-',✎ 𝐃𝐢𝐜𝐚 #𝟎𝟑 - 𝐂𝐎𝐌𝐎 𝐅𝐀𝐙𝐄𝐑 𝐔𝐌𝐀 𝐁𝐎𝐀 𝐒𝐈𝐍𝐎𝐏𝐒𝐄.

933 67 20
                                    


👑

Olá meus amores!
Estão prontos para mais uma dica?
Hoje vim falar de algo que é fundamental
para atrair os leitores e que costuma
ser meu pesadelo na hora de criar
uma história.


✨ 𝐒𝐈𝐍𝐎𝐏𝐒𝐄 ✨

Antes de começar com algumas dicas básicas para a criação de uma boa sinopse, vou explicar rapidamente o que ela é. Dessa forma vocês compreenderão o porquê dela ser uma das partes fundamentais - talvez a mais importante - da sua história.

A sinopse nada mais é do que um breve resumo da sua história, é a partir dela que o leitor terá o primeiro contato com a sua escrita e o terceiro contato com a obra no geral (O primeiro contato normalmente é o título e o segundo é a capa, mas deixarei isso para outro tópico).

O principal objetivo da sinopse é fazer com que o leitor compreenda os pontos principais da obra original, nesse caso da sua história. Ela que atrairá o indivíduo, além da capa, fazendo com que se interesse ou não pelo restante da obra.

Ela deve deixar claro o que será abordado na trama, quem são as personagens, onde ocorre e a época. Também pode trazer, de uma maneira breve, a razão pela qual é importante contar aquela história. Precisa ser algo chamativo, que atraia o interesse e não conte tudo de uma única vez. Afinal se trata de uma sinopse, que apesar de ser um resumo, precisa manter ativa a curiosidade do leitor para a história que deseja "vender". Ou seja, sem grandes spoilers na sinopse.


✨ 𝐄𝐋𝐄𝐌𝐄𝐍𝐓𝐎𝐒 𝐃𝐀 𝐒𝐈𝐍𝐎𝐏𝐒𝐄 ✨

Como dito anteriormente, a sinopse precisa conter alguns elementos importantes para atrair a atenção dos leitores para a obra publicada. Esses elementos costumam ser:

PERSONAGENS: Aqueles que serão fundamentais para que a história possa acontecer. Eles farão com que o leitor possa ter uma identificação, ou não, depende do que se trata a sua história. 

PLANO DE FUNDO: É o local onde ocorre a trama e o tempo. Ele é que nos colocará a par do cenário. Se a história é narrada na era medieval, nos dias atuais, em um futuro distópico... A imaginação e o limite.

CONFLITO: Ele é os perigos que a personagem principal passará, os desafios que deve esperar durante sua jornada e o que buscam encontrar.

A NARRATIVA: É a jornada. Deve dar início com a exposição, ou seja, aquilo que engatilha a história, passando pelo conflito crescente e, em caso de estar criando uma sinopse par grandes editoras, dando uma resolução. 

Obs: Se você está fazendo uma sinopse para postar aqui no wattpad ou em outro site de fanfictions. NÃO DE UMA RESOLUÇÃO na narrativa. Você quer atrair a atenção de leitores para obra, não dar um resumo completo dela.

Agora que já expliquei por cima o que é uma sinopse e os seus elementos, vamos começar com tópico principal desse capítulo...


✨ 𝐃𝐈𝐂𝐀𝐒 𝐏𝐀𝐑𝐀 𝐄𝐒𝐂𝐑𝐄𝐕𝐄𝐑 𝐔𝐌𝐀 𝐁𝐎𝐀 𝐒𝐈𝐍𝐎𝐏𝐒𝐄 ✨

DESCREVA POUCO SUA PERSONAGEM: A menos que a descrição exata seja algo de suma importância para a narrativa, não é necessário dar detalhes de sua aparência física - Principalmente se estiver na capa. Quanto mais descrições desnecessárias tiver na sinopse, menos interessante ela fica.

𝐃𝐎𝐍'𝐓 𝐋𝐎𝐒𝐄 𝐔𝐑 𝐇𝐄𝐀𝐃  ━━━ 𝘩𝑒𝑙𝑝 𝑏𝑜𝑜𝑘Onde histórias criam vida. Descubra agora