-',✎ 𝐃𝐢𝐜𝐚 #𝟎𝟏 - 𝐂𝐎𝐌𝐎 𝐌𝐄𝐋𝐇𝐎𝐑𝐀𝐑 𝐒𝐔𝐀 𝐄𝐒𝐂𝐑𝐈𝐓𝐀!

1.4K 107 104
                                    


👑

Olá, coração!
Bom dia; Boa tarde ou Boa noite!
Venho trazer para você a primeira dica desse lindo Help Book.
Talvez uma dica fundamental para quem está iniciando nessa vida "Wattpadezeira".


✨ 𝐂𝐎𝐌𝐎 𝐌𝐄𝐋𝐇𝐎𝐑𝐀𝐑 𝐒𝐔𝐀 𝐄𝐒𝐂𝐑𝐈𝐓𝐀! ✨


Ninguém nasce sabendo escrever, isso é um fato. Comecei nesse mundo das fanfics antes do Wattpad existir e a única opção ser os fóruns do orkut. Mesmo eu possuindo longos anos como fanfiqueira, apesar dessa conta ser recente, ainda estou aprendendo a melhorar na escrita criativa e NÃO TEM PROBLEMA ALGUM assumir isso. Aprender novas técnicas, mudar o modo de escrever, entre outras coisas, ocorre com TODO MUNDO. Quando leio minhas primeiras fanfics e comparo com as atuais, morro e vergonha. E ESTÁ TUDO BEM. Pois você amadurece, os pensamentos mudam e novas ideias surgem. O importante é estar sempre praticando. Por isso deixarei aqui algumas dicas do que vocês podem fazer para aprimorar a escrita.

01. LEIAM BASTANTE: Ler é algo fundamental para o aprimoramento da sua escrita. A partir da leitura vocês irão aprender novos vocabulários e desenvolverão melhor o modo de narrar.

02. ESCREVA SOBRE O QUE GOSTA: Não adianta nada vocês escreverem por escrever. Desenvolvam aquilo que dá prazer, que apreciem, façam por gosto e não por obrigação. Vocês irão notar que a escrita fluirá muito melhor.

03. CORTE PALAVRAS REPETIDAS E/OU DESNECESSÁRIAS: Repetir várias vezes a mesma palavra em um único parágrafo ou capítulo cansa o leitor. Um exemplo do que costuma me irritar é a utilização repetitiva do pronome "eu" em leituras em primeira pessoa. Usem sinônimos caso desejem repetir determinada palavra. Além de aprenderem novos vocábulos, irão ver que a leitura não será tão cansativa.

04. ESCREVA QUANDO ESTIVER COM INSPIRAÇÃO: É quase a mesma coisa que disse na dica de número dois, na verdade é uma complementação a ela. Não adianta vocês escreverem desmotivados (tanto que é um dos motivos que demoro na atualização das minhas fanfics). Qualquer coisa feita por obrigação tira o prazer e cansa. Vocês ficarão frustrados com a história, assim como seus leitores. Quanto mais inspiração tiver, melhor ficará o capítulo.

05. FAÇA CORTES: Leia o capítulo, avalie se vale a pena colocar determinada cena ou diálogo, se eles serão válidos para o futuro da estória ou se estão apenas para "encher linguiça".

06. SEMPRE REVISE: Antes de postar o capítulo, revise. Essa é uma dica valiosa. Sei que muitas vezes você está a flor da pele para atualizar determinada fanfic, dar logo aos leitores o que eles querem - Isso acontece comigo direto. Mas revisar é importante, você nota pequenos erros que podem ter passado batido e, talvez, percebam que partes podem ser adicionadas ou tiradas. Um capítulo nunca fica bom de primeira. 

07. PRATIQUE: Como diz aquela frase bem antiga que seus avós falam com frequência "A pratica leva a perfeição".

08. BUSQUE INSPIRAÇÕES: Tentem desenvolver a escrita de modo próximo dos seus escritores favoritos, mesclando o modo deles com os seus. Por exemplo, a minha escrita tende a ser mais próxima de J. R. R. Tolkien com longas descrições de cenários e ações, ou de Frederico Moccia, onde as ações são mais diretas e curtas, depende do humor que esteja no dia. Mas lembrem-se de desenvolver seu próprio estilo.

