Renuncie a si mesmo

26 2 0
                                    

22/03/2020

"Então Jesus disse a seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie a si mesmo, tome a sua cruze siga-me" - Mt 16, 24

A partir do momento em que reconhecemos quais são nossas misérias e limitações, fica claro aquilo que é necessário se desapegar e largar pelo caminho. Durante a minha caminhada me deparei com diversas pedras que estava carregando, sem nenhuma necessidade. Estava carregando um fardo pesado que não me cabia, era como se eu deixasse que as pessoas, as coisas e o mundo depositassem o que quisessem na minha mochila espiritual.

Mas não se culpe por isso, há tantas coisas diariamente que estamos submetidos, coisas que guardamos desde nossa infância, até da nossa gestação, podemos não perceber, mas tudo fica guardado em nós. E isso não é culpa sua, não! Enxergue tudo isso como uma escada, a cada coisa que vamos descobrindo e renunciando é como se fosse um degrau que estamos subindo, e quanto mais a gente sobe, mais próximos estamos daquilo que é a nossa essência e daquEle que primeiro nos amou, o nosso Criador.

Agora vamos lá, durante a minha infância muitas coisas acabaram me marcando e por muito tempo não percebi que não largava aquilo, passava despercebido, sabe? Mas Deus é tão bom que vai nos mostrando coisas que precisamos soltar, através disso Deus me mostrou que precisava perdoar meu pai e deixar toda aquela angústia ir embora, como me senti leve no dia que consegui iniciar o processo de perdão - real, é libertador.

Outra coisa que Deus me chama atenção, até hoje na verdade, é que não preciso guardar tudo aquilo sinto só para mim, nem aquilo que penso, mas a cada dia Ele tem me chamado a ser ousada, como essa palavra tem me incomodado muito, porque muitas vezes vou colocando várias barreiras e vou complicando as coisas, mas pela graça dEle tenho conseguido quebrar essas muralhas, admito que aos poucos. Sempre penso: "Tenho que fazer aquilo que me incomoda". Por exemplo, se tenho vergonha de dizer algo ou de fazer algo é justamente isso que tenho que fazer, mesmo que me doa e ultrapasse minha vergonha, porque isso fará com que eu enfrente as minhas próprias misérias e será um sacrifício que alegrará o coração do meu Senhor, afinal Ele enxerga nosso esforço e sabe aquilo que nos dói, e mesmo doendo, o amor por Ele se torna maior.

Algo que Deus me mostrava recentemente também era o quanto eu me importava com que os outros pensavam de mim, e como tinha que me desapegar dessas preocupações e desses pensamentos de que a todo tempo estava sendo julgada. Deixa eu te contar Beatriz e para você irmão, não somos perfeitos a todo tempo estamos sujeitos à falhas, aceite-as e não se culpe, isso faz parte da nossa humanidade: a imperfeição e a limitação. Somos limitados, mas só em Deus encontramos a verdadeira perfeição. E é com nossas imperfeições que alcançaremos a perfeição, pois em cada falha Deus vai nos ensinando e corrigindo, é exatamente isso que Ele deseja de nós que possamos reconhecer o nosso erro e nEle encontrar mais uma vez a salvação.

O próprio Jesus renunciou aquilo que Ele vivia lá no céu para se fazer Homem, Ele não preferiu o comodismo, mas quis fazer mudança, por isso renunciou aquilo que Ele era, sua imagem de glória se transformou em uma imagem desfigurada na cruz, preferiu viver uma vida na pobreza e na humildade do que as riquezas e valores do mundo, porque tudo que Ele queria era fazer a vontade do Pai e sentir na pele, a dor, o sofrimento e as angústias de toda a humanidade para enfim trazer a salvação. Assim Jesus nos ensina que é necessário renunciar esses pesos e essas pedras, mas também fazer obras que nos mortifiquem para que sempre a vontade do Pai seja feita, morrer para mim mesmo, para que o Pai viva em mim e que o perfume da salvação seja exalado. Busque fazer a mudança na sua vida, mudar um pouco todos os dias para que cada vez mais você seja o rosto de Cristo.

E o que você tem carregado? Quais são suas pedras?

Hoje o Senhor te convida a largá-las, você não precisa mais carregar esse peso e essa culpa, porque Ele quer te fazer leve, quer te libertar de todas essas angústias, inseguranças, misérias, desses pecados e tudo que tem te aprisionado. Bora correr pelo campo e viver essa liberdade no Espírito Santo?

Você leu todos os capítulos publicados.

⏰ Última atualização: Apr 03, 2020 ⏰

Adicione esta história à sua Biblioteca e seja notificado quando novos capítulos chegarem!

Meu diário espiritualOnde histórias criam vida. Descubra agora