DISCIPLINA: LITERATURA TURMA: 6°ANO
PROFESSORA: MICHELE NUNES DATA: 17/04/2020
FICHA DE LEITURA PARA APRECIAÇÃO LITERÁRIA – 1°BIMESTRE
Título do livro: Canino Branco‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗
Nome do autor:Jack London‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗
Editora: Penguin ‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗‗
1) Por que o comportamento de loba é considerado diferente e especial em relação aos
outros lobos?
-A loba era/é domesticada, por isso ela era diferente dos outros lobos.
2) Quando o personagem principal finalmente aparece na história, seu nome ainda não é
revelado. Qual era então sua principal característica?
-Filhote de lobo acinzentado
3) No início do capítulo 5, loba procurava ansiosamente por um abrigo. Por quê?
-A loba, teria que parir, o seu filhote, por isso ela procurava um abrigo...
4) Dentre os lobos da alcatéia que acompanha Henry e Bill, na primeira parte do livro,
conhecemos dois dos personagens que têm participação importante na história. Quem são
eles?
-Os dois homens que apareceram no final para salvar Canino Branco...
5) Em uma de suas primeiras andanças fora da caverna onde nasceu, o filhote se encontra
pela primeira vez com humanos. Que novo instinto surgiu desse encontro? O que mais
surpreendeu o filhote nesse momento?
-O medo, quando a mãe, tão destemida, deitou-seno chão e abanou o rabo quando viu os índios.
6) Faça um resumo da leitura explicando como se deu o desfecho da narrativa.
-Henry e Bill, estavam levando um cadáver, junto com um caixão, e cada dia começava a desaparecer um de seus cães, depois descobrirem os motivos dos cães estarem sumindo, eles faziam armadilhas, mas nem sempre dava certo, depois só sobraram Três cães, quando a ovelha( um dos cães de Henry e Bill) foi para a floresta, encantado pela beleza da loba, até Bill já cansou de perder todos seus cães, pegou uma arma e atirou em três cães, até que Henry escuta um grito de Bill e da ovelha. Então sem saber mais oque fazer Henry saiu andando com seus dois últimos cães, até que os lobos aparecem, Henry faz uma tocha e prende em seu braço , fazendo um círculo de fogo envolta do mesmo que estava agarrado com seus cães para se aquecer, Henry sem mais esperanças se ajoelhou fazendo com que se rendesse, mas logo chega umas pessoas e o ajudam...Ao final desta passagem a história muda para o ponto dos lobos, onde a alcateia se desfaz e dois destes lobos acabam ficando juntos. Nasce uma ninhada de 5 lobinhos, então destes só restou um filhote e a loba. O lobinho conforme passava os dias ia aprendendo como funcionava aquele mundo, onde ou você devorava ou era devorado por outro animal maior. Até que um dia ele e sua mãe acabaram sendo capturados por uma aldeia de Índios. A mãe do lobinho na verdade já havia sido domesticada antes, ela era metade cachorro e metade lobo, e tinha o nome de Kiche. Castor Pardo, o índio que encontrou os lobos,deu os nomes dos animais, já que Kiche antes pertencera a seu irmão, e o filhote foi chamado de Caninos Brancos. Caninos Brancos foi ''treinado'' a base da violência. Separado da mãe e surrado por outros cães da aldeia, Caninos cresce um lobo revoltado, obedecendo apenas a Castor Pardo, que ele enxerga como um deus, e os deuses podiam castiga-lo como quisessem, seja com tapas, pauladas, pedradas ou o que tivessem para jogar.
Muita coisa acontece, então um homem feio e malfalado chamado de Beauty Smith, surge querendo comprar Caninos Brancos. Depois de tanta insistência, ele consegue, e Caninos se sente traído por Castor.
Por ser um animal forte, Beauty começa a usar Caninos em brigas de cães, onde ele definitivamente vira uma maquina de matar. Caninos só conhecia o ódio em sua vida.
Até que, dois homens descobrem essa covardia, e invadem o espaço justamente em uma batalha que Caninos estava prestes a perder pela primeira vez. Após esse resgate, Caninos começa a descobrir o outro lado da vida, um lado que antes nunca vira, que pudesse haver humanos bondosos, e que pudesse haver amor.7) Que ensinamento ou mensagem você assimilou dessa leitura?
Que Um livro para pensar em como agente trata os animais e para perceber q eles amam agente , porém muito mais especial. Me fez notar o quanto egoísta somos ao não retribuir em igualdade o amor e fidelidade que um cachorro nos dá. Que Os animais podem ter sentimentos também.
8) Nas terras do Sul, Canino Branco tem a oportunidade de viver uma nova vida. Qual foi
sua cena favorita desse trecho da história? O que ela te inspira?
-( ME AJUDEM COMA RESPOSTA POR FAVOR É PRA AMANHÃ).
9) Agora faça uma ilustração de acordo com a história do livro
YOU ARE READING
S. O. S ME AJUDA/ aula
Randomaqui eu vou colocar conteúdos das minhas aulas, porque o meu computador não deixa eusalvar as páginas, e também se vocÊs quiserem ajuda para alguma atividade e eu posto aqui ok, mas quando forem me mandar envia uma data de até quando eu posso mandar...