as dores da alma

10 3 0
                                    

Síndrome do pânico
A origem do pânico

Salmos 46
1- Deus é o nosso refúgio e Fortaleza, socorro bem presente na angústia.
2- Pelo que não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares;

A palavra pânico pode ser definidos como aquilo que assusta, amedronta.

Alguns cientistas definem o pânico como sendo "o medo do medo".

A idéia de pânico tem sua origem na mitologia grega ( no grego πανικος), oriunda do Deus Pã, que tinha sua aparência assustadora, com chifres e pe de bode, cuja diversão era assustar os pastores e rebanhos da Grécia Antiga.

Está síndrome tem infelizmente atingindo muitas pessoas e destruído a outros. No entanto, não podemos nos esconder atrás dos medos que vem sobre nós, nos aprisionandos em suas grandes invisíveis, geradas por angústia e sentimentos.

A síndrome do pânico afeta o indivíduo em sua totalidade , ou seja no físico, no mental e também no emocional, esta síndrome se apresenta com um transtorno de ansiedade que ocorre através de crises graves que duram aproximadamente 20 a 40 minutos e que não possui nenhum motivo.

A síndrome do pânico difere das chamadas situações de pânico ,que são mecanismo de defesa que dispara quando se está em momento de medo, como por exemplo um assalto .

A palavra de Deus nos mostra o momento em que os discípulos de Jesus estava em pânico quando a sua morte (João 20.19) e Jesus aparece a eles e disse: paz seja convosco, ou seja qual for a situação A paz de Cristo preenche o vazio causado pela ansiedade.

As crises de pânico atribuída a síndrome, se apresentam na sua maioria e mulheres na adolescência na faixa etária entre 35 e 40 anos , contudo atualmente também se pode observar em crianças e idosos .

Com o aumento da carga emocional provocado pelo excesso de informações promovidos pelas redes sociais e mídias de comunicação são apresentados como uma bomba as emoções das pessoas .

Um número cada vez maior de pessoas tem chegado às emergências dos hospitais com sintomas diversos ,que muitos se assemelham a problemas cardíacos como taquicardia ,respiração acelerada ,e falta de ar que são relacionados com os sintomas mais comuns no ataque de pânico.

Também existem outros sintomas que assusta tanto o indivíduo que sofre com eles, como também amigos e familiares são sintomas como visão embaralhadas, tremores ,mãos e pés frios ,também tem sido visto com frequência nas emergências hospitalares.

Sabemos que muitos indivíduos se vem acuado com medo de tudo e de toda ,não tendo condições de dominar em suas emoções e isso tem causado grandes problemas familiares e na igreja .

Atitude de procurar ajuda hospitalar é correta ,pois é necessária que investigação Clínica seja feita a fim de afastar a possibilidade de algo sério.

Uma vez que nada seja identificada a busca por psiquiatra e terapeuta é imprescindível, no entanto vale ressaltar que o servo fiel conta com a certeza de que está guardado o tempo todo, pois tem a proteção do senhor a seu favor (Salmos 34 .7 -8).

além de a síndrome do pânico atingir o físico, também é um mal que atinge a alma das pessoas ,pois o indivíduo vive um momento de sensação de morte.

A grande maioria dos médicos a identifica como um transtorno psiquiátrico ,ententanto é mais conhecido como síndrome .

Os sintomas são característicos se apresentam da mesma maneira em que sofre um transtorno ,com tudo o que mais preocupa é que como as crises ocorrem os sintomas aparecem de maneira muito rápida sem que nada os tenha motivado.

Geralmente não se tem conhecido do motivo exato que tenha desencadeado tais  sintoma, muito dos nossos irmãos apesar da certeza da proteção divina( Salmos 33.18 -19; 2Coríntios 4.8-9).

Pessoas tem sofrido com essa enfermidade, e o que torna mais difícil para alguns entender o porquê de Servos fiéis estarem vivendo um momento de pavor .

Não podemos esquecer que se o humano é composto por espírito, alma e corpo, logo sabemos que somos atingidos por situações que farão bem e mal aos três componentes da formação humana.

Ao escrever aos Coríntios Paulo Deixa claro que em Cristo somos nova criatura 2Coríntios 15.1-7, mas é preciso que entendamos que o texto fala de mudança de vida espiritual, mesmo sendo novas criaturas continuamos sujeita aos males que atingem o nosso corpo físico como também a nossa alma .

E para cuidar desses males precisamos de ajuda profissional.

A síndrome do Pânico tem atingido hoje cerca de 4% da população dos brasileiros.

E isto acaba por nos ser de um sinal de alerta, sendo que esta infermidade pode atingir pessoas que estão ao nosso redor, sendo amigos ou familiares.

Quando temos as informações podemos identificar e ajudar aqueles que sofrem.

Não ignore a dor de alguém.

As dores da almaOnde histórias criam vida. Descubra agora