Conversa #2 - Ilusão

19 2 0
                                    

Olá, tudo bem? Espero que esteja bem

Queria falar se um assunto que acho muito interessante.
Ilusão, uma palavra que assusta né? Às vezes me assusto também, mas consigo enxergar um outro lado da ilusão, um lado positivo, por mais estranho que pareça, e é desse lado que quero falar aqui.

Certo dia comecei a reparar que muitas das coisas que nos fazem bem são apenas ilusões, e o mais interessante é que algum tempo depois um amigo meu chegou a esse mesmo pensamento. Falando assim, dá a entender que essas coisas são falsas, ou seja, são uma perda de tempo já que não existem de verdade, mas creio que não deveria ser visto dessa forma.

Já imaginou se vivêssemos apenas do real? Se fôssemos obrigados a conviver apenas com a verdade que o acaso somado às pessimas escolhas da humanidade traz? Com as guerras, as injustiças, a ignorância, a falta de humanidade em geral? Acho que agora faz mais sentido pra você. É aí que existe a necessidade de ilusão.

Quando falo de ilusão, não falo de engano, falo do horizonte da imaginação humana, berço das artes, dos mitos, das lendas, das culturas, e das crenças. É um grande poder que temos, talvez até o maior, mas com grandes poderes vêm grandes responsabilidades!

Infelizmente é um poder muito mal aproveitado, projetado nos lugares errados, nos níveis errados. O excesso de ilusão é tão ruim quanto a falta dela, e pior do que isso é querer transformar qualquer ilusão em realidade, fomentando expectativas injustas e absurdas, ou ainda não saber diferenciar a ilusão e o real.

Nem tudo pode sair do horizonte da ilusão, e mesmo que saia, nunca será tão belo quanto nesse lugar único em nossas cabeças. A falta de responsabilidade com esse "poder" nos faz jogar a culpa nele, sendo que ele é a solução mais fácil e mais vasta de quase tudo.

Já fui um grande usuário desse poder, mas ele parece estar fugindo de mim. Não sei se usei demais, se perdi a prática ou esqueci em algum lugar estranho. Sei que sinto falta do que ele me trazia.

Enfim, isso é o que eu penso da ilusão. E você, sabe usar esse poder?

Você leu todos os capítulos publicados.

⏰ Última atualização: Oct 11, 2020 ⏰

Adicione esta história à sua Biblioteca e seja notificado quando novos capítulos chegarem!

Conversa às CegasOnde histórias criam vida. Descubra agora