Eu sei que este capítulo pode parecer inútil para você, afinal de contas, você adquiriu este livro porque quer vender mais na internet, correto? Entendo. No entanto, é de suma importância compreendermos o impacto que um bom serviço de marketing pode ter não somente digitalmente, mas sobre a sua vida.
Vivemos na era digital e as pessoas que aprenderam a pensar além do óbvio estão surfando nas ondas do sucesso. Computadores, celulares, tablets e relacionados estão em toda parte. Sendo assim, quem quer fazer com que algo apareça, precisa inseri-lo no incrível mundo virtual que conhecemos como "internet". Se você não mostrar o seu trabalho às pessoas, como elas o conhecerão?
Viso esclarecer neste capítulo a importância do marketing digital. Quero lhe convencer de que todo o esforço aplicado na promoção de um trabalho é eficaz e, na realidade, crucial. Escrevi meu primeiro livro em meados de 2016, porém me atentei verdadeiramente à importância do marketing somente no início de 2020.
É claro que um conteúdo de qualidade chama a atenção do público e se divulga automaticamente, digamos assim, mas nem sempre este processo é o suficiente. Mesmo com pouco marketing, meus livros vendiam razoavelmente bem, mas com a aplicação das técnicas corretas as vendas aumentaram significativamente... e eu presumo que você também queira vender mais.
Então, antes de continuarmos, te faço um pedido, querido(a) leitor(a). Prepare-se para, diariamente, reservar um bom tempo para colocar em prática certas estratégias de divulgação. Lhe adianto que não será fácil. Pôr em prática uma ou duas estratégias é uma tarefa tranquila, contudo esta realidade muda quando o indivíduo opta por usar dez ou quinze técnicas.
Apesar do maior esforço aplicado, vale a pena. O retorno surge aos poucos, mas surge. E o maior fator apaixonante do marketing é o fato de que em certa altura do campeonato a "máquina girará sozinha", ou seja, já não será necessário se esforçar muito para divulgar o seu trabalho, pois haverá fãs, empresas, blogs, sites e comentaristas que farão isso por você.
"Quanto tempo devo esperar pelo retorno?", a resposta é: ninguém sabe. A internet é um mundo inconstante e surpreendente (até porque as pessoas também são assim, então por que a internet seria diferente?). Porém, dificilmente as diferenças passarão despercebidas após 6 meses de marketing, se aplicado com disciplina.
Um conselho antes de prosseguirmos: cuidado com os excessos. Não se esqueça de que a vida é única e você precisa vivê-la bem. De nada adianta se desgastar ao máximo 24 horas por dia se você não estiver futuramente saudável para colher os frutos. Portanto, vá com calma.
Não é obrigatório o uso de todas as estratégias ensinadas aqui de uma única vez em um único dia. Você pode distribuir as tarefas de acordo com os dias da semana. Por exemplo: na segunda-feira cuidar das redes sociais, na terça-feira criar conteúdo adicional, na quarta-feira focar em ter ideias, na quinta-feira distribuir conteúdo gratuito, e daí por diante.
Prosseguindo desta maneira, com calma, disciplina e fé, seu trabalho alcançará um ótimo número de pessoas. Garanto a você que é impossível divulgar com inteligência e perseverança e não ver os resultados surgirem. Os frutos virão, sem dúvida. Desejo a você boa sorte, boa leitura e que Deus lhe abençoe! Mãos à obra!
VOCÊ ESTÁ LENDO
Estratégias Gratuitas de Marketing Digital: Alavanque seus ganhos... (6ª ed.)
Não FicçãoVocê quer lucrar com a internet, mas ainda não sabe como crescer no marketing digital? Criar, vender ou revender um produto ou trabalho é uma grande vitória, mas não é a única luta para quem quer crescer na internet. Todos são capazes de fazer um bo...