Capítulo 2

12 4 0
                                    

  " Faça com que eu saiba ficar com o nada e mesmo assim me sentir como se estivesse plena de tudo."

(Frase de uma página do diário de Lazuli)



    Mariana não se conformava em ter mais de 30 anos . Na verdade nunca aceitou o fato de ter saído de casa aos 20 anos . Assim vestia-se como uma verdadeira senhora elegante ,mas gostaria de ser aquela Mariana adolescente. Afinal é muito difícil aparentar 20 anos quando se tem 40 ,sua juventude já tinha ido por água abaixo.

  __Imagino que tenha concluído suas peregrinações junto aos seus amigos e resolvido voltar para casa __ disse Mariana em um tom ácido.

     Lazuli deu uma olhada na alcova da madrasta e decidiu remover uma pilha de roupas de cima daquilo que ela imaginou ser uma banqueta ,para poder senta-se . O cômodo estava repleto de pilhas de peças de algodão e seda brocada jogadas sobre as  cadeiras. Ou pelo menos , onde supostas cadeiras estavam . O lugar parecia uma paisagem nevada em tons de pastel , com montanhas macias de tecidos aqui e alí.

  __ O que você está fazendo ?- perguntou a madrasta,agitada ao ver Lazuli com os vestidos nos braços.

__ Estou me sentando - respondeu Lazuli largando as roupas no chão.

A madrasta levantou-se em um salto e soltou um guincho.

__ não trate meus vestidos assim , garota estúpida! Esses aí chegaram a um ou dois dias. São magníficos. Você vai ter que passa-los a ferro durante toda a noite .

__ Não passo roupas - informou Lazuli com indiferença .__ lembra? Queimei um vestido branco a três anos.

__ Ah ,o belo vestido persa!- exclamou Mariana __ eu o guardo ali..- com um dedo cumprido ela  apontou para um canto onde uma imponente montanha de tecido avançava maio caminho até o  teto.__ um dia desses vou mandar reforma-lo .

Com cuidado Lazuli afastou mais de seu pé a pilha de roupas .

__ Preciso falar com você sobre a família Crabtree.

__ Meu Deus! Espero que você tenha  conseguido botar aquela mulher porta a fora.- disse Mariana acendendo uma cigarrilha .__ sabe que o maldito procurador vem na próxima semana fazer a avaliação da minha gestão da propriedade. Se ele puser os olhos naquele chalé horrível , não vai nunca mais parar de criar caso . Na última vez a quatro meses,ele falou até não poder mais e eu quase morri de tédio.

__ É sua responsabilidade manter os chalés em boas condições- falou Lazuli levantando-se para abrir uma janela .

Mariana sacudiu a cigarrilha com desdém.

__ Bobagem. Aquelas pessoas moram nas minhas terras praticamente de graça . O mínimo que podiam fazer era manter suas casas em bom estado. Essas mulherer Crabtree, está vivendo em um chiqueiro. Passei por lá outro dia e fiquei horrorizada.

Lazuli recostou-se na cadeia e deixou que os olhos vagassem pelo cômodo. Um verdadeiro chiqueiro. Mas depois de um momento deu-se conta de que Mariana não perceberá o insulto contido no olhar da enteada ,pois abrirá um pequeno frasco e se perfumava.

__ desde que o marido morreu - disse Lazuli__a Sra Crabtree ,sente-se exauta e amendrontada  . A casa não é um chiqueiro, está apenas desorganizada . Você não pode despeja-la. Ela não tem para onde ir.

__ Bobagem- replicou Mariana, aproximando-se do espelho para examinar os lábios .__ tenho certeza de que ela arranjou um abrigo. Ou outro homem . Já faz um ano que Crabtree partiu desta para uma melhor. A essa altura ela já deve ter outro.

Conversar com a madrasta era sempre uma surpresa para Lazuli ..uma surpresa ruim.

__ isso é uma crueldade - declarou Lazuli reforçando as palavras para soar veemente.

Olhos  Escuros Onde histórias criam vida. Descubra agora