Aprender os nomes dos animais em I-LING é um passo importante para quem está buscando ampliar o vocabulário no nosso idioma. Os animais são extremamente importantes para nós! Eles fazem parte do meio ambiente e nos ajudam com quase tudo o que necessitamos. Eles dão alegria e beleza à nossa vida, promovem o controle da natureza e nos fazem companhia!
Muitos nomes de animais em I-LING usam o sufixo -ino para formar o masculino, -ina para o feminino, e -ine para formar o gênero ambíguo (neutro, ou indeterminado), também exercendo a função do atual agênero, inexistente na língua portuguesa.
Boi: bovino
Vaca: bovina
Boi e/ou vaca: bovineAlguns outros, ainda que não possuam o sufixo -ino, podem utilizar -ino e -ina para especificar macho e fêmea, sem a necessidade de usar -ine.
Zebra (macho e/ou fêmea): zebra
Zebra-macho: zebrino
Zebra-fêmea: zebrinaZebrine não existe.
O sufixo -all forma o coletivo, o bando.
O sufixo -ix forma o diminutivo, que também pode ser formado colocando a palavra mini (pequeno, pequena) antes do nome do animal, ou pospondo a palavra pupi (filhote). Assim sendo em I-ling, dizer animalzinho é o mesmo que dizer pequeno animal ou animal filhote. Veja:Boiada: bovinall
Boizinho: bovinix, mini bovino ou bovino pupiO sufixo -inous serve para adjetivar os nomes de animais que em português já usam o -ino e -ina como adjetivo. Veja:
A carne bovina vem do boi e da vaca.
le carni bovinous veni de le bovine.O gênero ambíguo serve para evitar a enunciação consecutiva dos gêneros masculino e feminino numa frase traduzida do português. Contudo, existem exceções como tigro e tigra, divi e diva, pater e mater. Sinceramente, sozinho tenho dúvidas de como resolver esse impasse, e só com a colaboração coletiva isto poderá ser solucionado. O I-LING não é meu, é de todos.
Os sufixos -ino e -ina foram escolhidos como formadores de gênero porque são os mesmos que formam as palavras menino/menina, bambino/bambina e niño/niña em português, italiano e espanhol respectivamente.
Os próximos capítulos serão esclarecedores, e facilmente entenderemos a simplicidade e beleza do I-LING.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Meus Bichinhos - animais em I-LING
CasualePhotobook de animais com seus nomes em I-LING e algumas frases explicativas para assimilar nossa nova língua.