A solitária de Samaria
João 4.7
Veio uma mulher de Samaria tirar água. Disse-lhe jesus:Dá-me de beber.A mulher samaritana nos dá muitos motivos para cremos que ela era alguém com um profundo sentimento solidão, que iremos, depois do conhecimento adquirido sobre o assunto nós iremos identificar na vida da mulher que Jesus teve um encontro.
O primeiro indício é observamos que a Mulher Samaritana durante o seu encontro com Jesus, ela estava sozinha num poço.
Para pegar água não tinha ninguém com quem conversar, e nem para ajuda- lá a puxar o balde.
Uma mulher de tantos relacionamentos e ainda assim não tinha ninguém por ela, quem vive só é vulnerável a abordagem de estranhos .
A mulher não conhecia Jesus, e o indentificou como alguém estranho (João 4.9).
Más foi afortunada ao se encontrar com Cristo, muitos solitários não experimentam a mesma felicidade de encontrar aquele que pode transformar suas vidas o( João 4:10).
Tendo que viver uma vida sem sentido e em completa solidão, ela era uma mulher com muitos relacionamentos frustrados, um fato integrante da história desta mulher é a pluralidade de casamentos (em João 4:18).
Fato este que ela desconhecia ser do conhecimento de Jesus, já que,como ela mesma disse ELE nem Samaritano era (João 4.19 ).
mas assim aquela mulher que tinha vivenciado tantos relacionamentos conjugais, parece que sofria de algum problema emocional ,visto que nenhum dos seus maridos conseguiu preencher o seu "vazio existencial".
A existência humana para ser feliz deverá sempre estar atrelada ao criador,pois, para termos sucesso em todas as áreas da nossa vida, devemos desfrutar a presença de Cristo (João 15. 5).
Mudar relacionamentos conjugais ,não é garantia de cura para a solidão .
Quando abordamos assuntos relativos a relacionamento, aos quais envolvem sentimentos íntimos, devemos fazer sempre uma avaliação criteriosa do indivíduo .
O relacionamento conjugal é permeado por inúmeros fatores, relacionados a formação da personalidade,principalmente o conhecido.
O período edipiano, complexo adquirido neste período da vida, senão resolvido por uma intensa busca de autoconhecimento através da livre associação.
Só serão solucionados através de uma vida de intensa comunhão com eEterno.
O ser humano só estará livre da Solidão quando provar da água que sacia qualquer tipo de sede ( João 4. 14).
Um dos fatores que impede a cura desse vazio, dessa solidão, é o não reconhecimento do pecado ,ou seja dos seus erros.
Depois de tanto tentar se relacionar,a Samaritana não conseguiu se ver livre de uma provável solidão,então encontrar um relacionamento impuro passando a viver com alguém que não era o seu marido( João 4.18 ).
Através da atitude dessa mulher vemos que quanto mais você tenta encontrar alívio para solidão longe Jesus, mais um homem se aproxima do pecado.
A Samaritana estava tão acostumada trocar de parceiros ,que não tomou por repreenção as palavras do mestre, é justamente esse o perigo do pecado, tornasse natural para quem não conhece a Jesus (João 4. 25) e coloca na solidão a justificativa para pecar.
A Mulher Samaritana não tinha nenhum motivo para ser feliz, mas quando encontrou a Cristo, viu o mistério de Deus serem revelados diante dos seus olhos, então começou a viver uma nova experiência de vida e nunca mais andou só.
Não há dúvidas que a propagação do Evangelho tem sido uma arma poderosa do Senhor Deus no resgate de muitas pessoas que sofrem com os sentimentos de Solidão, dando-lhe a oportunidade de viver uma companhia Jesus Cristo como novas criaturas segunda.
2Coríntios 5. 17
Assim que, se alguém está em Cristo,nova criatura é:as coisas velhas já passaram ;eis que tudo se fez novo.
VOCÊ ESTÁ LENDO
As dores da alma
SpiritualRanks 1:encontro 26/05/2021 1:encontro 28/05/2021 1:Religioso 10/08/2021 falar de sentimentos que muitas vezes estão ocultos,mas que causam grandes destruições.