IMAGEM 01: Concluímos o texto anterior falando como Oliver Cromwell venceu as tropas de Carlos I e trouxe vitória aos Puritanos. No dia após a execução do rei, John Owen pregou diante do Parlamento e três meses depois pregou novamente, com Cromwell entre os ouvintes.
IMAGEM 02: No dia seguinte, Cromwell encontrou Owen e disse: "Senhor, és o homem que eu preciso conhecer"! Enquanto o Puritanismo ganhava força na Inglaterra, o filho do rei, Carlos II, estava no exílio e tinha pouca esperança de retornar.
IMAGEM 03: Oliver Cromwell governou prudentemente a Inglaterra, mudou a crise financeira e fortaleceu o puritanismo. Após falecer em 1658, Richard, seu filho, assumiu a posição, mas sem a prudência de seu pai. Isso levou o Parlamento a lhe retirar logo.
IMAGEM 04: O vazio no poder gerou uma crise política, resultando no Parlamento trazer Carlos II de volta do exílio e reestabelecer a monarquia. Sua linhagem real era aceitável ao povo e a medida impediria uma anarquia. Após algumas condições, Carlos II foi coroado rei.
IMAGEM 05: Com um novo Parlamento formado, sendo a maioria anglicana e realista, o Puritanismo começou a ser afetado. O Anglicanismo foi reintroduzido obrigatoriamente na Inglaterra. Quem não se conformasse, seria taxado de "Não Conformista" ou "Dissidente".
IMAGEM 06: Alguns Atos foram redigidos contra eles, como o famoso Ato de Uniformidade (1662), que obrigava os ministros a adotarem o Livro de Oração Comum e exigia ordenação Episcopal, expulsando assim 2000 ministros puritanos de suas Igrejas!
IMAGEM 07: Carlos II morreu em 1685 e o trono passou à seu irmão, Jaime II. Esse procurou reforçar seus poderes absolutistas e até mesmo fortalecer o Catolicismo ali. Quando seu filho nasceu, o Parlamento decidiu agir rápido para impedir que uma dinastia católica se perpetuasse.
IMAGEM 08: O Parlamento, unidos com Maria Stuart, filha do rei, e Guilherme de Orange, seu marido, ambos protestantes, conspiraram contra Jaime em 1688. Após a fuga do rei, os dois foram corados rei e rainha da Inglaterra, no que ficou conhecido como a Revolução Gloriosa.
IMAGEM 09: Eles decretaram tolerância para Igrejas Independentes e então todos os lados se acalmaram em seus lugares. Com a paz estabelecida, o Puritanismo foi findando.
E então? Comente aqui embaixo o que você achou da nossa série básica sobre Puritanismo e não se esqueça de compartilhar! Isso ajuda o nosso conteúdo à alcançar mais pessoas!
VOCÊ ESTÁ LENDO
Quem Eram os Puritanos? (Livreto) - Felipe Paiva
EspiritualEsse curto livreto foi feito usando as postagens que fizemos em nossa página oficial do Instagram @conscienciapuritana.