Existiram 10 grupos de humanos no começo, quando eles despertaram após um tempo se separação e deram origens a grupos, casas, e culturas.
Edain
O grupo mais importante nos contos da Primeira Era foi o dos Edain. Embora a palavra Edain se refira a todos os Homens, os Elfos a usaram para distinguir aqueles que lutaram com eles na Primeira Era contra Morgoth em Beleriand. Os que lutaram contra Morgoth foram ainda divididos em três Casas.A Casa de Bëor, que chegou em Beleriand em 305 PE e recebeu o feudo de Ladros, em Dorthonion, de Finrod Felagund. Os pertencentes à essa casa tinham cabelos negros e eram os que mais se pareciam com os Elfos em constituição física, especialmente com os Noldor.
A segunda casa foi conduzida por Haldad e mais tarde por sua filha, Haleth, e se assentaram na Floresta de Brethil. A Casa se autodenominou Casa de Haleth, em homenagem à sua matriarca. Seus membros possuiam cabelos negros como os da Primeira Casa, porém eram mais reclusos e menores em estatura.
Terceira Casa dos Edain, que veio a ser a maior delas, foi conduzida por Marach e, mais tarde, por seu descendente, Hador, e se estabeleceram em Dor-lómin. Ela ficou conhecida como a Casa de Marach e também por Casa de Hador. Seus membors possuiam os cabelos da cor de ouro e muitos se assemelhavam aos Vanyar em aparência.
As Casas de Bëor e Marach compartilhavam de uma mesma língua e se conheciam muito antes de se estabelecerem em Beleriand, já a língua falada pelos Haladin (membros da casa de Haleth) era completamente desconhecida. A Casa de Bëor foi aniquilada por Morgoth e os que restaram dela se mesclaram à casa de Hador e mais tarde, se tornaram Numenóreanos. Aparentemente os Haladin de Beleriand foram completamente aniquilados ou, pelo menos, deixaram de existir como um povo separado.
Dúnedai
Por terem prestado serviços e assistência aos Elfos e os Valar na Guerra da Ira ao final da Primeira Era, os Edain foram recompensados com uma nova terra para governarem, uma ilha que ficava entre a Terra-média e as Terras Imortais.A ilha forá chamada de Númenor, uma ilha no formato de uma estrela de cinco pontas e que ficava a muitas milhas de distância dos males da Terra-média.
Eles foram guiados por Elros com o auxílio de seu pai Eärendil, que navegava pelos céus como a brilhante estrela de mesmo nome. Chegando lá, Elros se tornou o primeiro Rei de Númenor assumindo o nome de Tar-Minyatur e os Edain ficaram conhecidos como Dúnedain (Sindarin para Homens do Oeste). O reino de Númenor cresceu próspero em poder e os Dúnedain se tornaram os mais nobres de todos os Homens em Arda. Aliando-se aos Elfos, Numenoreanos lutaram contra Sauron.Eles quiseram se tornar imortais como os Elfos e aproveitarem seu acúmulo de poder. Os Numenóreanos se voltaram contra os Valar e começaram a chamar o Dom dos Homens de Maldição e amaldiçoaram o Banimento dos Valar, que os proibia de navegar para o oeste, e entrarem em Valinor
Em 2899 SegundaEra,(SE) Ar-Adûnakhôr se tornou o primeiro rei de Númenor a assumir o seu nome real em Adunaico, a linguagem dos Homens, ao invés do Quenya, a linguagem dos Elfos, o que acabou resultando em uma guerra civil em Númenor.
O povo de Númenor ficou dividido em duas facções: os Homens do Rei, que contavam com o apoio do Rei e da maioria do povo, e adotaram o Adunaico como língua oficial; e a facção da minoria, os Fiéis, era liderada pelo senhor de Andúnië, a província mais ocidental de Númenor, permanecendo amigos dos Elfos e mantendo o Quenya como língua.Sauron, que ao final da Segunda Era estava praticamente vencido pelos Elfos, se valeu dessa divisão entre os Homens. Ele se rendeu ao útimo Rei de Númenor, Ar-Pharazôn, e fez seu caminho até ser conselheiro do Rei. Finalmente, Sauron o aconselhou a atacar Valinor e tomar a imortalidade para si. E o Rei acatou esses conselhos, porém, como punição, Númenor foi engolida pelo mar. Todavia, alguns dos Fiéis escaparam desse desastre e fundaram os reinos gêmeos de Gondor e Arnor.
Gondor
Os Homens de Gondor gradualmente se espalharam em outros grupos, como os Homens do Norte. Essa separação acabou por resultar em uma guerra civil, quando Eldacar, um homem com ascendência mista e herdeiro do trono, foi desafiado por Castamir, com sangue Dúnedain puro. Eldacar foi forçado a se exilar e Castamir, chamado de Usurpador, assumiu o trono. Após dez anos Eldacar retornou com aliados do Norte e derrotou Castamir. Todavia seus filhos e muitos de seus seguidores conseguiram fugir para Umbar.Também contados entre o povo de Gondor está o povo que veio de suas províncias e feudos que não eram descendentes dos Numenoreanos. Dentre esses homens os que mais se destacaram foram Forlong, o Gordo e os Homens de Lossarnach que reforçaram Minas Tirith antes do cerco à cidade começar.
Numenoreanos Negros
Os Fiéis não foram os únicos Numenoreanos a fugirem para a Terra-média quando Númenor afundou. Quando Númenor cresceu, muitos Numenoreanos fundaram colônias na Terra-média. No segundo milênio da Segunda Era, houve um êxodo de Homens de uma superpopulosa Númenor: os Homens do Rei, que desejavam conquistar mais terras, e os Fiéis que eram perseguidos pelos Reis. Os Fiéis se estabeleceram em Pelargir e os Homens do Rei em Umbar. Quando Númenor foi destruída os remanescentes Homens do Rei se tornaram conhecidos como Numenoreanos Negros e permaneceram hostis aos Fiéis de Gondor.De seus altos escalões, Sauron recrutou Homens que se tornariam em alguns dos nove Espectros do Anel ao final do segundo milênio da Segunda Era. Umbar foi conquistada por Gondor em 933 TE(Terceira Era), porém, pouco é sabido sobre os Espectros e seu local de origem, embora alguns digam que eles vieram das terras a leste e sul de Mordor.
Corsários de Umbar
Durante a disputa de poder em Gondor, os rebeldes derrotados de Gondor fugiram para Umbar, e Umbar se tornou um inimigo ferrenho de Gondor. Eles se misturaram com os Numenoreanos Negros e ficaram conhecidos como Corsários de UmbarDurante a Guerra do Anel, os Corsários haviam se misturado aos Haradrim, se tornando um povo no qual a presença do sangue Numenoreano estava praticamente extinta. Durante a Batalha dos Campos Pelennor, uma frota combinada constituida de “cinquenta grandes navios [de Umbar] e embarcações menores além da conta” estava se dirigindo à cidade portuária de Pelargir em Lebennin, porém foram capturados por Aragorn e pelo Exército dos Mortos, e fora levada para Minas Tirith para quebrar o cerco contra a cidade.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Curiosidades sobre a terra média-Tolkien
AcakCuriosidades sobre a terra média e raças criadas pelo J.R.R Tolkien