Ela é minha mãe?

527 130 25
                                    

........

Manu- Mãe tem alguém na porta, é a tia que eu não conheço? Ela chegou? Vai cantar pra mim dormir?_ o bichinha curiosa e ansiosa.

Lary- Vamos descobrir? Se aparecer uma girafa quando eu abrir a porta você assusta ela pode ser?

Manu- Siiim._ fala com entusiasmo._ Pera, girafa?_ rimos.

Lary- É que ela é muito alta, do tamanho da porta. No 3._ fomos até a porta.

- 1...2...3_ contamos juntas.

Manu- HAAAAAAAAA!_ tenta fazer voz grossa e agarrou sua perna.

Ni- PUTA QUE MEO PARIU.

Lary- Eita que a boca nunca deixou de ser suja._ rio.

Ni- Laryssinhaaa que saudade piriquita._ me abraça forte.

Lary- Senti sua falta resto de aborto.

Manu- Quantas palavras diferentes._ olha para minha amiga que ainda estava na porta.

Ni- Manuuu, meu amor como você cresceu._ a pega no colo.

Manu- Minha mãe disse que você é doidinha, verdade!_ ri.

Ni- Sua mãe tem uns parafusos a menos na cabeça sabia disso?

Manu- É espetacular.

Lary- Entra amiga vem.

Manu- Hum..._ leva uma de suas mãos até o queixo como se estivesse pensando._ É... Fica a vontade se quiser algo, o que mais? Pera, quer água?_ se atrapalha.

Ni- Laryssa sua cara fazer a menina ser educada assim desde cedo, que horror._ entramos em casa e nos sentamos no sofá.

Manu- Você é grande mesmo. GIRAFA hihi.

Ni- Engraçadinha, sei bem quem ensinou isso também.

Lary- Sabe como é nean gata._brinco.

Manu- Mãe posso brincar com a Muna?_ Muna é a nossa cachorrinha.

Lary- Claro amor. Vão lá no quarto qualquer coisa me chama vou ficar aqui.

Ni- A Muna já está bem velhinha né amiga.

Lary- Pior, ela ficou bem doente quando Giana se foi.

Ni- E você?

Lary- Eu?_ finjo não entender fugindo da resposta.

Ni- Como está lidando com as coisas?

Lary- Clara e Lucca estavam morando comigo esses anos, foram embora hoje. Eles me ajudaram muito, o Luis sempre foi um ótimo tio/pai para a Manuela mas também tem seus compromissos então sei lá. Agora é eu e a Manu apenas.

Ni- O porrinha, to perguntando de ti. Não muda de assunto.

Lary- Eu to melhor, tipo fazem anos né então...

Ni- Quer falar sobre?_ segura minhas mãos.

Lary- Sinto que vou viver sozinha, minha filha está crescendo querendo saber de tudo. E não quero que ela se limite a nada por mim, quero que ela viaje, se divirta, faça tudo oque eu fiz com Giana e um pouco mais. Agora eu não consigo ter ninguém pra cuidar de mim entende? Nem quero para ser bem sincera mas é uma coisa que eu preciso.

Ni- Giana me deixou algumas cartas, pediu para mim entregar no momento certo. E aqui estou, a sua você vai receber agora e tem uma para Manu mas é para entregar quando ela tiver 15 anos.

Retira duas cartas de sua bolsa e me entrega junto com algumas fotos, meus olhos se encheram de lágrimas.

Manu- Ta chorando por causa dela de novo?_ se senta em meu colo.

Lary- Caiu um cisco no meu olho.

Manu- Nos dois?_ as duas riem._ Eu nunca perguntei mas... ela é a minha mãe? Acho que me pareço com ela.

Ni- Vocês são idênticas. 

Lary- É... Manu ela...

Ni- Lary eu conto, vai tomar um ar se preferir. 

Lary- Ela é a sua mãe sim, sua outra mãe. 

Manu- É confuso, eu tenho duas mães?

Ni- Sim, princesa ta vendo essa foto aqui?_ pega uma foto minha e da Giana de quando ela estava gravida.

Lary- Era você ali dentro da barriga dela. 

Manu- E onde ela ta agora? Porque eu não lembro dela? 

Lary- Ela... 

Ni- Amiga não precisa fazer isso, é sério eu explico. 

Manu- Desculpa perguntar, é que você sempre fala com o céu e sempre chora olhando fotos dela. Não chora._ limpa meu rosto com as suas mãos pequenas e delicadas, me envolvendo em um abraço logo em seguida. 

Lary- Filha... sua mãe tava muito doente, muito mesmo e lembra que eu tinha falado que existe muitos homens ruins por ai? 

Manu- Um homem mal pegou ela também? 

Ni- O homem mal acabou com os poucos dias que ela tinha de vida.

Manu- Ela morreu? 

Lary- Nos meus braços... Sua mãe morreu no hospital, você era bem pequena quando isso aconteceu. 

Manu- É por isso que chora? 

Lary- Sim, eu amo muito ela.

Manu- Ela ta no céu? 

Lary- A lua se sente honrada de te-la por perto. 

Manu- Vou falar com a mamãe._ saí do meu colo correndo e se senta em uma cadeirinha dela no quintal.

Apoio minhas mãos em meu rosto, tentando segurar o choro. Nicole me abraça tentando me trazer conforto. 

Lary- Acha que eu podia ter feito algo?_ limpo o rosto. 

Ni- Ninguém poderia, olha a carta depois você vai entender. 

Lary- Não pensei que fosse assim. Já volto vou falar com a Manu, desculpa amiga. 

Ni- Fica tranquila. 

Saio dali e me sento ao lado dela na grama mesmo.  

Manu- Ela não quer falar comigo...


~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

É aqui que a história de Manuela Mello Cardoso se inicia.

As Estrelas Me Lembram Você..Onde histórias criam vida. Descubra agora