O momento de aprendizado havia acabado, porém a confraternização estava apenas começando. Crianças e adultos se divertiam na pista de dança, Catarina estava observando tudo de longe, contemplando a alegria de um bom resultado, quando Lucas, abraçou a noiva de lado, e juntos, o casal observava toda animação daqueles que estavam na agitação.
— “O verdadeiro tesouro da Igreja é o santíssimo Evangelho da glória e da graça de Deus.” recitou o jovem a tese 62° — sabe, Cat, quando Deus terminou cada obra da criação que ele criou, Ele falou que era bom. E nesse momento, olhando a felicidade estampada no rosto de cada um presente, eu só consigo pensar que isto é bom. Viver na dependência de Deus, contando sempre com a vontade dEle para nos guiar, sempre levando conosco o verdadeiro tesouro.
Catarina, não estava compreendendo onde o noivo queria chegar, mas ele estava certo, era bom observar um pouco mais da bondade de Deus, e como era possível ser feliz no simples, e prazeroso se alegrar sabendo que fazia parte da família, a família de Deus. Todos reunidos em um único clamor, tudo por Ele, para Ele, e com Ele, tudo para a Glória de Deus.
— Catarina — Lucas, chamou a moça — meu bem, eu não quero mais esperar, eu não sei o que o futuro trará, não sei se serão aflições ou alegrias, mas não precisamos de muito. Precisamos de Cristo, Ele nos é suficiente. Vamos valorizar as coisas simples da vida, pedir a Deus todos os dias um coração contente NEle, que muito mais do que conhecimento, busca praticar tudo aquilo que vem aprendendo, exercendo a verdadeira masculinidade e feminilidade bíblica, na simplicidade do dia a dia. Amando ao Senhor Deus, todos os dias, independente da situação, sempre olhando para a bondade de nosso Deus.
— O apóstolo Paulo em romanos 1.17 fala “Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá pela fé.” — Lucas se virou à noiva, pegando em sua mão e dando seguimento à sua fala — Catarina, não é só na salvação que não temos méritos, nós não podemos contribuir com nada pelo nosso merecimento ou esforço. Deus nos concede a fé. Deste modo, vivermos uma vida piedosa significa confiar nEle e depender de sua Graça.
— Cat, eu quero me manter amável e ativo até o fim dos meus dias. Quero dar a minha vida pela sua, cuidar de nossos filhos, ser o marido que o Senhor me instrui a ser. Teremos muitas lutas, mas eu não quero mais esperar. Nós não precisamos ter o emprego dos sonhos, a casa própria ou tantas outras coisas que a sociedade impõe. Precisamos ser cativos à palavra de Deus; e eu sei que aqui não é hora nem lugar, muito mais deve ser explicado, mas meu amor, eu quero adiantar o nosso casamento para ser o mais breve possível.
A jovem Catarina ficou um tanto quanto surpresa com as juras de amor, todavia feliz, o desejo de seu coração era ser a mulher que Deus quisesse que ela fosse, e não havia dúvidas que era ao lado de seu amado noivo.
— Amo você — a jovem deixou um beijo na bochecha do rapaz — Querido, dificilmente algo me fará mais feliz do quê me tornar sua esposa, acho uma excelente ideia.
Catarina, ainda estava refletindo sobre os últimos minutos em cada passo incerto que dava em direção às crianças, a jovem sabia que tinha de encerrar a noite e pediu a graça do Senhor para lhe ajudar com suas emoções de jovem apaixonada.
— Olá criançada, gostaram da festa?
— Simmmmm — gritos, aplausos e muitas comemorações foram ouvidas por parte das crianças.
— A noite está acabando, foi muito bom receber cada um de vocês aqui — começou Catarina — Mas, antes de nos despedirmos, teremos uma última surpresa.
A jovem foi se movendo, aproximando das crianças e como quem contava um segredo declarou:— Um passarinho verde me contou, que existem muitos tesouros espalhados pelo salão. Vocês querem procurar essas preciosidades?
— SIIIIMMMMMM
A agitação foi tão grande que algumas crianças já saíram em busca do tesouro, todos animados e ansiosos para o encontrar. Mesmo que não soubessem o que era, elas criam que saberiam identificar o “tesouro”.
