Primeiro precisamos refletir sobre o mundo da matéria(terra) e o mundo da alma(espiritual).
O espiritual é o primeiro, e não se encerra, é permanente. O mundo material da terra, assim como o corpo físico, iniciou e se extinguirá pela Lei Divina em alguns milênios à frente.É importante esse raciocínio curioso e até ás vezes leva a incredulidade para muitos. Por isso conhecer como se deu a evolução do ser humano nos faz compreender o processo.
O nosso sol de hoje já brilhava há 60000milhões de anos. Por isso busquei encontrar na biologia algo que falasse sobre a formação humana na terra. E achei espetacular a simbiose. Não desmerecendo a ideia da Bíblia sobre Adão e Eva. Mas acredito que tenham sido dois personagens bíblicos na boa intenção de explicar o desconhecido da época. Já li sobre a hipótese de Adão e Eva serem os líderes de uma clã primitiva mais evoluída. Mas os estudos arqueológicos nos mostra o crescimento e evolução natural dos seres nesse planeta que Jesus formou para ser hoje e a há milênios a moradia de nós humanos.
Arqueólogos buscaram pistas das origens.
O que se chama hoje de Europa, iniciou cerca de 60000milhões de anos após a "era" dos repteis e dinossauros. Um cometa atingiu a terra, os dinossauro desapareceram, cedendo espaço para os mamíferos. Um desses mamíferos eram os primatas.
As marcas de pegadas arqueológicas provou que uma espécie primata ficou em pé com as patas traseiras há mais de 5000milhões de anos. E quanto menos pulavam em árvores, percebiam que conseguiam carregar as coisas com as patas dianteiras. Assim seus polegares cresceram. Há 2000milhões de anos essas mãos já criavam artefatos.
Logo não se refere mais a macacos, mas de humanos com cérebros maiores, com ferramentas de pedras e caminhavam juntos em bandos. Os hominídeos não tinham nada afiado, mas descobriram que as agarras das mãos eram melhores que mandíbulas: Bater uma pedra na outra estimulou a percepção.
Há 2000milhões de anos deixaram de ser vegetarianos para serem carnívoros e os enormes dentes perderam o tamanho. O pequeno crânio se expandiu e esse peculiar ser iniciou o processo de pensar e refletir.
Lá nos milênios antes de Cristo, aprenderam a fazer o fogo, seguindo a novos hábitos em diversos lugares, mesmo em grandes geleiras.
Nessa época a criatura percebeu a morte do outro ser. Tomava a consciência de perda, que os levou a rituais e religiões, investindo muita energia de medo.
Durante milênios, esses que se humanizaram, passaram a ocupar tumbas e templos. Nesses anos desenvolveram a comunicação como a linguagem de contato. Na nova idade da pedra guardaram informações com sinais. Saíam como nômades, deixando figuras em cavernas como caçadores. Há 10000mil anos, começavam a se fixar em lugares ocorrendo a agricultura. Quando descobriram como fertilizar a terra, iniciou-se o processo de armazenamento e o sentido de propriedade de algo.
Assim, formaram as aldeias, famílias, escravos. Os primeiros enterros começavam.
Em 10000mil anos antes de cristo surgiam a necessidade de segurança com medo de invasões, espíritos e do poder da natureza. Os rituais acabou sendo um meio de criarem proteção, e na maioria com sacrifícios humanos. Raras religiões não usavam o sacrifício humano. Com o passar de décadas, algumas religiões passaram a sacrificar animais.
Não se sabe exatamente como foi acontecendo, mas passaram a se organizar em religiões, monarquias, políticas e padrões sociais. De repente se entendeu a relação de sexo e procriação, surgindo novos rituais envolvendo atos sexuais, na crença de fertilidade para a terra. Esses que faziam os rituais eram mortos e substituídos por outro jovem e forte, sendo considerados deuses e deusas. Mas a sociedade percebeu a mesma eficácia com magias simbólicas. Quando isso aconteceu o "homem deus" dos rituais passou a ser o monarca.
