07 - A Ascensão do Puritanismo

1 1 0
                                    

IMAGEM 01: Com a morte da Rainha Elizabeth I (1603), os Puritanos se viram esperançosos com a chegada de James I, "o primo escocês". Eles criam, até encorajados por James, que um rei vindo da Escócia presbiteriana iria ampliar a reforma na Inglaterra. Mas estavam enganados!

IMAGEM 02: Além de ameaçar com expulsão os Puritanos, James I começou a ter sérias disputas políticas com o Parlamento Inglês. Queria aplicar impostos sem consentimento do Parlamento, costumava esbanjar o que tinha e seu estilo de vida prejudicou economicamente o país.

IMAGEM 03: Com sua morte, ascendeu ao poder em 1625, Carlos I, seu filho. Além de levar a vida pregressa de seu pai, Carlos se casou com uma católica e deu indícios que favorecia mais o catolicismo na Irlanda, enquanto provocava os protestantes da Escócia e Inglaterra.

IMAGEM 04: Seu governo levou muitos puritanos e ingleses a crerem que a segurança e independência nacional da Inglaterra corria perigo. A Reforma estava ameaçada. Em 1629, ele suspendeu o Parlamento que não concordava com ele e passou a reinar como um tirano absoluto.

IMAGEM 05: Para piorar, ele tentou forçar o Anglicanismo na Inglaterra e Escócia. A Escócia, porém, reagiu fortemente. Para arrecadar fundos e enfrentar os escoceses, o rei reabriu em vão o Parlamento Inglês (puritano) que claramente se colocou contra ele.

IMAGEM 06: Ele fechou, mas se viu obrigado a abrir de novo! Dessa vez, os puritanos redigiram um decreto que impediria que o Parlamento fosse dissolvido, aboliram impostos ilegais e deram limites à monarquia. Rejeitando tudo isso, Carlos I deu início a uma Guerra Civil!

IMAGEM 07: Nesse cenário surge Oliver Cromwell, que formou um exército de puritanos e ingleses contra o rei. Seus soldados eram temidos porque não tinham medo da morte, avançavam cantando Salmos e até eram ministrados por homens como Richard Baxter!

IMAGEM 08: Enquanto isso, o Parlamento convocou a famosa Assembleia de Westminster para trazer uma reforma completa à Igreja da Inglaterra! Finalmente, a guerra foi vencida em 1646, o rei Carlos I decapitado em 1649 e Oliver Cromwell assumiu a Inglaterra como Lorde General/Protetor.

IMAGEM 09:  Nessa época, o Puritanismo se solidificou e durante um tempo gozaram de certa liberdade. A Reforma parecia está finalmente quase completa! E o que você achou dessa história? Deixe nos comentários sua opinião, salve para voltar depois e compartilhe com outras pessoas!

Quem Eram os Puritanos? (Livreto) - Felipe PaivaOnde histórias criam vida. Descubra agora