04 - Quais as Marcas do Puritanismo?

5 1 0
                                    

IMAGEM 01: O Movimento Puritano foi marcado por diversas características importantes. Independentemente do alvo - reforma litúrgica, cristãos piedosos, famílias bíblicas -, eles carregavam consigo alguns atributos de destaque. Vejamos alguns.

IMAGEM 02: 1. Buscar viver toda sua vida conforme as Escrituras, tanto em sua crença, quanto em sua prática. Até mesmo o ensino não religioso reconhece os Puritanos como um movimento que levava a Bíblia bastante a sério. Ser um Puritano era ler, ouvir, cantar, pregar e viver as Escrituras.

IMAGEM 03: 2. Forte ênfase na santidade e piedade. Os Puritanos amavam a doutrina, mas a viam como uma chuva que regava o solo da santidade. Eles uniam teologia e vida, conhecimento e pureza, pregação e piedade. Ser Puritano era estudar a Bíblia para glorificar a Deus e se alegrar Nele.

IMAGEM 04: 3. Zelo pela Igreja e pelo Culto. Na Inglaterra puritana houve mais perseguições quanto a liturgia do Culto do que quanto a doutrina da justificação pela fé. Os Puritanos zelavam por um Culto Bíblico e uma liturgia escriturística ao ponto de morrerem defendendo suas crenças.

IMAGEM 05: 4. Um movimento cristocêntrico! Eles amavam a Cristo, ler sobre Cristo, ouvir sobre Cristo e pregar sobre Cristo! Sua defesa do Culto é que apenas Cristo pode dizer como a Igreja deve proceder. E sua defesa da vida é que Cristo governa sobre tudo e sobre todos!

IMAGEM 06: 5. Vida disciplinada e estilo metódico. Os Puritanos prezavam por disciplina. Viam como sinônimo de se "exercitar" na piedade. Muitos os viram como legalistas, mas os frutos foram incalculáveis. Seu povo sabia acordar bem, comer bem, se vestir bem, trabalhar bem e dormir bem.

IMAGEM 07: 6. Por fim, os Puritanos buscavam nutrir uma visão contínua da eternidade. Sabiam que eram peregrinos na terra e que sua cidade era celestial. "O Peregrino" de John Bunyan ilustra a visão puritana da vida cristã. Apesar de muitos sofrimentos, suas esperanças estavam na glória com Cristo.

IMAGEM 08: E ai, qual marca puritana você sente maior necessidade hoje? Quais delas deveriam ser mais enfatizadas? Deixe seu comentário, salve para voltar depois e compartilhe com outras pessoas.

Quem Eram os Puritanos? (Livreto) - Felipe PaivaOnde histórias criam vida. Descubra agora