6° FGV

94 5 0
                                    


- Perigo é algo inerente à determinada situação ou atividade.

- O risco, por sua vez, mede o grau de exposição em relação a determinado perigo.

- Na ótica financeira, risco é a probabilidade de o investimento não proporcionar ao investidor o resultado esperado.

- Quando investimos em ações, por exemplo, há risco da perder o dinheiro. Por conta disso, torna-se essencial para o bom investidor conhecer os diversos tipos de investimento

- risco e retorno; cuidado com a estatística

- alta volatilidade exige muita dedicação e conhecimento. Alta volatilidade é ter o maior grau de risco

- Quando ouvimos dizer que a Bolsa caiu, significa que, naquele momento, o Ibovespa sofreu queda. Em outros termos, na média, as ações negociadas na Bovespa tiveram uma queda.

- o ideal é investir em ações e em renda fixa

- A renda fixa é a modalidade de investimento com menor grau de risco e que oferece retorno mais estável.

- Existem dois tipos de ações; ordinárias e preferenciais

- Precisamos entender que quem compra uma ação vai ganhar ou perder conforme o seu desempenho futuro. Quando compramos uma ação, estamos comprando expectativas, e não o seu desempenho passado. Os ganhos realizados no passado podem não se repetir.

- Derivativos são ativos financeiros cujo valor é derivado do valor de outros instrumentos. Por isso, investir em derivativos exige muito mais conhecimento em finanças do que os investidores costumam ter

- No início de 2019, a B3 lançou um conjunto de novos produtos derivativos. Alguns entraram no mercado ainda em janeiro de 2019.

- Em momentos de crise, o investimento em ouro é visto como um porto seguro. O ouro pode ser mantido como reserva de valor.


- Criar a sua própria carteira não envolve custos de administração, mas exige um grau elevado de conhecimento na área.

- Ao avaliar o desempenho de um fundo, devemos considerar a rentabilidade face ao risco.

- Há outras formas de aplicação financeira fora dos mercados mais tradicionais de títulos. São os denominados investimentos exóticos: investimentos em animais, vinhos e obras de arte

- É bem longa a lista de animais em que podemos investir: boi, avestruz, abelha, rã, chinchila, escargot, jacaré, faisão, peixes, carneiro, coelho, frango de corte, galinha poedeira e outros.

- Comprar obras de arte a título de investimento exige muito conhecimento desse mercado, desde o tipo de obra de arte específica em que se pretende investir até o seu desempenho

- Outra modalidade de investimentos é aplicar em vinhos nobres. A aplicação pode ser feita tanto diretamente ou por meio de fundos.

- o especulador é um investidor com muito apetite para o risco. No mercado financeiro, especular é um termo muito próximo a jogar

- Aplicar em ambientes de alta volatilidade significa que estamos buscando uma recompensa.

- O investimento de valor tem uma perspectiva de longo prazo. Essa abordagem possui duas características que a definem e a distinguem de outras filosofias de investimentos: disciplina e paciência.

- Investimento de valor lida com conceitos de valor intrínseco, margem de segurança e análise fundamental.

Ações: o dom da riquezaOnde histórias criam vida. Descubra agora