Passaram-se dois dias depois da notícia do falecimento da minha mulher, do meu lado estava com a minha irmã mais velha e o irmão mais velho da minha mulher, bem a nossa frente estava o caixão dela, bem no centro de casa, não comseguia acreditar no que via, não queria acreditar que a minha mulher se foi, lágrimas cairam dos meus olhos, eu tentava me manter em pé mas parecia que algo mais forte me empurrava para o chão, eu chorando de tanta dor e mágoa, a minha volta um monte de gente chorava também, o carro da agência funerária veio para levar o caixão e fomos até ao cemitério do Camama, posto lá ouvimos o tio dela Daniel, o mais velho da família lendo a sua bibliografia.
-Tio Daniel: Vanessa Baptista de Sousa, jovem de 35 anos de idade, licenciada na Universidade Metropolitana no curso de Gestão Pública, casada à 5 anos com o Mauro André de Sousa, viviam maritalmente durante 7 anos, a Vanessa era uma mulher forte, batalhadora, com grande vontade de vencer, transmitia sempre alegria a quem estivesse com ela, conselheira, boa amiga e muito simpática, Vanessa estava preste a abrir o seu centro de acolhimento sem fins lucrativos, ela tinha o sonho de construir um orfanato para abrigar os sem-lar, Vanessa deixou um Marido, 3 irmãs e 4 sobrinhos, agora vamos dar a palavra ao seu Marido Mauro.
- Mauro: Bem, falar da Vanessa é o mesmo que falar de um milagre que tanto esperaste para acontecer e o mesmo se concretizou, a Vanessa olhava para mim de modo diferente, nós tínhamos sonhos e objectivos traçados para o nosso futuro, a Vanessa sempre me apoiou e eu quero que vocês se lembrem dela como uma grande mulher, então vos peço que façam 1 minuto de silêncio e de seguida farei uma oração...
- Deus todo poderoso, criador do céu e da terra, pai nosso que estás no céu, santificado seja o teu nome, apenas quero pedir-te que consoles os nossos corações e não nos deixe cair em tentação, agradecemos pelo pão de cada dia e pelo dia de hoje por estarmos aqui vivos, por-favor meu Pai, receba a tua filha Vanessa aí em cima e cuide de nós aqui embaixo, tudo isso te peço, em nome do teu filho Jesus Cristo, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo, amém.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre, amém.
.
Depois da oração os coveiros metiam o caixão no buraco feito enquanto todos choramos, gritando "Vanessa fica bem na tua nova morada".
Depois fomos para casa, recebemos as visitas e as mesmas sentaram, comeram e beberam, metade foi-se embora e o resto esperou a missa do 7-º Dia.