O Rei Midas

136 9 0
                                    

Na mitologia grega, o Rei Midas era o rei da Frígia, que hoje em dia é uma região da Turquia, Midas herdou o trono do pai, Górdio.                                         

 Midas era extremamente rico e morava com sua filha em seu castelo. Entretanto, Midas era muito apegado ao seu dinheiro, um dia, Sileno, pai de Dionísio, o deus do vinho, andou bebendo demais e acabou se perdendo pela cidade. Sileno foi encontrado por camponeses que o levaram para o rei, Midas, reconheceu o homem pelas histórias, e o acolheu até que se recuperasse completamente, depois de um tempo o rei Midas decidiu levar Sileno de volta para o filho, Dionísio, que ficou extremamente agradecido. Como recompensa, Dionísio ofereceu a Midas o direito de escolher sua recompensa, seja qual fosse, já que amava sua riqueza, Midas pediu que tudo o que ele tocasse virasse ouro, Dionísio concedeu o pedido.

Midas adorou seu novo poder, e não hesitou em testá-lo em tudo que via pela frente, mas não demorou para  Midas começar a ter raiva de seu poder, pois na hora do jantar toda a comida virou ouro, e diante de seus olhos Midas viu sua própria filha virar ouro quando ela tentou abraça-lo e nesse momento midas se desesperou e pediu a Dionísio que retirasse seu poder, Dionísio com pena de midas disse a ele que o único jeito de tirar seu poder e trazer sua filha de volta é mergulhando tudo o que foi transformado em ouro e as próprias mãos de midas na água corrente, e Midas fez o que Dionísio disse e funcionou, Midas recuperou sua filha mas perdeu seu poder mas para Midas o ouro não era mais tão importante, perto do abraço de sua filha.

( segundo a mitologia grega, Midas ao se abaixar para coletar água na beira do rio acabou tocando a areia e é por isso que as margens do rio Pactolo tem uma areia dourada )


Contos, Lendas e MitosOnde histórias criam vida. Descubra agora