Motivação é dar a alguém motivo para ação. É a energia provocadora que move as pessoas a fazer algo, a se mexer, se incomodar, pensar, agir.
Dinheiro, reconhecimento, promoção, festa, campanha, discurso, homenagens, tudo isso é muito legal. Até funciona, como tudo na vida, se feito da forma adequada, na hora adequada e para a pessoa adequada. Cada coisa tem seu efeito no momento e no modo certo. Não podemos negar.
A motivação é situacional. A liderança também tem que ser situacional. Pessoas são motivadas por estímulos diferentes. Tem gente que se motiva com um salário maior, tem gente que não vai dar a mínima para isso, por mais estranho que possa parecer. Há pessoas que dariam a vida para ter um emprego com estabilidade. Por outro lado há quem tenha náusea só de pensar nessa possibilidade. Tem gente que se estimula com risco, tem gente que não.
No fim das contas, um líder deve ficar atento a que tipo de estímulo funciona para cada tipo de pessoa. O suprassumo do momento, a liderança situacional. Pessoas são diferentes e precisam de estímulos diferentes em momentos diferentes. O que funcionou em um momento, pode não funcionar com a mesma pessoa dias depois. As coisas mudam, as pessoas mudam, cenários mudam. Quando o assunto é pessoas, o alvo está sempre em movimento. O “radar” do líder tem que ficar ligado o tempo todo.
Tem até algumas receitas de bolo que você pode encontrar por aí para te ajudar a ver o que fazer, de acordo com o perfil do liderado ou de uma equipe. Mas ó, vou te contar uma coisa: a verdade nua e crua, é que nada motiva mais o ser humano do que a cobrança. Não há no mundo que não se mexa quando é exigido.
Já me deparei tantas vezes com pessoas ou equipes completamente desmotivadas e depois de alguma avaliação constatar que o que estava faltando mesmo era cobrança. O ser humano sem cobrança morre! Fica deprimido, pálido, morno, automático, igual, comum, repetitivo, em declínio, moribundo, flácido, mole, bobo, por conta da sorte, a deriva, sem motivos... desmotivado!
Você tá aí nessa vida mansa, comendo e dormindo e aí vai fazer um exame de sangue. Suas taxas estão todas bagunçadas e o médico diz que você vai entrar em colapso não mudar imediatamente a sua rotina, sua alimentação e seus hábitos. Eis que surge um atleta, com alimentação balanceada, com um brilho no olhar e cheio de amor para dar. Não é assim que funciona?
E no escritório, quando todo mundo está pensando na “morte da bezerra”, aí alguém fala “o homem chegou”. Entra o homem de terno preto, com uma cara de mal e todo mundo se põem a trabalhar, a faxineira limpa tudo, o cafezinho aparece fresquinho, as pessoas ficam focadíssimas e andando na linha. Não é assim?
Cobrança, a força mais motivadora que existe.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Liderança de Verdade!
Non-FictionNesse livro você vai encontrar capítulos provocativos, doses de insights que vão fazer você questionar, curtir e refletir sobre liderança. Se você é líder, leia este livro! Se você não é, provavelmente não vai ficar muito feliz ao se dar conta de a...