Caffè in italia

52 9 0
                                    


Todas às vezes que fecho meus olhos, os zunidos das sirenes se fazem presente em minha mente. Foi um dia fatídico que encontrei minha mãe ensanguentada no chão da cozinha, depois de se decepcionar sobre um grande amor.

Ellis sempre amou mais a medicina do que a mim. Busquei orgulhá-la em cada passo que dei na minha vida, tanto que tentei entrar na faculdade de medicina, mas, depois daquele fatídico dia com cinco anos eu não conseguia mais ver ou sentir cheiro de sangue, que além de passar fisicamente mal, acabava tendo uma crise de ansiedade. Não demorou nem dois meses para que ela se recuperasse e voltasse a trabalhar normalmente, o tempo passou, cresci e nunca mais voltamos a tocar sobre o incidente da cozinha.

Quando fiz dezenove anos para se redimir de sua ausência maternal, Ellis sugeriu uma viagem para a Europa. Na verdade, ela me obrigou a respirar novos ares, estes especificamente na Itália. Afinal das contas a viagem foi um sucesso, fiquei alguns meses por lá e descobri a paixão avassaladora por fotografia. Por retratos, emoções e vivências; no final do dia minha câmera se enchia de fotos de crianças brincando, idosos jogando carteado e vez ou outra de algumas paisagens que parei para admirar.

Mas, dentre todas as fotos uma ficou gravada em todos os sentidos. Antes de eu ir ao aeroporto e finalmente volta para o Brasil, resolvi fazer uma parada rápida em um café charmoso no centro da cidade. Como sempre estava correndo, querendo fotografar pessoas nunca havia de fato parado para apreciar aquele local, então dei-me a oportunidade antes de me despedir da cidade que me encantou. Os tons azulados do mar se contrastavam com o branco do imóvel e o cheiro de comida quentinha e café feito na hora pairava em todo espaço ao ar livre que ficavam as mesas, tudo isso era de tirar o fôlego e querer ficar admirando com minúcia por horas. Pedi meu café gelado e fiquei tirando algumas fotos aleatórias do espaço.

Dentre todo esse charme e encanto, meus olhos através da lente da câmera fotográfica, avistaram uma mulher com cabelos ruivos, lendo uma poesia brasileira e gargalhando de forma contida enquanto seus olhos corriam sobre as páginas do livro. Dei o melhor 'zoom' que meu aparelho tinha de capacidade e pude ler: "A hora da estrela" — Clarice Lispector. Fiquei confusa em como alguém poderia estar extasiado lendo Clarice, ainda mais esse livro que particularmente era sem dúvidas um dos mais tocantes e tristes que eu já havia lido. Tanto tempo imersa em meus pensamentos, mas com a câmera apontada para a mulher de cabelos ruivos que quando fui olhar novamente o livro já estava ao lado da mesa, próximo a uma raspadinha vermelha que eu deduzi ser sabor morango pela coloração. A cliquei, nunca mais viria ela novamente. Eu precisava imaginar que conseguiria lê-la e decifrá-la através daquele retrato que ficaria eternizado no espaço-tempo e na memória.

Faz um ano que voltei para casa, estou no Brasil e atualmente não moro com Ellis e sim com minha melhor amiga Cristina, fiz algumas vendas boas com minha fotografia nos meses que passei na Europa e isso me ajudou financeiramente a me reestabelecer e ter uma estabilidade. Durante esse tempo Brasil, Cristina insistia diariamente para eu começar a fazer uma pós-graduação de "Semiótica e Teorias da Imagem" para aprimorar meu currículo e passar um tempo livre, além daquele que eu passava, fotografando pessoas e tentando encontrá-la, obviamente com muita dificuldade, pois a foto escondia seus olhos, só pegavam seu riso frouxo, o nome do livro e uma raspadinha vermelha.

Resolvi por fim aceitar a proposta da minha melhor amiga, eu precisava mesmo de novos ares, conhecer novas pessoas e começar a tirar essa ideia louca de que iria encontrar a mulher dos cabelos ruivos algum dia na minha vida, também sempre tive esse fascínio por comportamento humano e como dei uma olhada na grade curricular iria ser ótimo estudar e aprimorar mais minhas técnicas.

Dali a dois dias e poucas horas cronometradas no relógio eu me tornaria: Meredith Grey, aluna da turma da pós-graduação da matéria de "Semiótica e Teorias da Imagem".

Casa è dov'è il cuoreOnde histórias criam vida. Descubra agora