ANIMAIS

365 7 0
                                    

\ A LENDÁRIA CRIATURA BÍBLICA /

Ao longo da história, várias criaturas lendárias povoaram a imaginação do homem. Uma das mais impressionantes (e que ainda intriga muita gente) é o Behemoth , um animal fantástico citado ... na Bíblia!

Sua famosa aparição acontece no livro de Jó, que pertence ao Velho Testamento. Lá, o Behemoth é descrito como um animal herbívoro gigante e com uma couraça protetora. Mas, assim como acontece com muitas coisas que aparecem na Bíblia, as informações sobre o Behemoth possuem várias interpretações.

Alguns dizem que ele seria um verdadeiro animal, como um elefante ou um rinoceronte. Aliás, os hebreus usam a palavra "behemoth" para descrever os hipopótamos– só que isso não quer dizer que o bicho seja um hipopótamo, já que os hebreus podem ter escolhido essa palavra justamente por causa da história que está na Bíblia. Outras teorias dizem que o Behemoth poderia ser um dinossauro, ou, mais precisamente, um braquiossauro, que era um herbívoro gigante.

E, como você deve imaginar, algumas teorias apontam claramente que o Behemoth não seria um animal real, mas sim uma criatura mitológica. Muitos mitos dizem que ele era uma espécie de leão gigantesco, enquanto outros apostam que era um touro com três chifres.

Agora, um lance muito interessante sobre o Behemoth está na tradição judaica, que diz que ele moraria num lugar a leste do Jardim do Éden e que, uma vez por ano, daria um enorme rugido, que faria com que todos os animais morressem de medo dele durante doze meses, até ele gritar novamente.

Porém, outra lenda judaica diz que o Behemoth é o monstro da terra, enquanto o Leviatã é o monstro do mar (veja pág. 13), e que os dois se enfrentarão no final dos tempos. Nessa luta, ambos morrerão, porque a lenda diz que suas carnes vão ser servidas para os humanos que sobreviverem.Mas claro que para termos certeza disso, teríamos de estar aqui quando o mundo acabasse.

\ CRIATURAS MITOLÓGICAS / »JINSHIN-MUSHI (MITOLOGIA JAPONESA)

São besouros que causariam os terremotos que acontecem no Japão. Possuem o tamanho de um punho humano, dez pernas cabeludas - semelhante às de uma aranha -, corpo coberto de escamas e cabeça de dragão. Geram uma onda sonora com frequência perfeita para causar os tremores de terra.

PAZUZU (MITOLOGIA SUMÉRIA)

Conhecido como o rei dos demônios do vento entre os assírios e os babilônios, o Pazuzu tem corpo humano, cabeça de leão e dois pares de asas. Na demonologia cristã, é um dos responsáveis ​​pelo inferno e adora possuir o corpo de pessoas (como fica bem claro no filme O Exorcista ).

»KOSCHEI, O IMORTAL (MITOLOGIA ESLAVA)

Ele é um vilão clássico, aquele sequestram a mulher do herói. Existe apenas um jeito de matá-lo: destruindo sua alma. O problema é que ele a escondeu - em forma de agulha - dentro de um ovo que está dentro de um pato que está dentro de uma lebre que está dentro de uma caixa. Ufa! E a caixa está enterrada na mítica ilha de Buyan.

»CHERNOBOG (MITOLOGIA ESLAVA)

Seria a versão eslava do que chamamos de diabo . Seu nome significa "Deus negro" e ele tem enorme poder sobre as trevas, sendo capaz de invocar demónios terríveis para acabar com a humanidade e com a Terra. Serviu de inspiração para o demónio do segmento "Uma noite no monte Calvo", da animação Fantasia, da Disney.

»LEVIATÃ (MITOLOGIA FENÍCIA)

É uma das mais poderosas criaturas das éguas, possuindo tamanho gigantesco e poderes sobrenaturais. Tem a capacidade de destruir pequenas ilhas e cidades inteiras, além de causar tsunamis e terremotos. Com quase 100 metros de comprimento, é uma mistura de serpente do mar, dragão e polvo.

Você sabiaOnde histórias criam vida. Descubra agora