Carroceiros e Povos Relacionados
Quando Elendil fundou o Reino de Arnor, suas fronteiras se expandiram rapidamente, assim como as fronteiras de Gondor. Nos Ermos do Norte e em Minhiriath viveu um grupo de Homens ligados à Casa de Haleth, e eram conhecidos como Carroceiros. Viveram nas grandes florestas que cobriam a maior parte de Eriador, e quando os Numenoreanos começaram a cortar as árvores para construir seus navios na Segunda Era, os Dúnedain de Númenor ganharam a hostilidade dos Carroceiros. Embora esses dois povos tivessem relações sanguíneas, os Dúnedain não os reconheciam como parentes por sua linguagem ser muito diferente. Mais tarde os Carroceiros se tornaram inimigos ferrenhos de Rohan, após o povo de Rohan ter se mudado para o seu território e fundado seu reino.Os Carroceiros serviram a Saruman na Guerra do Anel e participaram da Batalha do Forte da Trombeta.
Os Homens das Montanhas, que foram amaldiçoados por Isildur e se tornaram os Homens Mortos de Dunharrow, eram parentes dos Carroceiros.
Haradrim, ou Sulistas.
No extremo leste de Umbar viveu um outro grupo de Homens conhecidos por Haradrim/Sulistas e até mesmo Homens do Sul. Tinham a pele escura e guerreavam montados em grandes Olifantes ou Mûmakil. Hostis a Gondor, eles foram subjugados em 1050 TE por Hyarmendacil I.Na época da Guerra do Anel, e serviram como porta de entrada para as ameaças vindas do sul. Muitos Haradrim lutaram ao lado das forças de Sauron contra Gondor.
assim como os Orientais, foram completamente enganados e peões involuntários nas mãos de Sauron.
Orientais.
Muitos Homens que lutaram nos exércitos de Morgoth e Sauron foram chamados Orientais, que vieram da região perto do Mar de Rhûn, no Leste.Na Primeira Era, algumas tribos de Orientais ofereceram seus serviços para os reinos Élficos de Beleriand; os mais fortes entre eles foram Bór e Ulfang, o Negro e seus respectivos filhos. Isso provou-se desastroso para os Elfos durante a Nírnaeth Arnoediad, quando Ulfang e seu clã trocou de lado e defendeu Morgoth, enquanto Bór e seus filhos morreram bravamente lutando ao lado dos Eldar.
Após a derrota de Morgoth, Sauron estendeu sua influência sobre os Orientais, e embora Sauron tivesse sido derrotado pela Última Aliança de Elfos e Homens no final da Segunda Era, os Orientais foram os primeiros inimigos a atacarem Gondor novamente em 492 TE.
Homens do Norte.
Os Homens do Norte eram compostos de dois grupos principais. Primeiro, nem todos os Homens que permaneceram ao leste das Montanhas Azuis e Nebulosas caíram nas tentações de Morgoth ou Sauron, eles se juntaram após a Guerra da Ira com aqueles Edain que não quiseram viajar para Númenor (parecido com quando, ao final da Primeira Era, muitos Elfar permaneceram e foram para o leste, se tornando os senhores dos Elfos Silvan). Os Homens do Norte que viviam na Grande Floresta Verde e outras partes de Rhovanion eram amigos dos Dúnedain, sendo em grande parte seus parentes, e muitos deles se tornaram leais a Gondor. Os Homens de Valle e Esgaroth eram Homens do Norte, como eram os Homens das Florestas da Floresta das Trevas, e os Éothéod, que foram chamados de Rohirrim; os Beorns também eram contados como Homens do Norte.Woses ou Drúedain.
Os Woses eram pequenos e curvados em comparação aos outros Homens. Viveram entre o Povo de Haleht na Primeira Era e foram tidos como Edain pelos Elfos, que os chamaram de Drúedain.No final da Terceira Era, alguns Woses viviam na floresta Drúadan (batizada em sua homenagem) em Rohan, pequenos em número mas muito experinetes na vida na floresta. Eles mantinham os Orcs longe de suas florestas e os que entravam eram alvejados com flechas envenenadas. Embora tenha sido um infeliz mal-entendido, foram caçados como animais pelos Rohirrim.
Na Guerra do Anel, eles foram vitais ao auxiliarem os Rohirrim na Batalha dos Campos Pelennor; eles os guiaram praticamente sem serem vistos pela floresta, e assim os Rohirrim foram capazes de surpreender seus inimigos. Em gratidão a esse ato, Théoden jurou nunca mais caçá-los.
Com a queda de Sauron, o Rei Elessar garantiu, na Quarta Era, que a floresta Drúadan seria para sempre domínio dos Woses.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Curiosidades sobre a terra média-Tolkien
RandomCuriosidades sobre a terra média e raças criadas pelo J.R.R Tolkien