Da Turquia para a Samotrácia, verão de 1999.
Depois que Paulo teve essa visão, preparamo-nos imediatamente para partir para a Macedônia, concluindo que Deus nos chamou para lhes pregar o evangelho. Partindo de Trôade, navegamos para Samotrácia e, no dia seguinte, para Neápolis.
Atos 16:10,11 Versão NVI
Ainda durante as primeiras horas da manhã, o missionário joga tudo numa grande mochila velha e incentiva o amigo a fazer o mesmo.
— Deus falou com você, Paulo?
— Foi, Silas. Por que é tão difícil de acreditar?
— Ainda é confuso para mim.
— Por quê? Deus fala através das pessoas, dos sonhos, das histórias e nos dá as respostas das orações. Quando saímos do Brasil, você sabia dos possíveis obstáculos aqui na Turquia. E por um motivo que desconhecemos, não passamos da fronteira com a Bulgária.
— Verdade, mas...
— A Guerra do Kosovo me angustia desde o primeiro dia e você precisa escrever, né? Deve ser por isso que Deus quer nos mandar para lá.
— Será? Ele quer nos mandar para uma guerra?
A cabeça de Silas começa a latejar ao mesmo tempo que Paulo gesticula com entusiasmo, revelando a origem italiana, embora o coração seja brasileiro há mais de duas décadas.
— O Senhor nos trouxe para o Oriente Médio e sabe se estamos preparados para a batalha.
— Batalha? — O amigo ergue as sobrancelhas ao questionar.
— É. Estou sempre pronto e você?
— Eu? — Silas aponta para si. — Eu sempre estou despreparado. Já você quase foi preso na Síria por ter uma Bíblia e ainda entrou e saiu de lá sorrindo. Você já percebeu que sou medroso e eu nem nego.
— Você deve ser corajoso, homem de Deus. Do que você tem medo? — Insatisfeito com o silêncio, Paulo foca no que está nas mãos do amigo. — Por isso que você camuflou a sua Bíblia?
— Foi — diz Silas ao exibir o minúsculo livro sagrado de dez centímetros.
— Você sabe que ainda dá para ver que é uma Bíblia, né?
— Sério? É menor que um livro de bolso...
— Boa tentativa. Aliás, os meus dias naquela delegacia foram uma lição. — O mensageiro da fé encara o amigo e completa: — Eu sabia do risco, só fui descuidado.
— Se você diz. — Assim que o viajante medroso coloca os últimos itens na mochila, uma suposta animação preenche o lugar. — Tudo pronto. Vamos à Macedônia. E que Deus nos ajude.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Paulo, Silas & aquela Viagem Missionária | DEGUSTAÇÃO |
Ficção GeralBaseado no capítulo 16 de Atos, a história mescla versículos e ficção cristã numa jornada inesquecível para aqueles que acreditam na importância do IDE. Essa história surgiu após um desafio de escrita do @projeto_VMOM1 está completa e será publicada...