Nascimento23 de março de 1749
Beaumont-en-Auge
Morte5 de março de 1827 (77 anos)
Paris
ResidênciaBaixa Normandia, Arcueil
SepultamentoCemitério do Montparnasse
Nacionalidadefrancês
CidadaniaFrança
Filho(s)Charles Émile de LaplaceOcupaçãomatemático, astrônomo, físico, político, filósofo, professor universitário, físico teórico, estatístico
PrêmiosGrã-cruz da Legião de Honra, Grande Oficial da Legião de Honra, Cavaleiro da Legião de Honra, Grã-cruz da Ordem da Reunião, membro da Royal Society, Royal Society, Membro da Academia Americana de Artes e CiênciasPierre-Simon, Marquês de Laplace (Beaumont-en-Auge, 23 de março de 1749 — Paris, 5 de março de 1827) foi um matemático, astrônomo e físico francês, que organizou a astronomia matemática, resumindo e ampliando o trabalho de seus predecessores nos cinco volumes do seu Mécanique Céleste (Mecânica celeste) (1799-1825). Esta obra-prima traduziu o estudo geométrico da mecânica clássica usada por Isaac Newton para um estudo baseado em cálculo, conhecido como mecânica física.[1] Foi eleito membro da Royal Society em 1789.
Ele também formulou a equação de Laplace. A transformada de Laplace aparece em todos os ramos da física matemática — campo em cuja formação teve um papel principal. O operador diferencial de Laplace, do qual depende muito a matemática aplicada, também recebe seu nome.
Ele se tornou conde do Império em 1806 e foi nomeado marquês em 1817, depois da restauração dos Bourbon