, não atira.
ILDA- Ela não tem coragem...
De imediato, Rita dispara um tiro contra um vaso de flores que está sobre uma mesa ao fundo, estilhaçando-o.
Ilda e Vilela se abraçam e gritam muito assustados.
Camilo que permanece no carro, ouve o disparo e imediatamente sai correndo em direção ao apartamento.
De volta ao quarto, Ilda e Vilela permanecem abraçados com os nervos à flor da pele.
RITA- Eu não vou impedir que vocês fiquem juntos. Vocês dois se merecem. Você conseguiu Ilda. Você também Vilela. Vão poder ficar juntos, mas infelizmente vão ficar com a minha sombra atormentando - lhes para sempre. Nunca vão conseguir terem paz, porque entre vocês terá o meu sangue escorrendo.
Rita leva o revólver até o seu ouvido, e dispara um tiro fatal que a leva ao chão imediatamente.
VILELA(grita)- Rita!
Diante de tal cena, Ilda começa passar mal e Vilela pega Rita nos braços toda ensanguentada já sem vida.
VILELA(grita pela última vez)- Rita!
                                          Fim.

A CartomanteOnde histórias criam vida. Descubra agora