Autores: Pedro Igor Santos e Vitória Bernardi
Sinopse: Procura, é baseado em um texto bíblico que se encontra em Cantares de Salomão 3, 1-4.Conta a historia de uma pessoa que procura o seu grande amor. Essa adaptação busca mostrar que ninguém precisa de uma pessoa para ser feliz e sim de amor a si próprio
Personagens: Ana, Raquel, Ator 1, Ator 2, Ator 3, Ator 4
Ana deitada em uma cama, vestida em seu pijama de unicórnios, com a cabeça em um travesseiro. Sonhando com um grande amor. Em um susto acorda um pouco triste. Levanta-se e vai ao banheiro, escova os dentes. Vai para a cozinha e prepara o seu café da manhã. A campainha toca.
Ana: (grita) já vai!
(Abre a porta e se depara com a sua amiga.)
Raquel: Bom dia amiga!
Ana: Bom dia!
(Elas se abraçam.)
Raquel: trouxe uns pães de queijo, vim tomar café com você.
Ana: Entra, vamos para a cozinha, a água do café já está no fogo, tem um bolo também esperando por nós.
(As duas vão para a cozinha e Ana começa a fazer o café.)
Ana: o leite está na geladeira, pega ai!
(Pega uns copos e uns pra tos e coloca na mesa pra gente, por favor.)
(Raquel um pouco perdida na cozinha da amiga.)
Ana: ai em baixo no armário. (apontando com o dedo o local)
(Ana termina de preparar o café e o coloca na mesa, as duas se servem.)
Ana: amiga, estou tendo um sonho recorrente.
Raquel: que sonho amiga?
Ana: encontrando o meu grande amor, sabe? Acho que é porque eu já estou a muito tempo sozinha. Depois que eu terminei com o Afonso a 6 meses atrás eu nunca mais namorei ninguém.
Raquel: Amiga me desculpa, mas eu acendi muita vela pra Santo Expedito pra ele tirar aquele homem da tua vida. Ele era muito abusivo contigo, não te deixava fazer nada, nem falar com as tuas amigas.
Ana: (dá uma gargalhada) Realmente ele era assim mesmo, bem abusivo. Fez eu me afastar de todos os meus amigos. E ainda deixava minha autoestima no pré-sal (rir novamente)
Raquel: Tenho um ódio mulher, daquele homem.
Raquel: Sim, mas me fale como foi esse sonho.
(Ana começa a relatar o sonho a Raquel. No decorrer do relato ela fica muito pensativa. As luzes do palco apagam e fica um foco na cozinha. Um foco de luz do outro lado do palco se abre e começa a passa em outra cena o sonho de Ana.)
Ana: Então amiga deixa eu te contar.
Ana: No sonho eu estava na minha cama dormindo, ai eu acordo e olho pro lado e o meu amor não estava lá, ai eu fico um pouco desesperada sabe!? Ai eu me levanto da cama e começo a procurá-lo. Eu abro a porta e vou pra rua, mulher e eu estava com um vestido vermelho longo, era babado (risos). Ai diz que eu saiu louca na rua perguntando para as pessoas se elas tinham visto o meu amor, e elas me respondiam que não. Isso tudo eu correndo aqui na Castelo de Castro, ai do nada eu to na Praça do Ferreira, e começo a perguntar para as pessoas que estavam ali, e elas só me respondiam que não sabia. Ai eu me sentei no banco e começo a chorar, ai do nada começa a tocar uma música, e eu levanto e começo dançar.
(As luzes da cena extra se apaga.)
Raquel: Valha mulher, que lombra foi essa? Tu fumou o que antes de dormir? (dá uma gargalhada)
Ana: (rindo) Para mulher, tu sabe que eu não fumo, eu sou de Deus.
Raquel: Tá é certa (rindo)
Ana: Eu posso continuar?
Raquel: Pode sim!
Ana: Onde eu parei mesmo?
Raquel: mulher tu estava dançando.
Ana: Ah! Lembrei.
(As luzes da cena extra se acendem.)
Ana: Ai NE, eu começo a dançar, dançar, dançar... Quando a música para eu caiu de joelhos no chão chorando. Ai eu sinto só uma mão tocando o meu ombro, eu levanto a cabeça e troco olhares com quem eu sabia que era o meu grande amor. Ele dá a mão para mim, sem falar nada, e me levanta do chão, olha novamente nos fundos dos meus olhos com um grande sorriso no rosto e me dá um abraço, ai a música começa a tocar de novo e a gente começa a dançar coladinho, novamente a gente troca olhares e quando a gente esta quase pra se beijar, eu acordo.
(luzes da cena extra se apagam)
Raquel: Porque isso sempre acontece na melhor parte? (rindo)
Ana: Pior!
(Chega uma mensagem no celular de Ana. Ela pega o celular e lê a mensagem.)
Raquel: Hummm... Quem é?
Ana: É o Rodrigo.
Raquel: Que Rodrigo? Aquele da faculdade, que faz educação física?
Ana: Sim, é ele mesmo. (Raquel toma o celular da mão de Ana.)
Raquel: Deixa eu vê! (ler a mensagem e olha pra Ana com cara de safada) Hummmm... Vocês estão ficando?
Ana: Estamos! Eu acho que ele é o amor da minha vida. (Com cara de apaixonada)
Raquel: Eita! De novo?
Ana: Que de novo amiga? É só a terceira vez esse mês.
Raquel: E os outros dois foram uns babacas com você.
Ana: Amiga, mas eu tenho que buscar a minha felicidade.
Raquel: Tu quer um tapa?
Ana: Olha pra mim amiga! Tu sabes muito bem que eu só sou feliz quando estou com alguém. (Raquel coloca a mão no rosto e faz um sinal de negação)
Raquel: Como eu odeio esse teu jeito!! (Raquel segura nos ombros de Ana e balança) Amiga, tu é linda!! E você não precisa de homem pra ser feliz.
(Ana abaixa a cabeça triste. Raquel leva Ana em frente ao espelho. Ana encara o espelho tristonha.)
Raquel: Olha pra você! Tudo o que você mais precisa agora é levantar a cabeça e seguir a tua vida, e não buscar a felicidade em ninguém, principalmente em macho. Lembre-se a felicidade está em dentro de você, você não precisa de um homem para te fazer feliz. Você tem que começar a cuidar só de você mesmo, eu tenho certeza que você vai se sentir melhor.
Ana: Você acha!
Raquel: Não, eu não acho!! Eu tenho certeza. Agora vá tomar um banho que a gente vai sair.
Ana: E nos vamos pra onde?
Raquel: Vamos ao centro fashion fazer umas comprinhas, porque nos somos bonitas.
(As duas caem na gargalhada. Ana sai pega coxia. Raquel a olha com um sorriso no rosto. As luzes se apagam.)
FIM
YOU ARE READING
Pedro Igor
RandomPedro Igor Santos, biólogo e professor de formação. Mas com um grande amor pelas artes. Ex monitor de teatro da Rede CUCA e um dos criadores da CIA Sois, uma companhia que engloba todos os tipos de artes. Confira aqui alguns dos meus textos teatrais...