O que acontece quando o cristão peca?
Lições do Salmo 51
As Es.crituras deixam bem claro que, se creio em Cristo e nele confio, então pertenço a ele, e nada nem ninguém pode mudar essa verdade (Romanos 8). Exceto claro se eu mesmo decido que não quero mais ser cristão. Que bênção é saber que nossa salvação em Cristo está segura! Não por nossos méritos, a não ser pela morte de Cristo na cruz.
Por que tratar um tema tão antigo como o pecado? Em primeiro lugar, porque a palavra "pecado" ocorre 346 vezes no Antigo Testamento e 127 vezes no Novo. Isso parece pouco porque não incluímos palavras como: pecador, pecar ou pecaminoso. Concluímos que o tema é de grande importância e de muita seriedade.
Em segundo lugar, porque a palavra pecado expressa muito mais significado do que qualquer outra para falar daquilo que é incorreto. Em seu sentido original, pecado é não atingir o alvo. Era usada quando um arqueiro com sua flecha errava seu alvo. Quando pecamos falhamos em fazer a vontade de Deus.
O pecado leva junto os seguintes conceitos:
1. Rebelião e desordem
2. Perversão e imoralidade
3. Depravação
4. Violação da lei de Deus
5. Decadência de caráter
6. Injustiça
7. Maltratos
8. Egoísmo
9. Desobediência a Deus
10. Adoração falsa
11. Repúdio a Deus
12. Repúdio ao próximo
13. Zombar da vontade de Deus
14. Ter prioridades invertidas
Em terceiro, porque, usando esse vocábulo, ninguém pode escapar nem culpar ao outro. Se usássemos palavras como "imperfeições" ou "erros" ou ainda "problemas" poderíamos facilmente suavizar o impacto. Além de tudo, todos nós não cometemos erros? Todos nós não temos fraquezas?
VOCÊ ESTÁ LENDO
O pecado
SpiritualitéQuando o cristão peca O que acontece quando o cristão peca? Lições do Salmo 51