Então, passar muito tempo sozinho faz a gente questionar tudo a nossa volta né? (Se não for o seu caso, finge que sim, ok? Kk).
Pelo menos no meu caso. Na verdade, há muito tempo eu venho notando isso. Quem quer estar do seu lado, está. Sem precisar que você implore por isso, sabe?
Eu perdi muita gente, e as vezes eu me questionava "eu fiz de tudo pra essa pessoa não ir, e ela foi assim mesmo, qual meu problema??".
Mas eu esquecia que quem não queria ir, nunca foi. Sempre esteve presente, independente da maneira, independente de só ser numa ocasião especial ou num momento de necessidade.
Mas ainda sim, é difícil enxergar todas essas coisas quando a gente foca numa pessoa só. E sinceramente, sabemos que ninguém tem obrigação de segurar nossas expectativas, até porque, elas são nossas, e depositar isso em outra pessoa, é uma real falta de consideração, né?
Eu sei que você tá cansado/a de ler isso sempre, mas as vezes a gente nem percebe que tá fazendo isso com o outro. A gente não SE percebe.
Já percebeu que nos nossos problemas, sempre tentamos culpar o outro? Buscar outra pessoa pra levar a culpa por nós enquanto a gente passa a vida se vitimizando?
Isso é péssimo pra sua saúde mental. É sério. Sempre que tomamos uma decisão "errada", nossa tendência é dizer "mas se fulano não tivesse falado/feito isso, eu não teria feito tal coisa". A gente nunca se responsabiliza pelos nossos atos.
Ok ok, você já deve tá pistola aí, "AH MAS EU NÃO FAÇO ISSO", eu sei okay? Quis colocar essa frase como o que nós fazemos normalmente, pelo menos uma vez na vida já tentamos culpar o outro pelas nossas merd@s, e ok, mas você não se sentir minimamente responsabilizado pelas tuas ações, não faz sentido algum, sabe? Além de te prejudicar, e acabar prejudicando outra pessoa que não tem a menor consciência disso.
Vamos combinar uma coisa? Sempre que você tomar uma decisão (boa ou ruim, independentemente disso), saiba quem REALMENTE foi culpado pelas consequências. Se faça perguntas como: quem escolheu isso? Quem falou isso? Por quê isso foi feito/aconteceu?
Não falo isso pra você tomar todas as dores do mundo e se responsabilizar por elas, mas pra ser um pouco consciente sobre o que se passa pela tua vida e se responsabilizar pelos teus B.O., ok?
Mas quando houver uma consequência ruim, não fique se martirizando, se culpando, porque assim como evitar a culpa, absorver culpa demais também não vai te fazer bem. Você pode acabar fazendo isso só pra ter outra pessoa passando a mão na tua cabeça e tirar o peso da tua escolha, mais um forma de vitimização. Isso também vai te fazer mal. É necessário uma balança, mental mesmo, colocar os pesos nelas e entender que coisas tendem a ser ruins ou boas, mas é importante saber até que ponto você deve lidar com elas.
Existe uma linha bem tênue entre ser uma pessoa centrada e bem resolvida com as tuas decisões e entre passar para esses extremos.
Espero que tenha ficado bem claro...
VOCÊ ESTÁ LENDO
Desabafos
LosoweVocê está clicando por sua conta e risco. Não sei o que vai sair daqui. Boa leitura!