Daí a três noites faleceu o velho Major, tranquilamente, duranteo sono. Seu corpo foi enterrado no fundo do pomar.
Começava o mês de março. Durante os três meses seguinteshouve uma intensa atividade secreta. As palavras do Major haviamdado uma perspectiva de vida inteiramente nova aos animais de maiorinteligência da granja. Não sabiam quando teria lugar a Revoluçãoprevista pelo Major, nem tinham razões para acreditar que fosse durante a existência deles próprios, mas percebiam claramente o deverde prepararem-se para ela. A tarefa de instruir e organizar os outrosrecaiu naturalmente sobre os porcos, reconhecidamente os mais inteligentes entre os animais. Salientavam-se, entre eles, dois jovens varrões, Bola de Neve e Napoleão, que o Sr. Jones criava para vender.Napoleão era um cachaço Berkshire, de aparência ameaçadora, o único Berkshire da fazenda, pouco falante, mas com a reputação de possuir grande força de vontade. Bola de Neve era mais ativo do que Napoleão, de palavra mais fácil e mais imaginoso, porém não gozava damesma reputação quanto à solidez do caráter. Todos os demais porcosda fazenda eram castrados. Dentre estes, o mais conhecido era porquinho gordo chamado Garganta, de bochechas redondas, olhos semprepiscando, movimentos lépidos e voz aguda. Manejava a palavra combrilho e, quando discutia algum ponto mais difícil, tinha o hábito dedar pulinhos de um lado para o outro e abanar o rabicho, o que eraassaz persuasivo. Diziam que Garganta era capaz de convencer que opreto era branco.
Esses três haviam organizado os ensinamentos do Major numsistema de pensamento a que deram o nome de Animalismo. Váriasnoites por semana, depois que Jones dormia, realizavam reuniões secretas no celeiro e expunham aos outros os princípios do Animalismo.
De início, encontraram certa apatia e muita estupidez. Alguns animaismencionaram o dever de lealdade para com Jones, a quem se referiamcomo o Dono, ou fizeram comentários elementares do tipo: SeuJones nos alimenta. Se ele fosse embora, nós morreríamos de fome.Outros faziam perguntas como: Que nos importa o que acontecerá depois da nossa morte? ou: Se essa Revolução vai ocorrer de qualquer maneira, que diferença faz trabalharmos por ela ou não?, e osporcos enfrentavam grandes dificuldades para fazê-los ver que isso eracontrário ao espírito do Animalismo. As perguntas mais estúpidaseram sempre as de Mimosa a égua branca. A primeira pergunta quefez a Bola de Neve foi: Continuará havendo açúcar, depois da Revolução?
— Não – respondeu Bola de Neve, firmemente. — Não dispomosde meios para obter açúcar nesta fazenda. Além disso, você não necessita de açúcar. Mas terá a aveia e o feno que quiser.
— E eu ainda poderei usar laços de fita na crina? — perguntou Mimosa.
— Camarada — explicou Bola de Neve — essas fitas que você tantoestima são o distintivo da escravidão. Será que você não compreendeque liberdade vale mais do que laços de fita?
Mimosa sempre concordava, mas não dava a impressão de estarlá muito convencida.
Muito mais ainda lutaram os porcos para neutralizar as mentirasespalhadas por Moisés, o corvo doméstico. Moisés, bicho de estimação do Jones, era um espião linguarudo, mas também hábil na conversa. Afirmava a existência de uma região misteriosa, Montanha de Açúcar, para onde iam os animais após a morte. Essa montanha estava situada em algum lugar do céu, pouco acima das nuvens, segundodizia Moisés. Na Montanha de Açúcar, os sete dias da semana eramdomingo, o campo floria o ano inteiro, e cresciam torrões de açúcarbolos de linhaça nas sebes. Os animais detestavam Moisés, porquevivia contando histórias e não trabalhava, porém alguns acreditavamna Montanha Açúcar e os porcos tiveram grande trabalho para convencê-los de que tal lugar não existia.
Os discípulos mais fiéis eram os dois cavalos de tração, Sansãoe Quitéria. Ambos tinham enorme dificuldade em pensar qualquer 14coisa por si próprios todavia, aceitando os porcos como professores,absorviam tudo quanto lhes era dito e passavam adiante para os outrosanimais, por simples repetição. Nunca deixavam de comparecer aosencontros secretos no celeiro e davam o tom para o hino Bichos daInglaterra, que sempre encerrava as reuniões.
YOU ARE READING
Revolução dos Bichos
FantasyA Revolução dos Bichos, de George Orwell, se passa numa granja liderada, inicialmente, pelo Sr. Jones. Porém, insatisfeitos com a dominação e exploração e liderados pelo Porco Major, os animais decidem fazer uma revolução. E agora vão lidar com as c...