09. NÃO TENHA VERGONHA DE PEDIR OPINIÕES: Peça para amigos, professores, autores aqui do wattpad que vocês apreciam, seus pais, qualquer pessoa de confiança para lerem e darem seu aval. Lembrando que crítica construtiva é diferente de crítica negativa, apesar de terem o mesmo nome. Aceite as sugestões e dicas sobre o que você deve melhorar, ninguém é perfeito. Podem até pedir opinião para mim (lembrando que não leio s/n).

10. NÃO SE ABATA PELAS CRÍTICAS: Crítica sempre vai ter, nem por isso precisa chorar. Acha que seus autores favoritos não receberam no começo de carreira ou não recebem até hoje? O importante é ver o lado positivo das mesmas, elas poderão ser valiosas.

11. NÃO DEIXE QUE ELOGIOS O AMOLEÇAM: Outra coisa importante a ser dita. Não caia na zona de conforto por ter recebi do elogios. Continue a escrever e sempre buscar melhorar.

12. NÃO COMPARE A QUANTIDADE DE VIEWS DAS SUAS HISTÓRIAS COM DOS COLEGUINHAS: Quantidade de views e comentários não é sinônimo de boa escrita. Já vi MUITA fanfic ruim com milhares de views, sério. 

13. MAS TODO VOTO E VIEW É IMPORTANTE: Sei que desanima quando a estória não recebe a quantidade de voto que você deseja ou não alcança a meta de views. Mas não escreva pensando nisso, desenvolva pensando em você e no seu interesse. Todo voto, view e comentário são importantes. Melhor ter um do que nenhum.

12.  ESCREVA DIÁRIOS OU CRIE BLOGS: Esse tipo de comportamento auxilia a desenvolver o hábito da escrita. Quanto mais treinar, melhor escreverá e mais longo seus capítulos serão.

13. CONVERSE COM OUTRAS PESSOAS QUE GOSTAM DE ESCREVER: Nada melhor para trocar dicas valiosas de escrita e fazer amizade.

14.  ANOTE TODAS AS SUAS IDEIAS: Pode ser que você perca uma grande ideia caso não anote. É sempre bom ter anotado, mesmo que não desenvolva na hora você pode escrever no futuro. Por que acham que tenho uma porrada de fanfics?

15. SE FORCE A ESCREVER QUANDO O BLOQUEIO CRIATIVO VIER: Não digo para desenvolver a estória em si, mas qualquer outra coisa (lista de supermercado, mensagem de parabéns, copiar frases do google). É só para que não perca o hábito, uma hora a inspiração volta.

16. NÃO ENCARE COMO UM OBRIGAÇÃO. Tudo que vira obrigação fica chato, experiência própria. "Ah! Mas outros helps diz para atualizar com frequência para não perder leitores". Outros helps, são outros helps. Aqui eu digo para não tornar uma obrigação, principalmente por não estar ganhando dinheiro com isso e se estiver escrevendo por hobbies.

17. DÊ UM TEMPO A SUA OBRA. Como dizia o poeta " Depois de escrito, um poema deve repousar na gaveta por alguns meses para depois passar por uma avaliação crítica do próprio escritor". Ou seja, se escreveu de madrugada, leia no dia seguinte. OU, em um dos meus casos, refaça a mesma fanfiction que você escreveu quando mais nova e perceberá metade dela poderá ser descartada e a outra metade melhorará horrores.


Essas foram as primeiras dicas de escrita que trouxe. Se foi útil de alguma maneira deixe o seu voto e/ou seu comentário. Não esqueça de dizer no capítulo de introdução do livro o que vocês anseiam em ver por aqui. Em breve darei mais dicas. Beijos, com todo amor do mundo, Yasmine <3



𝐃𝐎𝐍'𝐓 𝐋𝐎𝐒𝐄 𝐔𝐑 𝐇𝐄𝐀𝐃  ━━━ 𝘩𝑒𝑙𝑝 𝑏𝑜𝑜𝑘Onde histórias criam vida. Descubra agora