vassalagem amorosaA vassalagem amorosa esta presente nas cantigas de amor nos poemas líricos. Os poemas líricos foram o que deram início a literatura e língua portuguesa no século XII. Já que a maioria não sabia ler nem escrever as composições literárias eram o que havia mais popular para retratar desejos,sentimentos e o contexto histórico da época.
Trovadores galego-portugueses eram os cavaleiros que seguiam o código de cavalaria (subalternidade a Deus e as damas) para produzirem as cantigas de amor, normalmente tocadas nos castelos. O tema central das cantigas de amor era a Coita amorosa ( amor não correspondido) onde o eu lirico masculino usa denominações em respeito e submissão a dama ( como "minha senhora") e também exalta as qualidades das damas ( físicas ou referentes ao seu caráter), características que traduzem o código de amor cortês.
Diferente das cantigas de amor, as cantigas de amigo o eu lirico é feminino, onde o tema central é relatar a dor da dama pela partida do amado a guerra (na época as cruzadas).
A relação desse conteúdo literário com o feminismo é a implicância que o movimento tem de exaltar em que tempos mais conservadores as mulheres eram ainda mais oprimidas e sofriam nas mãos da sociedade patriarcal. E é por essas cantigas o que se pode pensar o contrário , tanto a dor do amor não correspondido quanto a dor do marido ser obrigado ir a guerra.
Dificilmente encontramos hoje, poemas como do trovadorismo. Letras de funk exaltando as partes intimas e o maior desejo sexual é o que mais fortalece a ideia de que o corpo é um objeto de prazer sexual descartável (em ambos os gêneros).
VOCÊ ESTÁ LENDO
Como usar a história para refutar o feminismo
Nouvellesdiversos assuntos que podem ser usados como argumentação as implicâncias feministas.