A dor da solidão.
João 4.14
Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede,porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.A solidão não é apenas um estado de se sentir só, é também um sentimento que vai além do desejo de cada pessoa ,de querer experimentar a presença de uma companhia ou até mesmo realizar atividades que possam distrair.
Estar só muitas vezes não é uma escolha pessoal ,em certas situações algumas pessoas por opções próprias buscam estar sozinho, pois, acredita que de alguma forma isso pode ser prazeroso ,e que também pode promover um estado de equilíbrio emocional .
Mas esta situação só poderá ser vista como positiva se estiver sob total controle do indivíduo ,ou seja se o momento escolhido puder ser encerrada a hora que desejar, nesse caso o processo vivido não é de uma solidão ,mas pode ser encarado como solicitude ,ou seja um momento escolhido pelo indivíduo para desfrutar de uma privacidade ,momentos de oração.
O próprio Cristo buscou esta privacidade, sem no entanto passar pelo sofrimento, que é produzido pela solidão( Lucas 5 .16; 6.12).
Em outros momentos Jesus confrontou seus discípulos pelo fato de deixá-lo orar sozinho, podemos inferir que este foi um pouco instante no qual Cristo experimentou um sentimento de solidão( Mateus 26 .36 -45).
Sabemos que a solicitude é diferente da solidão, pois se trata de uma escolha feita pela própria pessoa de ficar sozinho ,como diz o ditado popular" com os seus botões ".
NO estado emocional conhecido como solidão, o ser humano tende a desejar intensamente alguma companhia que não tem,em muitas vezes a pessoa está em locais repletos de amigos e familiares a sua volta e ainda sim tem o seu interior destruído pela solidão.
Por isso é muito importante entender que a solidão é um profundo sentimento de vazio experimentado por algumas pessoas, que os leva a uma busca continua de algo novo que possa transformar o estado em que se encontra.
E isto pode acabar se tornando um perigo se distanciar socialmente, pois ao nascer o ser humano dá uma início a um processo de independência necessário, para que possa ter uma existência saudável, mas durante esse processo ficar sozinho pode se tornar uma experiência extremamente enriquecedora.
Entretanto ao longo da sua jornada nesta terra ,o homem passará por situações aonde experimentara o estado de separação, que se iniciou com a sua saída do útero materno, que poderá produzir sentimento de abandono ,rejeição ,e insegurança e até mesmo ressentimento .
A continuidade deste sentimento pode se transformar em uma enfermidade da alma,e impedir a pessoa de viver de uma maneira saudável, com relacionamentos fortes, estabelecidos ,que pode levá-lo a um distanciamento social pois sentir-se incapaz inferior.
Pode fazer com que seja desenvolvido uma crise de baixo autoestima, que leva cada um ao processo de solidão ,produzido por um estádio desconexão social .
Após passar por uma grande provação por desobedecer a Deus, e realizar a missão que lhe fora confiado ,o profeta Jonas, tomou uma atitude que pode parecer solicitude, ele constrói uma cabana fica esperando pelos acontecimentos, mas logo podemos perceber que ele entra em um estado solidão, pois foi preciso a intervenção do Senhor, para que ele saísse desse estado de prostração ,na qual se encontrava( Jonas 4.5 -11).
É o que acontece nos dias de hoje, muitas pessoas se encontram sozinhas no meio da multidão, por mais estranho que possa essa ideia aparecer a solidão, tem crescido em cidades com alto índice demográfico, viver em locais em muitos povoados não garante a ninguém de está livre desse sentimento.
Muitos têm dificuldade em se relacionar pelo fato de não conseguirem se identificar com a comunidade na qual está inserido, muitos são os casos em que diante de grande número de pessoas ,cidadão se vem como célebre anônimos sem nenhum tipo de relacionamento interpessoal.
MAIS em locais aonde a população é menos densa que possa haver uma possibilidade maior das pessoas se sentirem solitária, entretanto em cidades grandes onde o relacionamento estão constantemente se tornando menos profundo .
O sentimento de solidão vem crescendo, e é um grande número de pessoas que se encontram em estado de depressão.
Podemos dizer que a modernidade levou o homem a procurar novas oportunidades nas redes sociais aumentando assim o número de solitários.
No início do século XX,o divórcio quase não existia, e as famílias eram maiores, possibilitando o convívio afetivo maior entre outras pessoas, calcula-se que o número de pessoas solitária alcançou 10% da população das metrópoles na última década.
E aonde a estatística é de crescimento, pois quanto mais tecnologia, mais conexões de internet com o mundo, com outras pessoas, mas dentro de casa elas estão só.
Quando vai dormir no seu travesseiro é que vem o choro , e as lágrimas por estar sozinho, não tenho nenhuma companhia, tem tantos amigos , familiares longe, mas perto desse não tem ninguém.
VOCÊ ESTÁ LENDO
As dores da alma
SpiritualRanks 1:encontro 26/05/2021 1:encontro 28/05/2021 1:Religioso 10/08/2021 falar de sentimentos que muitas vezes estão ocultos,mas que causam grandes destruições.