CAPITU - Luca

3 0 0
                                    

Ao leitor... Necessito explicar o tamanho despautério que estou a cometer...

Como provavelmente você que está ler neste momento, eu igualmente sou fascinado pela obra do gênio Machado de assis, contudo após ler a obra, senti que havia espaço para inúmeras interpretações, e antes que o leitor ponha-se a me criticar, entendo que este aspecto é o que faz a obra ser estupenda, admirável... Transcendente, se me concedes o direito de ser hiperbólico. Havia tirado conclusões, mas como citado anteriormente, muitas interpretações eram realizáveis, então parei, sentei e pus-me a refletir, como o desfecho poderia ser mais concreto? Como poderia a obra ficar mais comum? Isso seria possível? Será a narrativa tão bem executada, construída e estruturada em cima de única indagação, que esta árdua tarefa se tornaria inverossímil?

Passou-se dias e foi-me proposto este exercício imaginativo por parte de minha lecionadora, a pouco tempo havia lido a obra, e era a oportunidade perfeita para realizar impensável experimento. Pus-me a escrever, irás durante a leitura constatar que repito-me inúmeras vezes, pois como bento, sou um escritor novato... Digamos. Enquanto escrevia reparei algo, se mudasse a estrutura do desfecho o contexto do adultério teria ou de ser resolvido ou extinguido, neste dilema, pasme, o último se realizou como minha escolha, mas havia um preço, o brilhantismo da obra iria desfazer-se... Depois de pensar, reparei, talvez esta fosse a razão de estar escrevendo, retiraria seus simbolismo, mudaria seu significado, queria experimentar com uma obra tão abstrata, talvez não seja o termo que eu queira, mas conduzindo-se ao final desta contextualização, queria trazer um final mais concreto e que não gerasse indagações, mesmo que genérica a obra se tornasse, só pretendo experimentar e brincar com esta obra que venero tanto.

Adicionando mais alguns pensamentos a esta desnecessariamente longa introdução, é claro que este experimento não é em sua totalidade fidedigno, o caso só aconteceria se fosse escrito pelo próprio Machado de assis, e assim, se este se encontrasse totalmente inspirado e conseguisse repetir a genialidade que implementou na obra, além de que a estrutura de capítulos, junto da extensão da obra serão modificados.

OLHOS DE RESSACA

Mórbido, insalubre, molesto, não haviam felicitações... Todos puseram-se a chorar quando a viúva despedia-se do defunto, mas Capitu neste momento excedia minha melancolia, enquanto acudia Sancha, olhava para mim e suplicava por ajuda, só com seu abalado olhar eu entendia que ela necessitava de ajuda, seus costumeiros olhos de ressaca se dissiparam e a partir daquilo capitu havia mudado... Estava mais vaga, seu olhar despovoado me angustiava, queria saber o que ela sentia neste momento, sabia que necessitava de socorro, mas o que seria? Queria ela, soltar Sancha e simplesmente fugir? Questionava à senhor se o mesmo poderia acontecer comigo, mesmo sabendo que só o tempo traria a resposta? Ou só se sentia melancólica pelo falecimento de Escobar... Fiz o discurso...Hesitei... Mas fiz, me sentia trêmulo, em poucos segundos se passavam todas as longas e belas memórias com Escobar, um dos poucos amigos que tive... Então quebrando este belo e curto devaneio, senti uma dor no fundo do peito, sentia como se tivesse doente, me corroía por dentro, ao terminar o discurso, troquei umas poucas palavras com Sancha e saí, puxando bruscamente Capitu pelo braço.

CASO MÉDICO

Meu caro leitor, peço que me perdoe, mas necessito de sua atenção... Não, eu não me encontrava enfermo, mas sofria do mal... O sentimento que me batia no peito enquanto eu discursava e Escobar se acostumava ao seu ataúde, era indescritível, sim, existia melancolia, mas principalmente indagação, porque Capitu estava tão abalada, porque havia de ser Escobar... Senti de novo e reparei o porque dos apertos, Capitu sentia o mesmo, só podia ser.

LONGA CONVERSA

Acredito, leitor, que a conversação que estás prestes a ler, nos próximos capítulos, é importante para a compreensão, então decidi adicioná-la.

Você leu todos os capítulos publicados.

⏰ Última atualização: Nov 16, 2020 ⏰

Adicione esta história à sua Biblioteca e seja notificado quando novos capítulos chegarem!

C.H.A.O.SOnde histórias criam vida. Descubra agora