Verbalizar é o ato de se expressar através do uso das palavras. Seria injusto de minha parte deixar este importante tópico de lado. Refiro-me à firme verbalização, ou seja, firmeza na fala. Entenda que nada tem a ver com agressividade, que apenas gera mais agressividade ou medo. Ações motivadas pelo medo são diferentes das motivadas pelo desejo.
Esta firmeza da qual falo está relacionada à eloquência, ou para ser mais preciso, verbalização "limpa", sem interrupções ou confusões, como, por exemplo, gagueira, alteração constante de volume na voz, tremulações e similares. Seria o mesmo que falar com convicção. Geralmente as pessoas analisam inconscientemente umas às outras e percebem estes pequenos defeitos durante a comunicação verbal.
A habilidade de conseguir falar com aparente convicção é uma árdua tarefa, pois a fala está diretamente influenciada pelo estado de espírito do locutor. Pessoas ansiosas, com baixa autoestima, inseguras e medrosas, por exemplo, tendem a expressar-se verbalmente com sutis tremulações na voz ou rápidas gagueiras. Para uma boa persuasão, estas características devem ser eliminadas da comunicação.
Há outros livros de minha autoria que tratam especificamente sobre baixa autoestima e medos, portanto, não adentraremos especificamente estes assuntos. Partamos do pressuposto que você não tenha, ou vencerá, tais obstáculos.
A firme verbalização consiste em: voz sem alterações no volume (desde que o momento exija), sem tremulações, sem gagueiras, pausas entre palavras, mansidão no falar e velocidade moderada. Esta última característica (velocidade moderada) é de extrema importância, pois é necessário pensar calmamente antes e durante a fala.
O tempo para pensar antes de dizer algo é essencial para que gagueiras e discrepâncias sejam evitadas. Quando sabemos exatamente o que dizer antes de falar, não é necessário construir argumentos durante o diálogo. Agindo assim, evita-se maior gasto de energia mental, deixando o raciocínio mais "livre".
EXERCÍCIOS:
Ler livros em voz alta e pausadamente;
Exercícios para o diafragma;
Treinos de respiração;
Trava-línguas.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Um Poder Chamado Persuasão: Estratégias, dicas e explicações (6ª ed.)
No FicciónDescubra Como Se Tornar Mais Persuasivo e Influente em Todas as Áreas da Sua Vida Com o Livro "Um Poder Chamado Persuasão"! Você já se sentiu frustrado por não conseguir convencer alguém a aceitar sua ideia ou comprar seu produto? Ou talvez você que...