No Egito foi usado muito o ritual do rei grão. Especula-se que nessa fase primitiva as mulheres eram idolatradas como geradoras de vidas. A posição das mulheres eram bem menos livres, ainda mais quando o homem começou usar ferramentas, arados e a mulher ficou no trabalho doméstico. Nessas fases, também os homens passavam fora por muito tempo invadindo terras.
Logo a agricultura, religião e guerra eram os padrões permanente das sociedades. Com o tempo, classes sociais, sem serem os sacerdotes, apareceram, como os artesões, mineiros que trabalhavam com metal e cobre.
Assim veio a enorme complexidade. Todos já não eram mais autos suficientes. Chegava o comércio, reservas de alimentos e centros urbanos. Iniciou a diferenciação social, dividindo-se entre ricos, pobres, nobres, escravos e senhores de terras lutando entre si. A ambição dominou a política de poder. Assim inicia a sucumbência dos mais fracos para os mais fortes. Essa espécie de evolução foi generalizada na Índia, China, Oriente médio e em condições similares na Europa. Crescia a luta de conquista por terras férteis.Perceboo quanto natural e por percepção sua o ser humano foi evoluindo no material, mas gerando em si o sentimento de orgulho, egoísmo e poder. E Deus não teve nada a ver com isso. Afinal ele nem havia se revelado, até então se manifestar para Abraão. É muito lúcida a questão que Deus não criou ou influenciou a maldade e o egoísmo de posse que o ser humano gerou para si mesmo no prazer e auto segurança. Exatamente no momento em que se fechou em sociedade, buscando e pensando apenas na sua própria sobrevivência e desfavorecendo os mais fracos, impulsionou e prensou as mentes com o sentimento de medo. Seres que se mantinham livres, passaram a serem aprisionado. A guerra do mais fortes em detrimento do mais fracos. A opressão era nítida desde 10000mil anos antes de Cristo. E tudo foi pela própria escolha do ser humano.
Reportando-se para o nosso século, mesmo depois que Jesus veio trazendo qual era o nosso destino pelo amor e fraternidade, poucos se atentaram e deram ouvidos. O que mudou foi o progresso tecnológico, conquistas de direito jurídicos, uma organização padronizada na sociedade. Mas a mente perceptiva dos gananciosos e opressores ainda é viva.
Contudo também houve o gatilho da evolução moral em certo ângulo. Ninguém é um herege criminoso como foi na inquisição. O direito de escolher e opinar foi se abrindo como um leque. Os erros se tornaram mais visíveis com a tecnologia se expandindo por quase todo o planeta habitado.
Seguiremos nessa evolução moral e com certeza não existe mais brechas ao retrocesso. Quem está no poder, mesmo omitindo fatos, é obrigado a prestar um tipo de conta a humanidade. A espiritualidade elevou-se em muitos graus acima da ignorância sobre a vida, saindo do mecanismo de nascer e morrer. Sabemos, e quem nunca leu sobre isso existem vários métodos de se interagir sobre o assunto, que seguimos nascendo e renascendo para que essa própria evolução tenha a chance de acontecer.
Não é a água que evolui, nem o sol, nem a brisa do mar. Somos nós mesmo que temos o dever pela Lei natural do universo de nos afastarmos cada vez mais de nossas imperfeições. Cada um fazendo isso no seu ínfimo ambiente é que se dará a evolução moral no amor em totalidade.
Acredito que, então, deixaremos a palavra sobreviver que é tão pejorativa, para a palavra viver.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Na tempestade encontrei Deus
RandomA cada fase da vida um aprendizado. É uma busca. Um desejo de alma. Não importa qual a religião que te faz bem. Descobri que Deus não está de chicote exigindo nossa perfeição. Ele paciente demais, deseja é que nos afastamos mais e mais de nossas...