— Foi dada a largada. Bem-vindos a caça ao tesouro — gritou Cat, animada.
A jovem não teve tempo de anunciar a largada direito quando Jonathan, um jovenzinho da igreja, deu o primeiro grito de “achei”, animado correu ao encontro da Tia Cat. Um a um, várias crianças foram achando seus pacotes de tesouro. A vontade de abrir logo os embrulhos era grande, todavia, Mariane e Catarina, haviam sido bem claras quanto ao fato que eles iriam abrir todos juntos. Alguns esperavam a hora certa, outros saíram para ajudar aqueles que ainda buscavam seus tesouros e quando todos haviam encontrado, eles se reuniram no centro da pista de dança.
— Amiguinhos, esse tesouro, um presente que cada um de vocês carrega, foi ideia do nosso querido pastor — Catarina, olhando para o reverendo Francisco que estava mais ao fundo, disse um silencioso “obrigada”, apenas movimentando os lábios. E então continuou seu discurso — Martinho Lutero, na biblioteca de Erfurt, encontrou um precioso livro, era uma bíblia. Ele começou a ler e estudar todos os dias e na Santa Escritura, encontrou conforto, uma promessa para sua alma.
— Cada presente que vocês carregam, veio de um irmão aqui da igreja, tem páginas marcadas e alguns comentários para os auxiliar, assim como Lutero recebeu ajuda. Nós oramos para que se assim for da vontade do Senhor, Ele ilumine as vossas mentes para O conhecer. Que vocês, crianças, sejam abençoadas com este presente.
A jovem então pediu para rufarem os tambores, e liberou a abertura dos tesouros. Quando cada criança foi abrindo o seu pacote encontrado, elas realmente possuíam um precioso tesouro, a Santa Palavra de Deus. Várias bíblias foram sendo tiradas de seus pacotes, exemplares como bíblia de Genebra, MacArthur, Herança Reforma, King James 1611, Shedd, Matthew Henry, e também bíblias comuns foram sendo reveladas.
— Vocês podem estranhar estarem recebendo “bíblias de adultos” — Mary, fez sinal de aspas com as mãos — Mas, crianças, o mesmo Deus que ilumina as mentes dos adultos para compreender a bíblia, ilumina a de vocês e nós desejamos que todos aqui, desde cedo busquem estar dependentes do Senhor para a compreensão das escrituras, então assim como podem ler uma bíblia com linguagem facilitada, com a graça de Deus vocês podem ler essas também, não por capacidade própria mas por graça.
— Lembrem-se, vocês são cativos à Palavra de Deus — Falou Catarina — e quando estiverem com dúvidas, vocês podem procurar, os pais, as tias da igreja e também os irmãos, todos estamos aqui para os auxiliar.
Somente as crianças com idades entre 8 e 12 anos haviam participado da caça ao tesouro, enquanto Catarina terminava seu discurso, bíblias infantis, e livrinhos de histórias biblicas foram distribuído as crianças menores de 7 anos.
— O que Lutero fez em 1517, não foi o primeiro nem o último ato da reforma, o trabalho nunca foi definitivo, nós precisamos saber pregar a bíblia a toda criatura. O tempo todo precisamos levar a Escritura à nossa sociedade. Se depois de tanto tempo a reforma ainda é tão significativa em todo o mundo, é porque muito provavelmente, ainda não terminou.
— Romanos 12:2 diz: “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. Agradecemos a todos vocês que vinheram, participaram, colaboraram e incentivaram para que tudo desse certo. Que o nome de nosso Deus seja louvado!
A jovem moça, então exclamou:— Este dia foi bom, Deus; este dia foi muito bom.
Feliz dia 31 de Outubro de 2020, feliz 503 anos da Reforma Protestante.
☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆☆
1298 palavras
VOCÊ ESTÁ LENDO
A FESTA DA REFORMA
SpiritualCatarina é uma jovem disposta a servir com todo o seu ser e alma, mas ao enfrentar problemas em um evento da igreja. Ela precisará se lembrar do evangelho de Cristo e voltar os seus olhos para a Cruz, sendo cativa a palavra de Deus. Sabendo que só n...