Quando estamos escrevendo longos textos, geralmente a nossa escrita acaba não correspondendo com o que pensamos. Nos deparamos em meio a grandes explicações épicas, mas nos esquecemos que devemos, sim, pontuá-las para o correto entendimento do leitor.
O uso de vírgulas, pontos finais, reticências ou até mesmo ponto e vírgula pode não ser tão claro em uma narrativa de ficção, pois envolvem diálogos e pensamentos, na qual a ideia, por muitas vezes, vagueiam para construir aquele mundo.
Então aqui, irei compilar a forma de como se deve usar e abusar das pontuações em suas narrativas.
O ponto final (.)
O ponto final (.) é o ômega e o alfa. Isso mesmo. Marca o fim de um período e o começo de um novo. Ao cantar a frase, terminada por ponto final, será marcada por uma descida no tom de voz.
"Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca ideias."
— Pablo Neruda
Em termos técnicos o ponto final marca o final de "frases" e "períodos". Veja alguns exemplos:
- O herói encontrou o baú.
- A magia era difícil de se aprender.
- O coração do demônio está frio.
- A tela de status não aparecia.
Os exemplos acima são simples, pois são períodos simples. Ao final de todo período vem um ponto final. A dificuldade aumenta quando são períodos compostos. Veja abaixo.
- A arma não disparou, pois acabei a molhando.
- Percebi o cheiro que vinha da cozinha.
- O seu rosto era feio, mas confortável. Acabei me simpatizando dele.
No primeiro exemplo percebemos duas orações, compondo um período composto, claramente. "A arma não disparou" e "acabei molhando" que são interligados pela conjunção "pois".
Conhecendo as duas orações, podemos separar em dois períodos distintos. "Acabei molhando a arma. A arma não disparou." Para fazer sentido, inverti a ordem das orações, mas é o que geralmente acontece quando se exclui a conjunção.
No segundo exemplo vemos uma contração de duas orações pelo uso da conjunção "que". Nota-se as duas orações "Percebi o cheiro" e "O cheiro vinha da cozinha". Nesse caso o "cheiro" foi utilizado como sujeito e predicado em duas orações, formando um período composto.
No terceiro exemplo são mostrados 2 períodos, porém com 3 orações. A transição entre o primeiro e o segundo período é demarcado com um ponto final, pois há "ausência" de conjunção. Se inserirmos uma conjunção ali, ficaria assim: "O seu rosto era feio, mas confortável e acabei me simpatizando dele."
Vimos, portanto, que a presença ou não de uma conjunção afeta a estrutura de períodos. A definição de períodos define onde colocamos o ponto final.Outra forma de verificar onde colocamos um ponto final é a tonalidade da voz. Uma oração terminada em vírgula termina com a voz em tom mais alto, enquanto que a terminada em ponto final o tom abaixa.
A vírgula (,)
"Não, estou bem. Mas se tirar a vírgula eu fico mal."
VOCÊ ESTÁ LENDO
Guia de Escrita - Novel Brasil
AcakAqui estão compilados os artigos do blog Grimório do escritor - blog filiado ao The Novels Brasil, server preparador de escritores e parceiro oficial da Novel Mania, maior scan de novels da América Latina.