Capítulo 3- Amizade Falsas

32 1 0
                                    

Amizades falsas são as mesmas coisas de uma amizade tóxica , mas muda algumas coisas. Amizades falsas ela é como lobos disfarçados de ovelhas , que só estão ali para enganar ou te fazer mal , e também amizades falsas te influenciam para o caminho mal.

Vou falar de 4 dicas para vocês não se enganar com amizades falsas

1 Conselho: Não seja Amigo de todo mundo

É meio difícil falar isso né?! , mas é preciso falar sobre isso , porque nem todos vão querer ser seu amigo de verdade , muitos só vão está ao seu lado para te prejudicar ou só estarão por interesse.

Como o Rei Salomão diz lá em Provérbios:

O homem que tem muitos amigos pode ser arruinado por eles, mas há amigo mais chegado que um irmão. Provérbios 18:24

 Na Bíblia fala lá em (Mateus 5:1) que nós devemos amar uns aos outros e até os nossos inimigos , mas a diferença é amar uma pessoa e a outra é ser amigo dela , em uma relação de amizade requer confiança , intimidade ,compartilhar informações e também é onde contamos nossos medos e nossos segredos.

Vejamos que Jesus não tinha muitos amigos , ele escolheu 12 pessoas ( os discípulos) para caminhar com ele diariamente, e ele tinha outros amigos que era Marta, Maria e Lázaro, apesar que de ser seguido por multidões , Jesus não tinha muitos amigos , porque muitas das pessoas que seguia ele , era por interesse pois queria ver milagres.

A mesma coisa acontece conosco , muitos andam com a gente , mas nem todos querem a nossa amizade , só querem tá ali por interesse.

2 Conselho: Seja seletivo

Você sabia que as más companhias podem ter influência para fazer coisas erradas? se não sabe , lá em 1 Coríntios 15:33

'Não se enganem: "As más companhias estragam os bons costumes." '

1 Coríntios 15:33

No nosso dia a dia passamos muito tempo escolhendo casas, carros , roupas e sapatos, mas não prestamos muita atenção quando vamos escolher a nossas amizades

 Quando somos amigos de pessoas que não tem objetivos e nem propósitos iguais aos nossos, podemos ser influenciados e começamos a nos afastar de Deus.

Mas lembre-se que você não pode tratá-las elas mal ou rejeitar , nada disso, podemos amar essas pessoas sem precisar ser "Amigos" , o que podemos fazer é orar por elas para que um dia elas sejam transformadas por Deus , só isso que podemos fazer.

3 Conselho : Tenha astúcia em relação às pessoas que se aproximam de você.

Vivemos em mundo totalmente corrompido por causa do pecado, por isso que sempre vamos conviver com pessoas que são como "lobos" , ou seja , que são oportunistas que sempre que se aproveitar das "ovelhas" , mas isto não é uma desculpa para nós se afastamos das pessoas, devemos amá-las ,mais amar de olhos abertos.

Em Mateus cap 10 fala o que Jesus disse aos seus discípulos:

' — Escutem! Eu estou mandando vocês como ovelhas para o meio de lobos. Sejam espertos como as cobras e sem maldade como as pombas. '

Mateus 10:16

Jesus foi bem claro quando falou que precisamos ser espertos como as cobras e sem maldade como as pombas , então devemos ter muito cuidado com amizades falsas que só quer fazer o mal a nós , mais precisamos tratá-los sem maldade , como eu disse ai em cima , o que podemos é orar e pedi para Deus transforma-los e também sempre vigiar e ficar de olhos abertos.

4 Conselho: Observe como essa pessoa se relaciona com os outros

No livro de Colossenses nos encoraja , olha como fala lá:

'Que as suas conversas sejam sempre agradáveis e de bom gosto, e que vocês saibam também como responder a cada pessoa! '

Colossenses 4:6

Para nós saber como a pessoa realmente é , precisamos ver como ela se relaciona com as outras pessoas , por exemplo se você conhece uma pessoa que fala de outra pessoa , então dá pra perceber que provavelmente ela vai falar da sua vida para outra pessoa , se ela for sua amiga ou amigo, você vai contar seu segredo a ela ou a ele , sabendo que ele ou ela tem costume de falar sobre a vida dos outros ?

Então da mesma forma , se alguém não tem paciência e fica com raiva que sempre é confrontada ou corrigida de algum comportamento , isso significa que ela ou ele não aceita a instrução.

A Bíblia nos ensina lá em Provérbios :

As pessoas aprendem umas com as outras, assim como o ferro afia o próprio ferro. Provérbios 27:17

Um amigo verdadeiro aceita a correção e aprende a lição, amigos verdadeiros nos torna melhores pessoas e nos aproxima de Deus.

Aprendam a analisar a pessoa que você quer ter amizade com ela ou ele, analise , ore também antes de entrar nessa amizade, porque amizades falsas podem nos influenciar para o abismo e nos afastar de Deus.

Tenham Sabedoria e orem antes de entrar em uma amizade , veja as atitudes , veja se elas têm os mesmos propósitos que você , se te faz mais próximo de Deus. 

Tipos de AmizadesOnde histórias criam vida. Descubra agora