A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é oficialmente a língua decomunidades de pessoas surdas no Brasil. Entretanto, dentre pouco maisde 9 milhões de pessoas identificadas com alguma dificuldade em ouvirpelo censo demográfico de 2010 (IBGE, 2010), nem todas conheceme utilizam a Libras como meio de comunicação. Por que isso ocorre?Para compreender essa questão e desenvolver a competência geraldeste estudo embasada em "conhecer os fundamentos e a língua quepossibilita o ensino-aprendizagem de surdos", elencamos os seguintesobjetivos específicos de aprendizagem desta unidade: 1. Compreendero processo histórico e político da educação de surdos; 2. Identificar asdiferentes abordagens de ensino e concepções sobre o surdo e a surdez;3. Reconhecer as implicações dos aspectos biológicos da surdez nodesenvolvimento linguístico do sujeito; 4. Entender a importância daLibras no processo de construção identitária das pessoas surdas.Para um frutífero diálogo entre teoria e prática, seu aprendizado sedará por meio da resolução de uma situação geradora de aprendizagemem torno da história de Clarice, uma professora de ensino fundamentalque buscará orientar Luzia, a mãe de uma de suas alunas. Observandoque sua aluna Mariana estava bastante abatida, comprometendo seurendimento em sala de aula, Clarice chamou a mãe da aluna parauma conversa e descobriu que o motivo da desatenção de sua alunaprovinha do diagnóstico de perda auditiva de seu irmãozinho. A famíliaestava abalada com a notícia e Luzia estava confusa, pois o médicorecomendara a ela não permitir nenhum contato de João Pedro com alíngua de sinais. Contudo, Luzia assistiu ao jornal e viu uma pesquisa quecomprovou como as crianças surdas que aprendem Libras têm melhordesempenho na escola quando comparadas às que são privadas doConvite ao estudoUnidade 1Fundamentos históricos e conceituais da educação de surdosU18ambiente escolar. Como Clarice poderá ajudar Luzia a decidir se estimulaou inibe o aprendizado da Libras em relação ao seu filho? Afinal, quais asimplicações da Libras na educação de surdos? Para isso, Clarice deveráretomar os conhecimentos adquiridos durante sua graduação, quandocursou a disciplina de Libras.Para resolução dessa situação-problema, a primeira unidade estáorganizada em quatro seções, possibilitando um olhar ampliado sobrea história da educação de surdos (na Seção 1.1), sobre as concepçõese abordagens que circulam nesse contexto sociolinguisticamentecomplexo (na Seção 1.2), sobre as questões envolvendo os aspectosbiológicos da surdez (na Seção 1.3) e, na última seção, conhecimentossobre as identidades surdas (Seção 1.4).