Feudalismo/História

395 7 0
                                    


Mapa mental

              O que é o Feudalismo ?

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.


O que é o Feudalismo ?

O Feudalismo é um dos momentos mais importantes e característicos de toda a nossa história. Ocorrido majoritariamente na Europa, esse movimento foi uma espécie de organização socioeconômica que guiou a vida de toda uma civilização por mais de mil anos.

O início do Feudalismo está relacionado à queda do Império Romano, quando muitas invasões ocorreram na região, fazendo com que as pessoas (tanto os nobres quanto indivíduos de camadas mais baixas da sociedade) se mudassem para o campo.

A partir disso, toda uma estrutura hierárquica foi criada com base na terra, que servia ao mesmo tempo como moeda de troca, local de subsistência e principal cenário econômico da época. A seguir, saberemos muito mais sobre esse período!

Resumo do Feudalismo

Com a queda do Império Romano do ocidente, aconteceu uma reestruturação territorial em toda a Europa. Com ela, ocorreu a Expansão Islâmica, ponto fundamental para o nascimento do Feudalismo Europeu.

A principal razão para esse fato está no controle político e militar do Mediterrâneo, o que permitiu que a Europa se isolasse comercialmente.

Com a expansão - que teve o seu ápice com a Batalha de Poitiers -, a sociedade europeia passou por uma série de invasões. Com isso, a nobreza e os camponeses passaram a se isolar no campo, longe das cidades. Assim, surgiram os Reinos Bárbaros (ou seja, não-romanos), cuja principal origem era germânica.

A organização dessas sociedades deu os primeiros toques do que viria a se tornar o Feudalismo. O principal Reino foi o Franco, que tinha uma série de particularidades em relação aos demais. As mais marcantes eram a centralização política precoce e as alianças com a igreja católica. Foi também aqui que ocorreram as primeiras divisões de terra, em condados.

Com a sucessão de reis, o Reino Franco passa a ser fragmentado entre os filhos do Rei Luís, o Piedoso, a partir do Tratado de Verdun. Com isso, os feudos se tornam hereditários e o Feudalismo começa a atuar de fato na sociedade europeia. Sua estrutura está pautada na mistura de elementos romanos, germânicos e árabes.

O Feudalismo está dividido em duas grandes etapas: a Baixa Idade Média e a Alta Idade Média. A seguir, veremos cada uma das divisões de forma mais detalhada.

O que significou o Feudalismo?

Como pudemos observar, o Feudalismo foi muito mais do que um simples período histórico. Ele foi, na verdade, um modo de pensar que moldou a vida de pessoas por diversos séculos e, até hoje, tem uma grande importância na estrutura de nossas sociedades.

Um bom exemplo de sua significância está na edificação das bases do mundo europeu, tanto no aspecto físico (como a divisão de países, surgimento de reinos e nações) quanto nos aspectos culturais (que vão desde os idiomas à religião e aos costumes gerais dos povos).

Meus Resumos Para O Enem.Onde histórias criam vida. Descubra agora